TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA PARA O PLANEJAMENTO E O SUCESSO ESCOLAR

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  1.343 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



INTRODUÇÃO

De fato o planejamento sempre foi uma necessidade básica e necessária em qualquer hora de trabalho do ser humano. E dentro das unidades escolares o ato de planejar tem grande importância, pois é através dos planejamentos que o professor se organizar e ministra suas aulas diárias.

Para Gandin (2007) a experiência não vem de se ter vivido muito, mas de se ter refletido intensamente sobre o que se fez e sobre as coisas que aconteceram. Para que as aulas tenha significado e os professores tenham sucesso no seu trabalho e necessário que façam a ação reflexão do trabalho que desenvolve com seus alunos tentando buscar a melhora.

Sabemos que o processo de ensino e aprendizagem depende de um planejamento baseado na reflexão de suas ações para que possa de fato ser considerado contribuinte para o sucesso das ações escolares. Ressaltamos que o planejamento não tem a função exclusiva de determinar o sucesso das ações, mas este também aponta o eventual fracasso.

Ao iniciar o trabalho com a turma, o Professor chegou com seu planejamento pronto com atividades que trouxessem à tona as relações de interação entre eles, e junto com as reflexões durante, e principalmente ao final das aulas. Percebi que o trabalho estava dando certo, eles se mostravam mais conscientes sobre a importância da socialização nas aulas, mesmo que às vezes tomassem atitudes contrárias a isso.

O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades. Portanto, o mesmo é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente.

O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.

De acordo com Libâneo “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”. Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações.

O início da escolarização obrigatória das crianças, correspondente aos primeiros anos

do Ensino Fundamental, merece destaque visto que a etapa constitui a base para a

continuidade dos estudos dos educandos.

Além disso, esse momento merece uma atenção.

especial, em virtude do baixo desempenho que os estudantes têm recebido em avaliações

externas e, ainda,tendo em vista as alterações legais implementadas no ensino.

Segundo Vasconcellos (1996), do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político pedagógico porque revela intenções e a intencionalidade, expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir.

Dentro desta fala de Vasconcellos (1996) aponta um ponto que marca muito a vida do professor que e o ato de planejar, primeiro vem à intenção, segundo a exposição deste plano e terceiro a que ele vai atingir por isso que o professor deve sempre dentro das suas ações terem o hábito de fazer a ação reflexão e ai que ele vai identificar suas dificuldades e procurar corrigi-las ou desconstruí-las e construí-las e construí-las novamente.

Os professores, para concretizarem com confiança seu trabalho, necessitam simular uma pré- visão básica da ação a ser desenvolvidas. Isto os conduzirá a uma reflexão sobre o seu ensino e, numa constante busca de aperfeiçoamento, atingir avanços mais significativos, onde a empolgação pelo seu trabalho será um dos mais estimulador dos incentivos.

A Educação de Jovens e adultos (EJA) se caracteriza como educação pública para pessoas com experiências  diferenciadas de vida e trabalho. É uma modalidade da Educação básica que garante a jovens e adultos o direito à formação especificidade do seu tempo humano e assegura-lhes a permanência e a continuidade aos estudos ao longo da vida.

Plano de Aula EJA-CIÊNCIAS

CONTEÚDOS: Leitura do texto Coleta seletiva em casa, Interpretação e colagem.

OBJETIVO GERAL: Associar a reciclagem à questão ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com