TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DA EMPRESA RH LOPES EM CURITIBA – PR

Por:   •  8/6/2016  •  Artigo  •  2.025 Palavras (9 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 9

CLAUDINEY LOPES DA SILVA

ÉTICA NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DA EMPRESA RH LOPES EM CURITIBA – PR

Projeto apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Especialista em Gestão de Recursos Humanos, Curso de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, IBPEX – Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão S/S Ltda.

Orientador (a): (definido após o envio do projeto)

CURITIBA

2013

Introdução

Empresas que se preocupam em mostrar uma imagem positiva e sua fixação no mercado de trabalho, precisam se preocupar também, com o seu processo de Recrutamento e Seleção de pessoas, para que o sucesso seja garantido. Para isso a ética da empresa e dos profissionais desse setor deve ser entendida, praticada e disseminada durante todo o ciclo de atração e busca, seleção, até a adaptação do novo colaborador no ambiente de trabalho.

O tema será estudado na empresa RH Lopes situada em Curitiba no Paraná, o setor conta com doze profissionais da área, que fazem o recrutamento e a seleção externo e interno. Porém, precisa-se entender a opinião desses profissionais sobre a sua ética e da empresa, para propor melhorias nas atividades realizadas de maneira a alavancar com qualidade as contratações e promoções.[a]

Pontos interessantes a serem desenvolvidos: o feedback negativo deve ser aplicado a todos os não aprovados, de forma orientadora e direcionadora, para que o candidato não tenha dúvidas sobre o porquê ele não foi aprovado, isso é agir com ética. Para quem está desempregado o tempo é um grande inimigo, então não devemos deixar esse profissional preso a uma expectativa por muito tempo, o ideal é que o retorno seja imediato e presencial.

Essa pesquisa tem como pretensão, identificar o ponto de vista dos profissionais que realizam os processos de Recrutamento e Seleção, sobre a ética da e empresa e da equipe, durante todo o ciclo, identificar as falhas geradas pela falta de ética, corrigir essas falhas e propor mudanças nos processos e cursos de capacitação para toda a equipe.

Para alcançar esses objetivos utilizar-se-á a observação dos processos, pesquisa qualitativa e quantitativa por meio de questionários e entrevista com o líder do setor. Todos os dados serão tabulados e confrontados com teorias já estudadas por outros autores, então elaborar a proposta de melhorias a ser apresentada.

Problema

A ética é entendida, praticada e disseminada, por parte da empresa e dos funcionários, durante todo o processo de Recrutamento e Seleção da empresa RH Lopes em Curitiba-PR?

Hipótese

Se a ética for do entendimento de todos, praticada em todos os processos pelos profissionais do setor, repassada e percebida por todos os candidatos, a empresa RH Lopes terá bons comentários dos participantes dos seus processos seletivos e maior sucesso nas suas contratações.[b]

Objetivo Geral

  • Propor processos seletivos baseados na ética e no ponto de vista da equipe de Recrutamento e Seleção, que esteja dentro da realidade da empresa e dos candidatos a serem atraídos;[c]

Objetivos Específicos

  • Enfatizar a Ética no processo de Recrutamento e Seleção;
  • Relatar o entendimento da equipe sobre a Ética durante todo o processo;
  • Apresentar possíveis problemas gerados pela falta de Ética nas etapas do processo;
  • Corrigir possíveis problemas consequentes da falta de Ética no processo;
  • Propor mudanças no processo de Recrutamento e Seleção;
  • Propor cursos de capacitação para toda a equipe, sobre a ética no processo de Recrutamento e Seleção;

Justificativa

Por ser um setor que trabalha diretamente com as pessoas, deve-se entender que existem diferenças, mesmo que tenham perfis aproximados. [d]Os profissionais de recrutamento e seleção precisam aprender a tratar cada pessoa dentro da sua individualidade, porém não podem deixar a ética da empresa fora do contexto, pois são prestadores de serviço da RH Lopes.

A Rh Lopes trabalha com um fluxo de processos seletivos diários, duas vezes por dia, de segunda a sábado, para conseguir atender sua demanda de contratação, mesmo assim muitas vezes não conseguem alcançar seus objetivos. Então, para estudar os motivos que levam a esse resultado não satisfatório, utilizar-se-á o tema ética para conseguir uma visão holística do processo e ter clareza nas ações que são realizadas de forma errada e que podem causar impacto negativo.

A pesquisa será realizada em âmbito local, apenas com as pessoas que trabalham no polo da RH Lopes em Curitiba – PR, e poderá ser melhorada e aplicada em outros polos ou empresas, bastando adequar a realidade de cada uma. Essa pesquisa poderá revelar motivos que causam a insatisfação de um candidato de grande potencial para a empresa, por pequenos deslizes éticos cometidos durante o processo.

Revisão de Literatura

Ética[e]

Existem várias definições sobre ética, porém duas chamam a atenção para o tema abordado.

Conforme Abbagnano (2007, p. 380), a ética é “Em geral, a ciência da conduta”, já para Vazquez (1995, p. 12) é a “Teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”.

Ao realizar os processos de recrutamento e seleção a empresa e os profissionais que a representa devem estar atendo à sua conduta e ao seu comportamento moral perante os candidatos, para que não arranhe a vida social de nenhum deles.

Recrutamento[f]

O processo de recrutar pessoas para ocupar um cargo na empresa inicia com a vacância desse posto, depois uma requisição de ocupação desta vaga, então o setor de Recrutamento e Seleção foca a divulgação da vaga para o público no qual deseja-se atrair, ou pesquisa esse profissional em sites de emprego, redes sociais, entre outros meios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com