TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRODUTO NATURAL PARA DEFINIÇÃO DA PESQUISA

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.706 Palavras (11 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo discutir e analisar  fatores que influenciam em tomadas de decisões dentro de organizações empresariais, bem como as estratégias para lançamento de um novo produto fictício no mercado, apontando entraves e soluções para o sucesso do mesmo.

Segundo Kotler (2006), um produto é considerado qualquer artigo que tenha como objetivo satisfazer uma necessidade específica de um consumidor.  Contudo, nota-se que um produto continuará vivo desde que este atenda as necessidades dos consumidores, que são o grande alvo das empresas, delimitando-os dentro de um grupo ou estilo de vida na qual esteja inserido.

Este estudo de caso apresenta os resultados de uma pesquisa feita para uma empresa com o objetivo de subsidiar a criação de conceito, posicionamento e estratégias de comunicação e marketing de uma rede varejista de produtos naturais.

Observou-se que através da pesquisa qualitativa compreendeu-se o comportamento de consumo, os valores, as necessidades e os desejos do consumidor de produtos naturais, constatou-se que este “consome”, em primeiro lugar, um estilo de vida, e não produtos; estes consomem mais símbolos do que substâncias, pois essa nova tendência de consumo está permeada por conceitos diversos que vão muito além da simples alimentação saudável e nutritiva; há um novo consumidor que consome estes produtos como forma de participação de um mundo carregado de simbologia de modernidade e atualidade.

Kotler (2006) destaca que os consumidores são extremamente sensíveis à sinceridade e honestidade. Quanto mais sincera for à resposta da empresa, maior será a credibilidade que ela terá com os seus consumidores.

Para o desenvolvimento do trabalho foram feitas várias pesquisas bibliográfica, revistas de negócios, publicações de sites dentre outros.

DESENVOLVIMENTO:

A empresa Ômega, com destaque no setor alimentício na região do ABC, do grande polo industrial paulista, apresenta em seu histórico 20 anos de desenvolvimento e sucessos nos produtos produzidos e lançados. Porém nos últimos tempos vem sofrendo alterações no quadro financeiro devido à implantação da concorrência com produtos referenciais e com preços acessíveis aos consumidores.

Para sobressair e voltar ao ranking a empresa traçou um plano de negócio onde esta seria este entrar para o setor de comércio varejista de produtos naturais.

Para isso necessitava de informações sobre o mercado consumidor desses produtos a fim de subsidiar a definição de seus componentes de marketing estratégico: conceito, posicionamento e estratégias de comunicação. Diante de tais perspectivas o primeiro passo, então, foi à execução de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de compreender o comportamento de consumo desse público e, assim, entender necessidades, desejos, valores e comportamentos que influenciam o consumo de produtos naturais.

  1. RESUMO COM RESULTADOS DA PESQUISA DE DADOS SECUNDÁRIOS SOBRE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS MAIS SAUDÁVEIS.

O ESTUDO/PESQUISA:

A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo pesquisa de dados secundários (por meio de pesquisa das reportagens ofertadas nos veículos de comunicação e as publicações que envolvem o assunto.) Contudo a segunda etapa foi a pesquisa qualitativa que foi realizada através de entrevistas com consumidores( homens e mulheres) nas ruas e academias da cidade, sendo esses moradores da região referida, de classes econômicas variadas. 

  1. RESUMO COM RESULTADOS DA PESQUISA DE DADOS SECUNDÁRIOS SOBRE FATORES INFLUENCIADORES NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR.

O QUE É O PRODUTO NATURAL PARA DEFINIÇÃO DA PESQUISA?

Para melhor entender o propósito da pesquisa, foi-se necessário definir o que era um produto natural, para que pudesse determinar a seleção das entrevistas. Observou-se que o público alvo tinha um conhecimento prévio sobre o assunto, para este o que considera dentro da categoria de “natural”, como naturais, são os orgânicos, diet., light e similares, independentemente da motivação do consumo ou de julgamentos técnicos ou científicos. Contudo esclarece-se aqui a diferenciação teórica dos produtos.

• Produto natural: produzido pela “natureza” ou conforme as “leis da natureza”, com a menor interferência humana possível, ou advinda de substâncias vegetais. Normalmente associa-se à produção artesanal ou não industrial.

  • Produto orgânico: cultivado sem adubos químicos, agrotóxicos, pesticidas, sementes geneticamente modificadas ou fertilizantes sintéticos; o sistema de cultivo observa que as “leis da natureza” e todo o manejo agrícola estão baseados no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais.

De modo geral, pode-se dizer que, dentro de uma conceituação atual e mais abrangente, no mercado de produtos naturais e orgânicos incluem-se produtos frescos, processados ou industrializados, como os artigos de beleza e cuidados pessoais, mas que sejam produzidos com matérias-primas obtidas sob o modo de produção agroecológico e orgânico com práticas de agricultura sustentáveis.

  1. QUESTIONÁRIO PARA A PESQUISA DE MERCADO.

QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE MERCADO/ CONTEXTUALIZAÇÃO.

É de suma importância esse mercado, pois a população contemporânea aspira por maior qualidade de vida e busca tal fato na alimentação do seu cotidiano. Segundo Karan (2003),

“A década de 1970 representou um marco nesse contexto, pois a partir daí são cada vez mais frequentes e visíveis às consequências danosas do atual modelo alimentar e de seu processo de produção para a vida humana e do ambiente, o que alavancou a busca por um tipo de alimentação saudável, produzida sem insumos químicos danosos.”

 Diante de tais afirmativas inseri a procura por alimentos naturais e orgânicos, a qualidade de vida passou a ser assunto de saúde pública, consumir produtos naturais passou a ser visto como uma questão moderna, atual, símbolo de uma nova era no mundo do consumo.

Na pesquisa notou-se que no Brasil, o mercado varejista de produtos naturais não tem números exatos sobre sua dimensão, até por se considerar muito novo como setor varejista. Porém, o número de lojas e a expansão de redes que comercializam esses produtos, assim como os investimentos feitos por fabricantes de matérias-primas, podem ser observados facilmente, dando ideia da prosperidade desse segmento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (185.8 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com