TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel da Informação na Tomada de Decisão

Por:   •  20/10/2020  •  Abstract  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

O papel da informação na tomada de decisão

Você sabia que as informações sobre as demandas de mercado são de extrema importância na tomada de decisão do empresário rural? Isso que dizer que o empresário rural, geralmente, avalia os desejos, as exigências e as solicitações de quem vai adquirir seu produto. Contudo, de nada adianta saber que as coisas mudam muito rápido, que as estratégias devem se basear nas informações de mercado e que a tecnologia transformou a forma de se produzir, se a forma de gestão dos negócios rurais ainda se apresentar analógica e distante dessas realidades.

O conceito de sistema de informação

A utilização da tecnologia no meio rural não é absolutamente nova, em especial, na produção. Entre 1970 e 2014, por exemplo, houve grande aumento da produção brasileira de grãos, fruto da incorporação de novas tecnologias de produção que avançaram os ganhos de produtividade, afetando a economia.

Por sistema de informação, deve-se entender “um conjunto organizado de pessoas, de hardware, de software, de redes de comunicação e de recursos de dados que coletam, transformam e disseminam informações em uma organização” (O’BRIEN, 2004).

Fica claro, portanto, que um sistema de informação é muito mais do que computadores. Sua aplicação requer noções de estratégias para apoio a decisões de mercado e profundo conhecimento de negócio e do ambiente onde esse está inserido.

Coleta e registro de dados

O avanço da tecnologia facilitou o acesso à informação, não é mesmo? Mas será que nas suas ações diárias de tomada de decisão quanto mais informação, melhor? Nem sempre. O excesso de informações pode gerar alguns problemas aos gestores, pois não significa, necessariamente, que elas sejam relevantes para o negócio. Segundo O’Brien (2004), quando os empresários se deparam com informações pouco atualizadas, inexatas ou de difícil interpretação, elas deixam de ser importantes ou úteis para a gestão de qualquer negócio.

Transformando dados em informações

A administração da empresa rural depende de variáveis que são diferentes entre si e, ao mesmo tempo, dependentes uma das outras. As variáveis internas são de maior domínio do administrador rural, diferente das variáveis externas, as quais ele tem menos controle.

Todas as transações no meio agropecuário são complexas. Imagine quantos insumos são necessários para a produção, quantas são as formas de distribuição dessa produção e como essas variáveis estão atreladas às especificidades de cada negócio agropecuário.

Uma forma de tornar os dados mais compreensíveis é por meio da organização. Imagine com um clique na tela do computador identificar o total das contas a pagar, a quantidade vendida no mês ou, ainda, qual o tipo de custo que está dificultando o ganho de competitividade. Prático, não é mesmo? Daí a importância de se investir na forma de apresentação dos dados. O conteúdo deve ser facilmente identificável pelo gestor de tal forma que ele consiga, por exemplo, identificar produtos ou setores que dão lucro ou prejuízo, bem como o porquê.

Quando bem articulados, software e gestor, a utilização das informações é capaz de reduzir as incertezas, identificar oportunidades, medir o desempenho e promover mais assertividade na tomada de decisão, mesmo diante de contextos tão dinâmicos quanto os impostos pelos mercados agropecuários. Analisando e comparando os tipos de inform

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com