TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador II

Por:   •  5/6/2015  •  Artigo  •  1.929 Palavras (8 Páginas)  •  2.016 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro Educacional a Distância

Pólo Santo Antonio de Posse - SP

Eleandro de Jesus Conceição - RA: 440314

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

SANTO ANTONIO DE POSSE – SP

2013[pic 2]

[pic 3]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro Educacional a Distância

Pólo Santo Antonio de Posse

Eleandro de Jesus Conceição - RA: 440314

RELATORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Relatório de estágio supervisionado apresentado ao curso de pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estagio Supervisionado em Espaços não Escolares.

SANTO ANTONIO DE POSSE – SP

2015[pic 4]

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do aluno...................................................................... 4

Introdução......................................................................................................... 5

Atividades desenvolvidas durante o estagio supervisionado

  1. Observação e interação na Gestão da Escola............................................. 6
  2. Entrevista com o responsável pela Gestão Escolar..................................... 7
  3. Níveis de ensino e/ou Projetos..................................................................... 8
  4. Considerações Finais................................................................................... 9
  5. Referências Bibliográficas.......................................................................... 10

        

[pic 5]

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Eleandro de Jesus Conceição

RA: 440314

Curso: Pedagogia-Licenciatura

Semestre: 70

Ano: 2015

Inicio do estágio: 05/08/2013

Término do Estágio: 22/09/2013

Introdução

O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações relacionadas ao estagio supervisionado em Gestão Escolar, realizado na EMEF Profa Elisabete Lala vilalva, situada á Rua Cynira Marques Cesar, 433 no Bairro São Judas Tadeu, 70 semestre de 2015, e tem como base, aprimorar a prática docente no espaço de Educação não - Formal e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como, confrontá-los, com a prática pedagógica, buscando firmá-la de forma significativa.

A Educação nos dias de hoje deve ser entendida por todos como um espaço de prática e interação que buscam articular as experiências e os saberes das crianças. É por isso que as práticas de Gestão na escola são fundamentais, pois dizem respeito a ações de natureza técnico-admnistrativo e peddagógico-curricular. Estas ações englobam: a legislação escolar e as normas administrativas; os recursos físicos, materiais, didáticos e financeiros; a direção; e a administração, incluindo as rotinas administrativas; a secretaria escolar. Este relatório é composto da descrição, das observações e das experiências vivenciadas na administração da escola, no período de 5 dias. As observações foram participativas. Foram experiências riquíssimas. Que possibilitaram a realização de uma reflexão crítica da prática educacional, imprescindível para a formação como educador e, especialmente, como pessoas humanas, comprometida com uma educação transformadora de qualidade.

Durante o estágio, pude associar as teorias estudadas nas tele aulas e as práticas cotidianas na instituição escolar construindo um saber fundamental para a minha formação. Neste trabalho encontra-se descritos não só as observações do processo em sala de aula, mas também do ambiente escolar como um todo.

Parafraseando Pulo Freire,

“A teoria sem a prática vira ‘verbalismo’, assim como a prática sem a teoria vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria têm-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade.

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: E.M.E.F “Profa Elisabete Vilalva

OBSERVAÇÃO E INT ERAÇÃO NA ESCOLA

A EMEF Profa Elisabete Vilalva é uma instituição de ensino Municipal que funciona das 07 h ás 18h00min, em período integral, sendo que alguns participam somente em um período. A escola tem por objetivo garantir aos alunos, a aprendizagem e o desenvolvimento psíquico (cognitivo), físico, emocional e social, articulando o cuidar e o educar, respeitando os níveis de desenvolvimento, suas realidades, individualidades e necessidade.

A escola possui uma Secretaria, uma sala de Diretoria, e a sala da coordenadora. Um refeitório de funcionários que funciona também como sala de educadores e da pedagogia. Um Refeitório para crianças com mesas grandes e bancos também grandes, para as crianças sentarem e fazerem as suas refeições. As salas do ambiente escolar são salas individuais que funcionam com alunos do Ensino Fundamental, tendo sempre o apoio do professor e, também, alguns recursos tais como, televisão, DVD,         vídeo cassete e som. Vários banheiros, alguns com chuveiros para possíveis banhos conforme a necessidade das crianças. Dois banheiros para funcionários, sendo um masculino, outro feminino. Os banheiros para as crianças são muito bem estruturados, os vasos são todos de fácil acesso para os mesmos e servem até para os que possuem deficiência. Uma cozinha, uma lavanderia de fácil acesso para as crianças, um deposito, para material de limpeza, um almoxarifado de materiais pedagógicos. Despensa para alimentos não perecíveis, um parque Infantil com alguns brinquedos, a área não é coberta, é uma área com terra e árvores, uma quadra de esporte com cobertura entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com