TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Crucial dos Recursos Humanos na Promoção da Qualidade Organizacional

Por:   •  6/11/2023  •  Seminário  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS

PARA A QUALIDADE.

O Papel Crucial dos Recursos Humanos na Promoção da Qualidade Organizacional

ALINE

RESUMO.

         Este estudo tem como objetivo enfatizar a importância dos recursos humanos nas organizações e nos seus campos de atuação. Os métodos utilizados neste estudo são os aplicados e qualitativos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa exploratória, a fim de compreender o tema em questão por meio da análise de material publicado, a fim de atingir os objetivos da pesquisa. A pesquisa mostrou que o sucesso das grandes organizações é o resultado do trabalho eficaz do RH entre os interesses da empresa e os interesses dos funcionários e, neste caso, são necessários bons relacionamentos para que a organização tenha sucesso com sua equipe e ótimo clima organizacional. A gestão dos recursos humanos através das suas atividades desempenha um papel fundamental em toda a organização. O desenvolvimento de processos para implementação da qualidade deverá sustentar-se em maior ou menor grau na gestão de recursos humanos, para se poderem atingir os objetivos de melhoria do desempenho organizacional em todas as suas vertentes. Assim, o principal objetivo deste trabalho foi analisar a gestão de recursos humanos em processos de implementação da qualidade (nomeadamente a certificação através do normativo existente, as ISO 9000). Também se pretendeu avaliar os efeitos destas componentes (da gestão de recursos humanos e sobretudo da qualidade) no desempenho organizacional.

INTRODUÇÃO.

       Um departamento de recursos humanos tem um valor imenso em uma organização, pois cuida do ativo mais valioso da empresa – seus funcionários. O que aconteceria com uma empresa sem funcionários? O sucesso das grandes organizações é resultado do trabalho eficaz dos recursos humanos, coordenando os interesses da empresa e os interesses dos colaboradores. Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, e ainda Gestão de Recursos Humanos abreviada como RH, podemos dizer que é uma combinação de competências e métodos, políticas, tecnologias e práticas, e tem como objetivo gerenciar o comportamento interno e revitalizar o capital humano. Sua finalidade é selecionar, gerenciar e direcionar os colaboradores para o alcance das metas e objetivos da empresa. A área de recursos humanos (RH) é caracterizada pelas organizações e pelas pessoas nelas envolvidas. As organizações são feitas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e missão. As organizações permitem que os indivíduos alcancem metas que nunca poderiam ser alcançadas apenas pelos esforços individuais e, assim, as organizações exploram a sinergia dos esforços combinados de múltiplas pessoas (CHIAAVENATO, 2009).

            O setor de recursos humanos prima pela simplificação e auxílio na execução organização através de pessoas, análise e desenvolvimento de especialistas em organização é de grande importância para o crescimento do mercado. Vale saber que o setor de recursos humanos deve estar atento a isso monitore constantemente o comportamento de seus colaboradores, discernindo oportunidades a funcionários desmotivados e ser capaz de identificar causas e encontrar soluções mantê-los na empresa. Isso só pode ser feito com uma gestão de RH preparada e com observação constante.

Fundamentação Teórica;

METODOLOGIA

O processo de pesquisa exploratória e bibliográfica consiste na averiguação de conteúdos significativos que tenham relação direta ou indireta com o assunto principal, podendo ser feita em livros, artigos, jornais, revistas científicas, documentos, conhecimentos prévios, entre outros.

Com o objetivo de apresentar informações fidedignas que elucidassem o tema abordado, os membros responsáveis por este trabalho optaram por pesquisar dados consideráveis em representativos artigos científicos – citados detalhadamente nas referências deste –, os quais deram a possibilidade de explicar com clareza a respeito da relevância do setor de recursos humanos quando se trata da valorização de cada indivíduo dentro do campo profissional.

A partir da mencionada busca, as ideias foram agrupadas e foi realizada a elaboração deste artigo. O método escolhido é justificado pela importância no processo de familiarização com o tópico proposto e na obtenção de conhecimentos que vieram a servir como base para o desenvolvimento do trabalho.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

A relação entre os recursos humanos e a qualidade nas empresas têm origem na própria evolução do processo produtivo. Os primeiros processos de manufatura eram realizados de forma   artesanal. Quem já observou um oleiro fazendo um vaso consegue perceber que nesse processo o artesão é responsável por todas as etapas, sendo que, muitas vezes, decide “amassar o vaso” e refazer todo processo, antes deste ser levado ao forno. Nos processos artesanais além dessa característica, a realização de todas as etapas do processo pela mesma pessoa, têm-se um baixo volume de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com