TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  21/5/2015  •  Monografia  •  5.149 Palavras (21 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE GAMA FILHO

CURSO LATO SENSU DE ESPECIALIZAÇÃO EM

GESTÃO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA

PAULO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO ESCOLAR

RIO DE JANEIRO/RJ

MARÇO - 2015

UNIVERSIDADE GAMA FILHO

CURSO LATO SENSU DE ESPECIALIZAÇÃO EM

GESTÃO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA

PAULO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO ESCOLAR

Monografia apresentada à Universidade Gama Filho como Trabalho de Conclusão do Curso Lato Sensu Especialização em Gestão da Educação Corporativa.

Orientador: Prof.

RIO DE JANEIRO/RJ

MARÇO - 2015

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho à minha família, fonte de inspiração e incentivo de todos os voos alçados por mim. Que esse pequeno passo seja o primeiro de muitos e que meus estudos sirvam de exemplo para os meus filhos.

AGRADECIMENTOS

“Basicamente, a Gestão significa influenciar a ação. Gestão é sobre ajudar as organizações e as unidades fazerem o que tem que ser feito, o que significa ação.”

Henry Mintzberg

RESUMO

O planejamento  é um instrumento que dá a possibilidade da percepção da realidade, através de um processo de avaliação, baseando–se em um referencial futuro. Deste modo, ele deve ser elaborado de acordo com o ambiente social e os fatores externos deste ambiente. Com efeito, se faz necessário o conhecimento da realidade da instituição e todo o conjunto das atividades ao qual se realizam, para que posteriormente sejam diagnosticados os problemas e apontadas as soluções. A fim de torná-las realidades não pode estar estranha aos conteúdos transformadores desses mesmos objetivos e nem às condições reais presentes em cada situação. Neste trabalho buscou-se apresentar sobre o planejamento estratégico na gestão escolar, com seus principais conceitos e fatores, utilizando-se como metodologia a pesquisa bibliográfica.

PALAVRA-CHAVE: Planejamento; Estratégia; Gestão Escolar.

        

ABSTRACT

Planning is an instrument which gives the possibility of perception of reality , through an evaluation process , based on a benchmark future. Thus, it should be developed according to the social environment and external factors of this environment. Indeed , it is necessary to know the reality of the institution and the whole set of activities which are carried out , to be later diagnosed the problems and the solutions identified . In order to make them realities may not be strange to processors contents of those same goals and not to the actual conditions present in each situation. This work aimed to present on strategic planning in school management, with its main concepts and factors , using as methodology the literature .

KEYWORD : Planning ; strategy; School Management .

LISTA DE TABELA

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O presente trabalho utilizou práticas que evidenciam pesquisa bibliográfica, de modo que buscou-se realizar um levantamento bibliográfico que concebesse a a questão do planejamento estratégico na gestão escolar, elencando-se seus principais fatores, abordando estratégia e gestão escolar que consolidam as políticas públicas que regulamentam a sua implementação.

Deste modo, obteve-se as contribuições de teóricos que debatem sobre o planejamento, estratégia e gestão escolar, inclusive daqueles voltados à gestão escolar, garantem fatos relevantes no que tange aos aspectos constituem o ambiente escolar, com especial destaque a figura do gestor, que quando articulado com sua equipe, contribui para a prática consistente.

No primeiro capitulo aborda-se a questão do planejamento estratégico e gestão escolar, em seguida os princípios do planejamento

1.PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO ESCOLAR

De acordo com Rebouças (2013, p. 17), o planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer e melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada.

Para Bateman (2006, p. 121) o planejamento estratégico é uma relação de fatores afim de ter assertividade para a tomada de decisões sobre os objetivos e estratégias de longo prazo.

Deste modo, o planejamento estratégico é, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais alto da da empresa e diz repeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação - estratégias -a serem seguidos para sua consolidação, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Também considera as premissas básicas - políticas - que a empresa, como um todo deve respeitar para que o processo estratégico tenha coerência e sustentação decisória.

Segundo Colombo (2004, p. 37), o “Planejamento Estratégico é um crucial instrumento de gestão que auxilia o administrador educacional em seus processos decisórios na busca de resultados mais efetivos e competitivos para a instituição de ensino”.

De acordo com Cunha (1995, p. 7):

As instituições de ensino superior público, por serem criadas e mantidas pelo poder público, geralmente tem a sua sobrevivência garantida pelo próprio poder público, onde, na sua maioria das vezes seus gestores representantes não desenvolvem grandes preocupações com as possíveis ameaças concorrentes, e nem tão pouco se atém as oportunidades surgidas, o que reflete na grande dificuldade de operacionalizar seus objetivos e ineficiências de gestão.”

No entendimento de Bryson (1995, p. 19) um modelo de planejamento estratégico, é  fundamental para  identificarmos conceitos determinantes ao planejamento como: a filosofia institucional; as atribuições institucionais; a missão e valores institucionais; análise dos ambientes; o pensar estrategicamente; a implantação do planejamento e sua retroalimentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (206.7 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com