TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel da Percepção no Processo de Escolhas e Tomada de decisões

Por:   •  21/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.820 Palavras (24 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 24

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DINÂMICA DOS GRUPOS DESENVOLVIDO PELA FACULDADE MONTEIRO LOBATO – FATO EM PARCERIA COM A SOCIEDADE BRASILEIRA DE DINÂMICA DOS GRUPOS – SBDG[pic 1][pic 2]

Eliete Gomes Ferreira

Maria Edna Ornelas Lima

Maria Inês Ribeiro Alvim

Maria Regina Andrade

O PAPEL DA PERCEPÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLHAS E TOMADA DE DECISÕESNA DINÂMICA GRUPAL

Belo Horizonte

2016


Eliete Gomes Ferreira

Maria Edna Ornelas Lima

Maria Inês Ribeiro Alvim

Maria Regina Andrade

O PAPEL DA PERCEPÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLHAS E TOMADA DE DECISÕES NA DINÂMICA GRUPAL

Pré-projeto apresentado à disciplina de Metodologia Científica, do Curso de Pós-graduação em Dinâmica dos Grupos da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, como requisito parcial para conclusão de curso.

Orientadoras: Eliane Rank

                      Samara Costa e Silva

Belo Horizonte

2016


SUMÁRIO

1. Título:        3

2. Tema:        3

4.1 Geral:        3

4.2 Específicos:        3

5. Hipóteses:        3

6. Justificativa:        4

6.1 Aspectos Empíricos:        4

6.2. Aspectos Teóricos:        5

6.2.1Percepção        5

6.2.2 O processo de escolha        7

6.2.3 Tomada de decisão        8

7. Metodologia        11

7.1. Ficha Técnica        11

7.2. Elenco Principal:        11

7.3. Sinopse do Filme – O Sorriso de Monalisa        12

7.4. Cenas do Filme “O Sorriso de Mona Lisa”        14

8.  Cronograma:        17

9. Referências        17


1. Título:

O Papel da Percepção no Processo de Escolhas e Tomada de Decisões na Dinâmica Grupal.

2. Tema:

A Influência e a relevância da ampliação da percepção nas escolhas e tomada de decisão no processo grupal.


3.Problema:

Quais são as influências e a relevância do desenvolvimento da percepção no processo de escolhas e de tomada de decisão grupal?

4. Objetivos:

4.1 Geral:

Analisar a influência e relevância da ampliação da percepção no processo de escolhas e de tomada de decisão na dinâmica grupal

4.2 Específicos:

  • Conceituar percepção, escolhas e tomada de decisão;
  • Identificar o processo de escolhas para tomada de decisão a partir da ampliação da percepção;
  • Analisar a importância da percepção nos processos de escolha e tomada de decisão.

5. Hipóteses:

A ampliação da percepção dos indivíduos no grupo potencializa a capacidade de tomada de decisão por estar calcada em escolhas conscientes, consensadas e reflexivas.

6. Justificativa:

6.1 Aspectos Empíricos:

As pesquisadoras optaram pelo desenvolvimento do tema: “A Influência e a relevância da ampliação da percepção nas escolhas e tomada de decisão nos processos grupais”, por vivenciarem grupos em seus inúmeros contextos e considerarem que essa pesquisa poderá contribuir para o desenvolvimento do indivíduo no grupo e dos diversos tipos de grupos: social, familiar e acadêmico.

Vale ressaltar que o ser humano é grupal e tudo que lhe ocorre, ocorre em grupo e gera resultados. Quando a relevância da ampliação da percepção dos integrantes de um grupo, assim é considerada pelo próprio grupo, pode surgir um alinhamento de crenças individuais que favoreça a tomada de decisão coletiva afetando os resultados do mesmo.

Acredita-se que a ampliação da percepção dos indivíduos no processo grupal potencializa a capacidade de Tomada de decisões, por estar calcada em escolhas conscientes, consensadas e reflexivas. Auxilia também as pessoas na organização dos seus processos de percepção modificando assim os processos de percepção grupal.

Quando o indivíduo no grupo percebe e compreende onde está a sua própria dificuldade e, ou patologia, poderá se trabalhar melhor e até curar-se, pois quando a percepção se amplia, o embasamento também é ampliado. Esse processo interfere na convivência do indivíduo com os membros de sua família e com os membros dos diversos grupos sociais. Afeta sua história pessoal e afeta, por consequência, a dinâmica do grupo.

Para o meio acadêmico, esse artigo poderá quebrar paradigmas, gerar novas perspectivas por meio da possibilidade de mudanças em metodologias consideradas obsoletas, promover inovações conscientes oportunizando a ampliação da percepção de educadores e educandos. Poderá também fortalecer e ampliar métodos que gerem resultados, que transformem indivíduos nos grupos, que transformem grupos, que por sua vez, enquanto instituição transformada gere transformação na sociedade. É a educação percebida como um meio de transformar vidas, de gerar também desenvolvimento psíquico, físico e emocional e não apenas o desenvolvimento cognitivo.

O acesso ao embasamento teórico utilizado nesse artigo, além de conferir cunho científico a esse trabalho, oferece aos diversos públicos e, principalmente, aos pesquisadores do meio acadêmico uma bibliografia importante sobre o tema aqui tratado. Esse processo leva à ampliação do leque de escolhas dos indivíduos e dos grupos, gerando tomada de decisões com base em percepções, experimentações, reflexões e flexibilidade.

Conhecer e compreender esse tema à luz dos autores escolhidos e, sobretudo, conferir a importância da pesquisa científica relacionada à influência e a relevância da ampliação da percepção nas escolhas e tomada de decisão nos processos grupais configura-se mais uma contribuição para o meio acadêmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (493.7 Kb)   docx (63.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com