TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO E PROCESSO ORÇAMENTÁRIO

Por:   •  22/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

        [pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO




PLANEJAMENTO E PROCESSO ORÇAMENTÁRIO

                                                     

SÃO PAULO

2018

Luísa Souza Romero Moreira R.A:C9430D - 4

PLANEJAMENTO E PROCESSO ORÇAMENTÁRIO

Atividades Práticas Supervisionadas trabalho apresentado como exigência para a avaliação  dos 6º semestres, do curso de Administração da Universidade Paulista.

SÃO PAULO

2018

QUESTÕES

  1. Os conceitos de planejamento estratégico e gestão estratégica são relacionados ao PPA. Descreva o que significa estes conceitos e como ocorre a relação com o PPA.

R: È possível afirmar que o ppa foi concebido para ser um instrumento de planejamento estratégico, na medida em que estabelece um compromisso político para além do mandato presidencial, que vai orientar a formulação das leis orçamentárias e planos setoriais e regionais. É também um instrumento de gestão estratégica, uma vez que o cumprimento das metas estabelecidas pelos três poderes.

  1. As campanhas eleitorais possuem um papel importante para a construção do PPA, explique.

R: Para que se cumpra a constituição é necessário que haja debate político nos maiores escalões de governo como instrumento de planejamento e gestão estratégica.

  1. O Mistério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) tem a responsabilidade de coordenar a tarefa da produção do PPA. Entretanto, o artigo aponta dois problemas neste processo. Cite e explique estes problemas.

R: 1- A insistência em preservar o formato “puro” dos programas e a preferência pela universidade em lugar da seletividade. 2- Detalhamento escrito do ppa, observando a estrutura orçamentária.

 

  1. Quais são as três razões principais para o descrédito do PPA como instrumento de planejamento, e gestão estratégica, inclusive junto a presidência da república.

R: A lógica dos programas e sua adequação de uso para ações rotineiras; o nível de detalhamento inerente ao PPA; a estratégia de gestão adotada, que desconsidera o monitoramento da execução orçamentária das ações;a sinalização clara das prioridades do Governo; a utilização de um enfoque adaptado para diferentes objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com