TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador Taylor Pepsi-cola

Por:   •  21/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da analise através da empresa Pepsi-Cola Company, uma empresa de refrigerante feito de noz-de-cola. A marca foi criada no ano de 1893, no esta do Carolina do Norte nos Estados Unidos, criado pelo farmacêutico Caleb Davis Bradhan para combater a dispepsia, uma doença causa pela falta de enzima pepsina, dando a origem a bebida. Muitos anos depois a Pepsi deu início a suas atividades no Brasil.

1. Pepsi-Cola Brasil – Ramo de bebidas em todo o território brasileiro

Pepsi é um refrigerante vendido em torno do mundo. Sua produção é feita PepsiCo, que tem sede em Purchase, Harrison, Nova York, EUA. Foi inventada no final do século XIX por Caleb Davis Brandham.

A história da marca no Brasil começou em 1950, quando o refrigerante passou a ser importado dos Estados Unidos por uma loja gaúcha. Logo em seguida, em 1952, o refrigerante foi produzido no país por uma fábrica de Heitor Pires. Oficialmente, o refrigerante foi introduzido no país em 1953 por meio da PEPSI BEVERAGE INTERNATIONAL (PBI). Até a década de 1970, o Rio Grande do Sul era o único lugar do mundo onde os refrigerantes conquistavam a chamada "Guerra das Cola", que era o maior volume de vendas na disputa entre a "Coca-Cola Company" e a " Pepsi-Cola ". Em 1988, a garrafa da Pepsi recebeu uma tampa de rosca. Quase dez anos depois, em 1997, a empresa assinou um contrato de franquia com a empresa Cervejaria Brahma, a fabricação, distribuição e comercialização de seus produtos durou 20 anos. Até o momento, a marca enfrentou enormes dificuldades de logística e distribuição, e sua área não ultrapassa 50% do território nacional. No ano seguinte, a marca lançou no mercado PEPSI LIGHT, um refrigerante sem adição de açúcar e com baixo teor de sódio. Em 1999, com a fusão da Cervejaria Brahma e da Antarctic Paulista, a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) herdou o contrato anteriormente firmado, permitindo que este refrigerante surgisse em todo o Brasil. Deste modo ela se tornou uma empresa de sucesso aqui no Brasil, e está sempre atenta a diversidade bem como as diferentes preferenciais culturais existentes no país.

1.1. Análise SWOT

Kotler (2000), cada empresa precisa avaliar regularmente seus pontos fortes e fracos internos. As capacidades de marketing, finanças, manufatura e organizacionais são analisadas e cada fator é classificado como um ponto forte principal, uma força, uma característica neutra, uma fraqueza ou uma grande fraqueza.

Forças: Fidelidade dos clientes, liderança forte, distribuição forte e tie-ups eventos esportivos e shows de música.

Fraquezas: Forte concorrência da Coca-Cola, produto pouco saudável, custos elevados.

Oportunidades: Diversificação de negócios em diferentes segmentos, divulgação dos produtos menos popular da marca, sabores.

Ameaças: Concorrentes como Coca-Cola e Nestle, mudanças nas preferencias dos consumidores para produtos mais saudáveis, Normas governamentais.

Chiavenato e Sapiro (2003) definem a metodologia de análise de ambiente SWOT como sendo cruzar as oportunidades e as ameaças externas a uma organização com seus pontos fortes e fracos.

Portanto, podemos perceber que a marca podem usar seus pontos fortes para corrigir ou reduzir seus pontos fracos, como aumentar a gama de produtos mais saudáveis e lançar atividades voltadas para a prática de exercícios, aproveitando as oportunidades proporcionadas pela situação atual e reduzindo riscos e ameaças que possam afetam o desempenho da empresa. 

2. MICROECONOMIA

A Pepsi-cola é uma das bebidas favorita do brasileiro, disputa garrafa a garrafa o maior mercado de refrigerantes do mundo: tem 32% contra 34% da Coca-Cola, mas será que o preço praticado é justo?

Por ser um produto comum que não muda sua fórmula principal e por haver vários concorrentes, o preço deveria ser mais justo, pois a consistência de preços da linha de produtos é crucial. A empresa deve vender pelo mesmo preço do líquido da embalagem, por exemplo, quanto maior a quantidade comprada, menor o preço por mililitro, o que hoje não é implementado na maioria dos casos. Em uma pesquisa regional em alguns mercados de bairro identifiquei que uma garrafa de Pepsi-Cola gelada de 2L é vendida em torno de R$9,50, enquanto sua concorrente de marca nacional vende uma garrafa de 2L por R$7,50, isso faz com que o consumidor abra mão de comprar a marca pois prefere pagar menos pelo produto que vem mais quantidade.

3. ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO

Em uma empresa com o porte da Pepsi-cola brasil, o trabalho de comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com