TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  30/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.410 Palavras (14 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

ADMINISTRAÇÃO/LOGISTICA

                                FABIO MOREIRA DA SILVA – RGM: 23053496

                    PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE LOGÍSTICO

VIA VAREJO S.A

SÃO PAULO-SP

                                                                   2022

                               

                          FÁBIO MOREIRA DA SILVA - RGM: 23053496

ESTUDO DE CASO – VIA VAREJO S.A

Projeto Multidisciplinar Ambiente Logistico apresentado a Universidade Cruzeiro do Sul, curso Superior em Adminitração, sob orientação do Tutor Marcio Franscisco e do Prof. Nilson de Carvalho.

SÃO PAULO-SP

2022

RESUMO

O presente estudo visa investigar os processos de transformações das Companhia Via Varejo S.A, sobre adoção de práticas em logística empresarial se a experiência adquirida na agregação de startup contribui positivamente tanto para um crescimento mais estável e redução dos prazos de entrega. qua. Baseado na revisão de literatura, pesquisa em veículos especializado em análise de mercado o estudo sugere que crescimento mais estável e utilização de espaço físico das lojas e ampliação das gamas de modais. Ao final do estudo, concluiu-se que logística e quando incorporada na tomada de decisões agrega na composição de estratégias que vise maximizar qualidade agregada ao produto e permitindo assim menores margem de perda com compras demasiadas levando assim menor chance de falência. Permitindo assim crescimento estável e continuo.

Palavra-chave: Estratégia, Varejo, Processo, Restruturação, Digital.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        5
  2. DESENVOLVIMENTO        6
  1. Detalhamento da empresa        6
  1. OPERAÇÕES LOGÍSTICAS        6
  2. COMPRAS        6
  3. ARMAZENAGEM        7
  1. Picking        7
  2. Expedição        7
  1. TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO        7
  2. ANÁLISE SWOT        7
  3. CONCLUSÃO        8
  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9
  1. INTRODUÇÃO

A globalização e novas tecnologias impulsionaram novos hábitos de consumo, com as lojas na palma da mão e maior comodidade de consumir serviços e mercadoria estão levando as varejistas formatar forma de lidar com logística empresarial. Uma vez que cliente passa buscar valor agregado, menor preço. 

Quando Pensamos em varejo nos deparamos com questionamento sobre melhor forma de oferta o produto mantenho margens elevadas de lucro com estrutura de baixo custo.  Neste momento logístico e as atividades correlatas submerge como fonte de dados e componentes essencial na composição de estratégica de decisões e ate mesmo na viabilidade do e-commerce. Podemos entender as companhias varejistas como sendo principal fonte de aprimoramento dos processos que envolvem logísticas uma vez que busca por custo menores de transporte, compra e guarda de produtos tem peso grande nas despesas. A inclusão de tecnologias permite assim que Via varejo reconstrua processo de atendimento ao cliente e interligação dos multicanais final não adianta atendimento de qualidade quando existe um gargalo no momento de entregar no prazo estipulado mercadoria, este erro primário custa por vez a perda do cliente a concorrência 

O presente estudo busca analisar nova estruturação e as estratégias que passou Via Varejo e foco na ampliação e modulação do canal online, tendo como base dados relatórios de investimento, divulgação de resultado e analise de veículos de imprensa especializado.

  1. DESENVOLVIMENTO

No cenário atual de competição global entre empresas, não apenas as questões ligadas ao preço, prazo e qualidade são importantes, torna-se essencial também os aspectos que envolvem a logística empresarial, priorizando a busca pelo maior nível de serviço que possa ser prestado aos clientes ao menor custo possível (RAZZOLINI FILHO; BERTÉ, 2013).

A história e logística da Via Varejo SA, será o foco deste artigo. Através da dela será possível conhecer os pontos fortes e fracos de uma empresa de sucesso.

3.1- Denominação e forma de constituição

A empresa nasceu em 2010. As Casas Bahia, que pertenciam à Família Klein, se associaram ao Ponto Frio e ao Extra, empresas que pertenciam ao Grupo Pão de Açúcar. Estava formada então, a Via Varejo.

A Via Varejo não nasceu como marketplace, mas logo ela percebeu que esta tecnologia tinha muito a oferecer. As empresas de seu guarda-chuva, Casas Bahia, Ponto Frio e Extra eram muito bem sucedidas, porém elas apresentavam um certo limite de crescimento devido à concorrência e as próprias características do negócio. 

Ao criar marketplaces para suas marcas, a Via Varejo expandiu os seus horizontes de crescimento. Ela potencializa o ganho de lucros sem praticamente qualquer adição em custos operacionais. Isso porque quem administra o marketplace são os mesmos funcionários que já faziam a gestão do e-commerce próprio.

Ou seja, com apenas um pequeno investimento em pessoal e infraestrutura, a Via Varejo marketplace obteve muito mais oportunidades de negócio, uma vez que o estoque, os funcionários e a gestão de vendas também foi terceirizada para os vendedores credenciados. Em contrapartida, os lucros da empresa cresceram muito com as comissões dos vendedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (335.1 Kb)   docx (447.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com