TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Da Qualidade E Sua Importância Estratégica Nas Organizações

Por:   •  7/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE:

 Alexsandro Matos dos Santos

COMPONENTE: O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações.

organi zaçõ es.  

PROFESSOR: Carima Atiyel

ATIVIDADE Nº: Atividade 1 Resenha modulo-1

                                             POLO: Aquidabã/ Salvador/Ba

                                                  LOCAL E DATA: 01/04/2023

Os técnicos em qualidade podem atuar em várias áreas, como: setores automotivos da metalúrgicas, em setores de alimentos em geral, setor hospitalar, clinicas e laboratórios, em bancos, empresas privadas ou do governo etc. Grandes são as áreas que abrangem o setor da qualidade, podendo atuar no controle, garantia e gestão da qualidade, aprovando ou não produtos por meios de inspeções.

Renato trabalha numa empresa de metalúrgica, onde ele se encontra fazendo o curso de técnico em qualidade, o mesmo já está ajudando a empresa nos grupos de melhorias, Márcia já com o curso concluído conseguiu em trabalhar na área de inspeção, analisando as não conformidade dos produtos, Dafne, trabalha uma empresa de tinta mesmo tendo o curso tecnico em química ela fez o curso tecnico em qualidade, inspeciona a qualidade das tintas, Pedro, trabalha em contabilidade e é multiplicar da qualidade na empresa onde trabalha, com a sua equipe ele conseguiu colocar na prática tudo que aprendeu durante o curso, e pode ajudar a empresa a trazer resultados satisfatórios.

Este profissional poderá atuar em qualquer área organizacional, já que é capaz de dar apoio aos processos de planejamento, organização, coordenação, execução e controle, que estejam ligadas à qualidade de processos, produtos e serviços, auditórias internas/externas.

No Hotel Bem-estar, o Senhor Francisco o proprietário, quer instalar melhorias internas para aumentar a capacidade hoteleira de 25% a mais, com isso que ajuda dos funcionários e do grupo da qualidade para ajudá-lo, no uso do ISO 9001.

Sistema de Gestão da qualidade, sabendo que o sucesso de uma instituição depende de vários fatores que trabalham juntas, são elas: colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade/meio ambiente, governo, investidor/ proprietários, todos juntos teremos o ganho a ganho e melhorias para todos.

Na reunião existiam várias dúvidas, se realmente dará certo, qual o ganho que a empresa e os funcionários terão? Outros já trabalhou em empresa que não conseguiu o certificado do ISO 9001, o proprietário do hotel sabe que a produtividade da sua empresa não é boa, por isso ela tanto quer instalar as normas, e por causa da concorrência, com a ajuda da qualidade ele irá ter mais competitividade, mais lucro, melhoria nos processos, eficácia.

Para uma empresa o certificado do ISO 9001, trata se uma oportunidade melhoria sobre mais diversos aspectos, e com resultado disso consegui entregar um produto com uma maior padronização e qualidade, além disso também boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores, desenvolvimentos dos colaboradores, melhores condições para competitividade no mercado, otimização de processos e custos.

As três empresas apresentadas, fábrica de móveis, prestadora de serviços de usinagem e a terceira uma desenvolvedora de software, na primeira o proprietário informa que com a utilização da ISO 9001, a empresa só teve ganho, já com ela a mais de 2 anos, a empresa conseguiu melhorar os processos e gestão dos negócios, com os controles de documentos, melhorou os indicadores de qualidades e ganhado mais clientes, diminuiu o desperdiço dos produtos e aumentou a sua lucratividade. A segunda em empresa no ramo de usinagem, a mesma obteve a certificação por exigências dos clientes, ele relata que foi um pouco complexo e um também dificil para instalar logo de início, quando implementou o 5s teve um grande ganho seus documentos organizados e documentados, teve o melhor desempenho da liderança e disseminação da qualidade. A terceira em empresa desenvolvedora de software, já tem a certificação há 3 anos e podem perceber um grande ganho neste período, serviu para mapear alguns processos que eram desconhecidos por alguns colaboradores, e também a atenção na qualidade em seus produtos, as normas do ISO 9001, não o deixou engessado os seus processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com