TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL

Por:   •  17/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL

Trabalho de Projeto, apresentado ao Curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto multidisciplinar - ambiente empresarial - 202, sob a orientação dos Tutores Jean Cavaleiro, Márcio Francisco e Ednar Rafaela.

2022

RESUMO

O presente projeto tem como objetivo mostrar a possibilidade de usar a felicidade como forma de buscaem melhores resultados no desenvolvimento profissional, pessoal e influência nos resultados organizacionais. Ainda assim, os objetivos específicos são voltados para uma conceituação da qualidade de vida no trabalho, para bons resultados profissionais.

Palavras chave: FIB, Felicidade Interna Bruta,

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. FELICIDADE 6

2.1. Felicidade no Mercado de Trabalho 7

3. FIB INDIVIDUAL 8

4. CONCLUSÃO DA TABELA FBI 21

5. NUVEM DE PALAVRAS 22

6. CONCLUSÃO 23

7. REFERÊNCIAS 23

1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata dos seguintes temas: Felicidade, Felicidade no mercado de trabalho e o FIB (Felicidade Interna Bruta) Individual, onde os conhecimentos absorvidos com base nessas pesquisas foram utilizados para a formação de uma Nuvem de palavras, que tem como objetivo mostrar o que de acordo com o senso comum é Felicidade, onde foi dada relevância a palavras como Deus, Família, Paz e Saúde.

Um dos principais objetivos do trabalho era entender de modo geral o que era felicidade, tendo como base desse artigo tabelas montadas por cada participante onde cada um cita ao seu ver o que é ser feliz e o que o mesmo entende como felicidade, dentro disso também foi citado o tema Felicidade no mercado de trabalho.

A produção desse projeto está elaborada em 4 capítulos, sendo separadas da seguinte forma: Capítulo 1; Felicidade em conceito geral, desde a dúvida do que é felicidade, até historiadores que ficaram conhecidos por abordarem esse assunto, Capítulo 2; Felicidade no mercado de trabalho, tema que se destacou em dizer que felicidade no local de trabalho não é algo que depende apenas do gestor, uma vez que o colaborador se não estiver empenhado afeta também o ambiente em que trabalha, visto que seu modo de entender o que é felicidade é diferente dos demais, Capítulo 3; FIB (Felicidade Interna Bruta) que se refere a felicidade individual de cada ser humano, onde tabelas foram criadas citando o grau de felicidade de cada integrante da presente atividade, Capítulo 4; neste capítulo foi criado uma Nuvem de palavras criadas a partir do que mais define Felicidade de acordo com cada participante, onde as palavras maiores são as mais citadas.

As metodologias de ensino utilizadas para a elaboração da tarefa foram, a pesquisa quantitativa com base em dados através de respostas de cada participante, onde se pode chegar a um determinado resultado, outra metodologia de ensino utilizada foi a do uso de referências Bibliográficas, onde parte da construção do trabalho foi feita com uso de dados já citados, ou seja, enriquecido com informações já abordadas em livros, e-books e sites, sendo as principais referências as seguintes: CHEGOU A HORA DE SER FELIZ NO TRABALHO.” –(Robert Half2017 - Vídeo), Felicidade no Trabalho: O que é, Benefícios e Como ser feliz” –(MIGUEL AMADO. 2014), CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Mantendo pessoas: saúde e qualidade de vida. 2017.ed Livro e por fim Barueri, SP: (Manoele, 2015). cap.15. p. 401-428. FRANÇA. Qualidade de vida no trabalho: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2. ed. São Paulo: Atlas ONLINE.

2.FELICIDADE

O que é felicidade? Provavelmente, cada pessoa que resolver responder a esta pergunta apresentará uma resposta própria, pois a felicidade, num certo sentido, é algo individual, pessoal e intransferível. Por outro lado, há uma ideia de felicidade que pertence ao senso comum e é compartilhada pela esmagadora maioria das pessoas: felicidade é ter saúde, amor, dinheiro suficiente, etc. Além disso, a ideia de felicidade não é uma coisa recente. Com certeza, ela acompanha o ser humano há muito tempo e faz parte de sua história.

Sendo assim, é possível traçar a evolução histórica dessa ideia, se nos debruçarmos sobre a disciplina que sempre se dedicou a investigar nossas ideias, de modo a defini-las e esclarecê-las: a filosofia. Na verdade, a ideia de felicidade tem grande importância para a origem da filosofia. Ela faz parte das primeiras reflexões filosóficas sobre ética, que foram elaboradas na Grécia antiga.

Epicuro, filósofo grego que viveu nos séculos IV e III a.C, defende que a melhor maneira de alcançar a felicidade tão buscada por nós é através da satisfação dos desejos, de forma que não tire a nossa tranquilidade, ou seja, de forma equilibrada e Jesus Cristo, defendeu o amor como principal elemento para harmonia de todos os níveis de emoção, inclusive a felicidade pessoal.

A felicidade no geral é um estado intenso de satisfação e equilíbrio, sensação de paz interior e bem-estar, um conjunto de sentimentos prazerosos. É natural da evolução do ser humano a busca pela felicidade, pois sem ela seríamos vazios sem nada a celebrar, e essa busca é o que nos move a cada dia e a cada ciclo, sempre que traçamos uma meta, um sonho e um objetivo moldaram nossa vida para que eles sejam atingidos. Joel Biman afirma que ser feliz é o resultado de um “projeto de produção da felicidade” e que ser infeliz é o “fracasso performático do sujeito” e por isso a depressão se tornou o maior sofrimento da modernidade. Pois no modo geral, toda nossa história é apenas a busca de um único objetivo: ser feliz

2.1. Felicidade no Mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com