TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADOR

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.066 Palavras (9 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO INTEGRADOR DE RECURSOS HUMANOS

DIRCE MARIA DOS ANJOS R.A. 1069596

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CUIABÁ-MT

2013

1. INTRODUÇÃO

Com a finalidade de concluir um trabalho de atividades complementares, do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, apresento o resultado obtido da pesquisa realizada junto à empresa Supermercado e Atacado Pólo Centro no ramo de produtos alimentícios, com objetivo de investigar o comprometimento e a qualidade do relacionamento dos colaboradores com a liderança.

As organizações estão inseridas num contesto influenciado e exposto as constantes mudanças comportamentais, culturais e tecnológicas. As empresas necessitam se adequar às transformações contínuas criando novas estratégias de atuação em seu ramo de atividade. Entretanto é preciso superar o conservadorismo, a burocracia e quebrar alguns arquétipos para se adequarem ao novo ambiente competitivo, identificar os pontos fortes e fracos assim facilitando a ação dos gestores com intuito de preservar a organização e seus recursos.

O ambiente interno das organizações deve prever as condições necessárias as suas realizações, criando um clima adequado que facilite o desenvolvimento pessoal e a sinergia da equipe. Em virtude da necessidade de manter-se no mercado e atuar de forma competitiva, as organizações passaram a preocupar-se mais com a gestão de pessoas, exigindo maior conhecimento, participação, liderança, comunicação, flexibilidade e principalmente com os valores organizacionais.

O perfil de liderança adotado na empresa Supermercado e Atacado Pólo Centro é de um líder aberto ao diálogo, pois preocupa com a participação do grupo, estimula e orienta as sugestões apresentadas pelos colaboradores acatando-as quando necessário para a organização.

Este trabalho tem por finalidade a necessidade de identificar os fatores que interferem ou não as pessoas dentro da empresa, onde obtivemos o melhor conhecimento entre o nível de envolvimento entre individuo e a organização e possibilitou a empresa um conhecimento mais amplo dos colaboradores.

2. HISTORIA DA EMPRESA

O Supermercado e Atacado Pólo Centro tem na pessoa de seus diretores a figura do líder carismático. Segundo Daniel Dalmolin, um dos donos, tudo começou na década de 70 através do seu pai Amélio Dalmolin e a mãe Ingrácia Dalmolin em um modesto mercadinho onde era vendido produtos alimentícios. E para conquistar o cliente o tratamento era de amizade e cordialidade, e na cidade que iniciava todos se conheciam. Assim o patriarca foi ganhando fama e reconhecimento pelo trabalho e pelo tratamento dispensado a seus clientes.

2.1. COM CONFIANÇA E PERSEVERANÇA

Com o passar do tempo à cidade cresce e vai mudando a estrutura, e com isso a necessidade de expandir o comércio. Então vem o crescimento da empresa, os filhos já adolescentes são envolvidos no negócio, que consiste na compra e na revenda e com o tino para os negócios a família cresce. Com a visão de que o cliente é o mais importante, valorizando também o empregado interno, vão desenvolvendo a empresa mais por instinto e sem muitos procedimentos formalizados.

A princípio os trabalhos eram realizados em um ambiente pequeno e humilde, os esforços foram de toda família principalmente dos irmãos que passaram a fazer parte da empresa.

Com a conquista de novos clientes o proprietário decidiu aumentar a mão de obra e investir na estrutura do estabelecimento para melhor atender a demanda crescente.

2.1.1. MISSÃO

Oferecer produtos e serviços inovadores no mercado global, para atender as necessidades de melhoria continua aos nossos clientes, prezando pela excelência no atendimento, voltada para a satisfação de seus colaboradores, cliente e fornecedores tendo como base o comprometimento para com o público consumidor. Gerando crescimento constante, com responsabilidade social e ambiental.

2.1.2.VISÃO

Ser uma empresa em constante crescimento, fornecedora de produtos com qualidade superior para a área alimentícia, e outras a que possa servir. Atender a cada cliente de maneira única e direcionada, visando à solução ideal para cada situação, gerando empregos, oferecendo soluções e tecnologias inovadoras, através de colaboradores altamente comprometidos, mantendo a imagem de transparência e a preocupação com o meio ambiente.

2.1.3.VALORES

Competitividade, credibilidade, foco no cliente, atenção ao funcionário, responsabilidade sócio-ambiental e respeito às normas legais vigentes.

2.1.4.PESSOAS

Desenvolvemos e valorizamos o espírito de equipe e assim construímos o futuro de nossa empresa.

3. EMPRESA FAMILIAR

A empresa é familiar e desempenha um papel fundamental na sociedade contribuindo com o desenvolvimento econômico e social da cidade. Onde por ser uma empresa familiar deparam com muitos obstáculos e conflitos para manter a empresa atuante no mercado que se encontra cada vez mais exigente e competitivo.

O critério mais adequado para se definir uma empresa familiar esta na relação de propriedade e controle, os membros da família exercem um relevante controle administrativo sobre a empresa, por deterem uma parcela considerável da propriedade do capital.

As estatísticas mostram que as empresas familiares que tiveram mais êxito em realizar a sucessão com indicação de um dos filhos ou de alguém familiar ocorreram naqueles onde valores, cultura e princípios são firmes, enraizados e bem delineados. Tais fatores são a bases que sustenta e dá firmeza à empresa, especialmente em época de turbulência e transição.

3.1. MERCADO DE ATUAÇÃO

A empresa atua na comercialização de produtos alimentícios. Têm um projeto para o futuro avançar mais os negócios. Ex. A empresa retorna a expansão e inaugura mais uma loja fora de Nobres, em Tangará da Serra (239 km ao Médio-Norte da Capital Cuiabá).

4. PERFIL DO LIDER ENTREVISTADO

Acreditando na harmonia entre empregador e empregado, o Daniel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com