TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL

Por:   •  18/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO

EDUARDO GALENI SAVANI – RGM 24270890

ENILDA APARECIDA BAQUIÃO FARIA – RGM 25930338

RICARDO ALEXANDRE SAGA DE JESUS – RGM 25955578

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL

BRASIL
2022

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO

EDUARDO GALENI SAVANI

ENILDA APARECIDA BAQUIÃO FARIA

RICARDO ALEXANDRE SAGA DE JESUS

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL

Trabalho de Projeto, apresentado ao Curso de Administração Cruzeiro do Sul Virtual, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto multidisciplinar - ambiente empresarial - 2022, sob a orientação do Professor Tutor Márcio Francisco.

BRASIL
2022

RESUMO

O termo Felicidade Interna Bruta (FIB) foi cunhado pelo rei Jigme Singh Wangchuck, do Butão, em 1972, em resposta às críticas ao lento crescimento econômico de seu país. Esta criação marca seu compromisso com a construção de uma economia adaptada à cultura do país baseada nos valores espirituais budistas. Como muitos outros valores morais, o conceito de Felicidade Nacional Bruta é mais fácil de entender por meio de comparações e exemplos, em vez de definições específicas. Este estudo tem como objetivo analisar e determinar o índice de Felicidade Interna Bruta (FIB) dos alunos do Curso de Administração da Faculdade Cruzeiro do Sul Virtual através do estudo quantitativo obtido através da aplicação de questionário pertinente à pesquisa.

Palavras Chave: Felicidade, Satisfação, Motivação.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ...................................................................................................5
  2. FELICIDADE ......................................................................................................6
    2.1 FELICIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO ............................................
    7
  3. FIB INDIVIDUAL ................................................................................................9
  4. CONCLUSÃO....................................................................................................10
  5. REFERÊNCIAS ................................................................................................10

  1. INTRODUÇÃO

Cada pessoa tem uma visão diferente sobre a felicidade. Alguns relatam que felicidade está relacionada ao bem estar pessoal, status, sucesso. Outros dizem que felicidade é férias, estar com a família, viajar, conhecer novos lugares. E para muitos felicidade é trabalhar com o que se gosta, com aquilo que sempre sonhou. São muitas definições de felicidade e muitos filósofos antigamente já discutiam esse conceito.

Com o intuito de mensurar de uma maneira mais abrangente a felicidade de um país a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um indicador para complementar o PIB (Produto Interno Bruto) que é o FIB (Felicidade Interna Bruta). A junção desses dois indicadores compreende o desenvolvimento social de um país, sendo os dois extremamente necessários para um bom desenvolvimento do país.

O termo Felicidade Interna Bruta foi cunhado pelo país de Butão que mesmo sendo considerado um país de pobreza extrema possui um índice considerável de felicidade, estando entre os 95 países mais felizes do mundo (WORLD HAPPINESS, 2019).O país de 1972 adota uma postura de “felicidade bruta e absoluta”.

Em junho de 2012 a ONU (Organização das Nações Unidas) instaurou o Dia Mundial da Felicidade, que passou a ser comemorado no dia 20 de Março. Esse dia foi criado em uma reunião geral da Nações Unidas, sendo do Butão a grande iniciativa.

O objetivo deste trabalho é mensurar o nível de FIB (Felicidade Interna Bruta) dos alunos do Curso de Administração da Universidade Cruzeiro do Sul através do estudo quantitativo por meio da aplicação de questionário que mede o nível de felicidade em cada variável do FIB.

2.0 FELICIDADE

Atualmente o termo felicidade é bastante comum e usual, mas o que é essa tal felicidade? Se procurarmos no dicionário o significado da palavra Felicidade ele dirá que felicidade é qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar. Se perguntássemos para uma criança de 5 anos e para uma pessoa adulta o que é felicidade com certeza teríamos respostas bem diferentes. A felicidade é algo muito pessoal, individual e intransferível que vem acompanhando o ser humano há muito tempo.

Esse termo já foi reflexão para muitos filósofos na qual tem papel grande importância para a existência da filosofia. Felicidade fez parte de grandes reflexões filosóficas sobre a ética na grécia antiga. Segundo Tales de Mileto (que viveu entre as últimas décadas do século 7 a.C. e a primeira metade do século 6 a.C) é feliz “quem tem corpo são e forte, boa sorte e alma bem formada” . Na visão dos gregos antigos a felicidade dependia de boa sorte. Em grego felicidade se diz “eudaimonia” que significa um bom demônio, semi-deus ou gênio. Para os gregos ter felicidade era ter um “bom demônio" te acompanhando.

Sócrates deu uma nova concepção da ideia de felicidade. Para ele, felicidade não dependia apenas da satisfação de desejos e necessidades do corpo, mas também o bem da alma que só poderia ser atingida através de uma postura virtuosa e justa. Platão, que foi discípulo de Sócrates, defendia também que cada coisa tem sua determinada função e que a função da alma era ser virtuosa e justa, atingindo assim a felicidade.

Na psicologia a felicidade também esteve em pauta. Para Sigmund Freud acreditava que todo indivíduo é movido pela busca da felicidade, mas essa busca seria uma coisa utópica, visto que estaria além do mundo real. Para ele a felicidade é  a obtenção de prazer evitando o desprazer.

2.1 FELICIDADE NO TRABALHO

Hoje faz-se muito necessário ter colaboradores felizes dentro de uma empresa, visto que quanto maior o nível de felicidade mais eficiente a empresa é.  De acordo com uma pesquisa realizada pelo Center For Positive Organizational Scholarship, da Universidade da Califórnia, colaboradores felizes são em média 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e, quando atuam com vendas, conseguem resultados 37% melhores dos que os profissionais desmotivados. Além disso, quando se sentem satisfeitos com o ofício, os trabalhadores têm desempenho 27% superior aos colegas, 125% menos esgotamento, 32% mais comprometimento e 46% mais satisfação com a função que exercem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (437.2 Kb)   docx (376.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com