TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADOR

Por:   •  10/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.516 Palavras (15 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Curso: Administração[pic 2]

 [pic 3]

TED VI - (Bloco Azul-claro)

Projeto: Gestão Estratégica Eficaz (Estratégias Empresariais)

Grupo:

RGM

Nome completo

Modalidade

(clique na opção)

 - EAD

 - Presencial

359587

Mara Sanchez Oliveira

 - EAD

 - Presencial

 - EAD

 - Presencial

[pic 4]

Etapa 1: Levantamento da situação patrimonial e financeira

1.1 – Gestão Contábil

Nesta etapa, você deverá selecionar demonstrações contábeis e financeiras de uma empresa S.A., ou seja, de capital aberto, do ramo de atividade (aluno, você deverá descrever aqui o ramo de atividade), dos três últimos exercícios sociais, elaboradas e publicadas de acordo com as normas contábeis geralmente aceitas e devidamente registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Aplicar as avaliações nas demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial e Demonstrações de Resultado do Exercício, por meio dos métodos de análises Vertical, Horizontal, índices financeiros e índice de insolvência (kanitz).  

Para as análises feitas por meio dos métodos Vertical e Horizontal, estruturar o relatório de análise, conforme layout (modelo) de apresentação a seguir:

Análise Vertical e Horizontal:

CSN - Companhia Siderúrgica Nacional

Um dos mais eficientes complexos siderúrgicos integrados do mundo, a CSN atua com destaque em cinco setores: siderurgia, mineração, logística, cimento e energia.

Fundada em abril de 1.941, a CSN foi a primeira produtora integrada de aço plano no Brasil, um marco no processo de industrialização do país.

Segue abaixo o Balanço Patrimonial e DRE:

Para as análises feitas por meio dos métodos Vertical e Horizontal, estruturar o relatório de análise, conforme layout (modelo) de apresentação a seguir:

Vide Tabela 01 – Estrutura de Análise Vertical e Horizontal

Para a elaboração dessa tabela, acesse o arquivo em Excel “Tabelas para a Etapa 1”, preencha os dados da “Estrutura 01 - Análises dos métodos vertical e horizontal, das demonstrações Balanço Patrimonial e DRE”, em seguida, demarque todo o arquivo e copie e cole (como imagem), substituindo o modelo abaixo.

Após realizar essa etapa, exclua o texto grifado em amarelo.

Substitua essa tabela que você preencheu no arquivo do Excel, utilizando o recurso “colar imagem”.

Após realizar essa etapa, exclua o texto grifado em amarelo

.

[pic 5]

Análise por meio dos Índices Financeiros:

Para as análises por meio dos Índices Financeiros, estruturar o relatório de análise, conforme layout (modelo) de apresentação a seguir:

Vide Tabela 02 – Estrutura de Análise por meio de índices

Para a elaboração dessa tabela, acesse o arquivo em Excel “Tabelas para a Etapa 1”, preencha os dados da “Estrutura 02 - Análises através de índices financeiros”, em seguida, demarque todo o arquivo e copie e cole (como imagem), substituindo o modelo a seguir.

Após realizar essa etapa, exclua o texto grifado em amarelo.

Substituir essa tabela pela que você preencheu no arquivo do Excel, utilizando o recurso colar imagem.

Após realizar essa etapa, exclua o texto grifado em amarelo.

[pic 6]

Obs.: Após comparação dos três resultados consecutivos, informar a tendência de manutenção do próximo resultado no campo “Têndencia”

  1. PIORAR
  2. ESTABILIZAR
  3. MELHORAR

Relatório Gerencial:

Elaborar o Relatório Gerencial, evidenciando os pontos positivos e negativos apurados nas demonstrações contábeis, Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício, dos três períodos de análises apresentados, contendo as seguintes informações:

  1. Análise Vertical

Qual conta apresentou maior e menor percentual de participação da demonstração e qual a relevância do fato.

  • A conta que representa maior participação na demonstração é a conta do Ativo não Circulante com 74,61% ou seja, significa que grande parte do Ativo está comprometido a longo prazo, podendo comprometer a liquidez em caso de emergência. Inclusive vem crescendo gradativamente nos últimos anos, fato que é preocupante para a empresa.
  • A conta que representa menor participação na demonstração é a conta do Passivo, Patrimônio Líquido com 21,16%, que representa em sua maioria o lucro acumulado, apesar de ser o menor índice essa conta tem que se manter estável de preferência de forma crescente, como tem ocorrido nos últimos anos, estando portanto dentro da realidade econômico-financeiro da empresa.

  1. Análise Horizontal

Qual conta apresentou maior e menor percentual de variação (evolução ou retração) da demonstração e qual a relevância do fato.

  • A conta que representa maior participação na demonstração é a conta do Patrimônio Líquido com 20,82% quando comparado com o ano anterior, de forma crescente essa conta vem tendo uma evolução de suma importância, pois preserva o investimento dos sócios e indica potencial de lucratividade.
  • A conta que representa menor participação na demonstração é a conta do Ativo Circulante que representa 1,12% no último ano quando comparado ao ano anterior, a evolução do índice é de grande relevância para  que a empresa possa honrar seus compromissos a curto prazo.

  1. Análise de Índices

a) Índices de Liquidez

Dos índices em análise, qual deles apresentou melhor e pior situação com relação ao comprometimento da empresa em cumprir suas obrigações.

  • Melhor Índice - Liquidez Geral - 1,27%

A empresa está melhorando perante a capacidade de cumprir as obrigações de curto e longo prazo.

  • Pior Índice - Liquidez Seca - 0,61%

        A tendência financeira da empresa é contar com o estoque para honrar com suas obrigações, faz necessário aumentar as vendas para atingir um ponto de equilíbrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (525.8 Kb)   docx (240.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com