TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA QUALIDADE E SUA IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  15/10/2018  •  Resenha  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: CARLA JOVELINA NASCIMENTO DA SILVA

COMPONENTE: CARLA JOVELINA NASCIMENTO DA SILVA

PROFESSOR: RITA DE CÁSSIA BASILIO

ATIVIDADE Nº: RESENHA VIDEO AULA 1

POLO: SENAC/ASSU

LOCAL E DATA: 28/09/18

O PAPEL DA QUALIDADE E SUA IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES

Neste trabalho irá ser apresentado o papel da qualidade dentro de uma organização inclusive os benefícios adquiridos com a implementação nos processos no sistema de gestão.

Com base no vídeo “o papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações” percebemos que o profissional da qualidade faz toda diferença para qualquer negócio, pois com ele é possível entregar maior valor de satisfação para os clientes de uma empresa garantindo o fechamento da venda e melhor reputação da empresa no mercado.

O vídeo se passa na empresa hotel Bem-Estar que busca sua certificação de qualidade ISSO 9001 e Carlos o recepcionista e aluno do curso técnico da qualidade foi convocado para participar do processo, junto com Francisco o gerente do hotel e sua equipe.

Percebemos que o profissional da qualidade pode atuar em diversas áreas, o campo disponível é bem amplo, vai desde o setor automotivo e metalúrgico até no comercio em geral, lojas de vestuários e calçados, óticas, lojas de informática e etc.

O controle, inspeção, gestão e as certificações da qualidade, como ISO, medição de satisfação do consumidor, treinamentos da qualidade e elaboração de procedimentos e manuais, faz parte da rotina de um profissional da qualidade. Ele também realiza auditorias internas e externas, elabora procedimentos e analisa as não conformidades de produtos e serviços, podendo atuar como auditor, inspetor da qualidade e assistente da qualidade. Um olhar profissional faz toda diferença na empresa pois, o planejamento na área de auditoria é muito importante para que o trabalho seja realizado de forma eficaz e com menos custos. O profissional tem atuação de buscar excelência nos produtos da empresa.

Algumas características que são necessárias para este profissional é:

Proatividade: ter iniciativa própria, não esperar que as coisas aconteçam. Liderança, flexibilidade: ter a capacidade de se relacionar de forma harmoniosa com seus colegas de trabalho, apresentar novas ideias, saber se expressar de forma clara e precisa.

A implementação da gestão da qualidade e certificações como a ISSO 9001 tem um papel muito importante nas organizações, maior competividade no mercado e um padrão de qualidade que tem que ser seguido garantindo assim produtos de excelência e consequentemente gerando maior rentabilidade ao negócio.

Sem dúvida esta implementação gera ganhos nos indicadores de qualidade para toda a empresa e a efetiva medição da satisfação do cliente.

As mudanças que ocorre durante o processo de implantação da qualidade é essencial e muito importante, podendo haver uma certa resistência por parte das pessoas, por

este motivo a motivação da empresa é sempre bem-vinda.

Dois países importantes que contribuíram muito para chegar hoje onde estamos é a Alemanha e o Japão.

Não podemos esquecer dos grandes responsáveis pela evolução do sistema da qualidade:

Deming, foi pioneiro tanto nos estudos como na aplicação de melhorias no âmbito da qualidade.

Juran foi um dos mestres da gestão da qualidade. Os três pontos fundamentais da gestão da qualidade propostos por Juran são: o planejamento da qualidade, a melhoria de qualidade e o controle da qualidade.

Por influência deles surgiram:

Kaoru Ishikawa, conhecido principalmente pela criação do diagrama de causa e efeito.

Philip Crosby, mundialmente reconhecido pelos conceitos “zero defeito” e “fazer certo na primeira vez”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com