TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PODER E AUTORIDADE

Por:   •  7/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

PODER E AUTORIDADE

Nome: Lara Alvarenga                                                                                        Marcos Vitor                                                                                         Suelen Silva

[pic 2]

CRIARE Informática

  • Foi criada em 2002 através de uma parceria entre os desenvolvedores Ederson Selvati, Lafayette Macedo e a Digimaq (automação comercial);
  • Especializada no desenvolvimento de softwares de gestão -  ERP (Sia Full);
  • Especialistas no desenvolvimento de soluções para supermercados, distribuidores e lojas de materiais para construção.

Entrevistado 1 – Lucas Costa

Entrevistado 2 – Ramon Souza

1- Poder e autoridade estão sempre presentes nas organizações, e estes determinam a eficiência com que as pessoas lidam com a subordinação e chefia. Pergunte ao(s) seu(s) entrevistado(s) como é atribuído o poder e a autoridade aos funcionários na empresa em que eles trabalham. É um assunto discutido livremente ou é um assunto velado?

Entrevistado 1 - O poder e a autoridade são atribuídos de acordo com o conhecimento e tempo de trabalho de cada funcionário da empresa. Não é um assunto livre na empresa, na maior parte das vezes o dono da empresa “pega” um funcionário e coloca num cargo ou função, mesmo que o funcionário não seja apto ou não tenha conhecimento para executar essa nova função.

Entrevistado 2 - O poder e autoridade são atribuídos conforme o conhecimento e função exercida dentro da empresa. É um assunto discutido pelos chefes que passam para os funcionários o que podem ou não ser feito, sendo portanto um assunto restrito.

2- Pergunte ao(s) entrevistado(s) se é possível exercer o poder de forma ética? Há ética na relação com os superiores? Há ética com relação aos colegas? Pergunte se ele se considera uma pessoa ética. Peça que explique as respostas.

Entrevistado 1 - Sim é possível, porém a empresa têm funcionários que não agem dessa forma./ Sim, trato meus superiores e colegas com toda ética possível./ Sim, sempre procuro ajudar meus colegas e conversar diretamente com eles para falar ou dar sugestões para que eles melhorem, trato todos da mesma forma e com toda educação. /Busco fazer sempre o meu melhor para a equipe e a empresa.

Entrevistado 2 - O poder pode ser exercido de forma ética, mas existem pessoas que por terem um nível mais elevado de poder acabam perdendo a ética nas relações. / Existe sim ética com relação ao meu superior, ele me passa todas as informações necessárias para o desenvolvimento das minhas atividades e sou cobrado de acordo com essas informações. / Com relação aos meus colegas, sempre busco ajudar a todos, para o melhor desenvolvimento do serviço realizado.

3- O proprietário/gerente da empresa é um líder ou gerente? Quais são as atitudes do dono/gerente na relação com os funcionários? Pergunte o que ele acha disso.

Entrevistado 1 - O proprietário e o coordenador não são líderes, são gerentes mesmo. Geralmente os proprietários e coordenadores são bem acessíveis, amigáveis e de fácil comunicação. Eu acho complicado, pois por um lado fica fácil solicitar ou propor novas ideias para a empresa, porém alguns funcionários abusam e com isso os coordenadores e proprietários começam a proteger esses funcionários mais próximos deles.

Entrevistado 2 - O dono pode ser considerado um líder, por ser uma pessoa de fácil relacionamento, aceitando opiniões e questionamentos. Quando um funcionário chega para conversar com ele, ouve atenciosamente, analisa todas as possibilidades, dando abertura para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com