TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento Estratégico Surgiu a Partir da Segunda Revolução Industrial

Por:   •  14/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  1.219 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA: 1

DATA: 12/08/2015

NOME DO ALUNO: Bernardo Costa Ferreira

POLO: Barroso

DISCIPLINA:  Administração estratégica

TUTOR:  Jaquiele Aparecida Geraldo

O pensamento estratégico começou a surgir a partir da Segunda Revolução Industrial, pois na Primeira Revolução Industrial, ainda não havia concorrências. Já na segunda, começou o desenvolvimento de ferrovias e empresas de produtos manufaturados, e isso fez com que os gestores dessas empresas começassem a pensar em estratégias para vencer a concorrência.

E esse pensamento estratégico começou a ficar mais evidenciado nos anos 30 do século XX, com a forte concorrência entre a General Motors e a Ford, no qual a General Motors traçava uma estratégia baseada nos pontos fracos da Ford, lançando novidades no mercado automobilístico, como novos modelos e cores de carros.

Com a explosão da Segunda Guerra Mundial, a estratégia muda de concepção, devido a falta de recursos, e os poucos que tinha, eram alocados para alguma emergência.

Mas logo depois da guerra nos anos 50, o pensamento estratégico voltou com tudo, devido a grande aceleração da economia, a demanda estava em alta, e com isso o mercado estava bastante competitivo. E por causa disso alguns autores da época começaram a usar a técnica de estudo de caso para analisar as empresas, traçando objetivos e metas.

Nos anos 60, ocorreu o auge das consultorias no ramo de estratégias, e esse auge ocorreu simplesmente por não haver uma padronização do pensamento estratégico dentro das empresas. E uma dessas consultorias, foi a BCG, que ficou mais conhecida pelo fato de ter criado a matriz do crescimento e participação, que era utilizada para analisar o portfólio de produtos das empresas, e ter criado também a curva de experiência.

Os anos 70 foi o auge do pensamento estratégico, pelo fato de ter ocorrido uma análise da indústria de Michael Porter que é um dos maiores especialistas em estratégia, no qual sua proposta era que a partir de uma análise sistemática em uma indústria, a empresa poderia escolher uma estratégia a ser seguida.

Nos anos 80, Michael Porter lançou dois livros de grande importância no campo da estratégia, que foi estratégia competitiva, no qual concebeu um modelo de análise de indústrias baseado em cinco forças competitivas, para buscar a lucratividade; também lançou o livro vantagem competitiva, no qual descreve a idéia de criação de valor na busca de vantagem competitiva pelas empresas.

Os anos 90, foi caracterizado pela ampliação dos debates sobre estratégia na forma de administrar organizações, e isso ocorreu devido às mudanças socioeconômicas, causadas pela expansão de mercados como a abertura de fronteiras comerciais entre países, mudanças tecnológicas e o aumento das trocas de informações.

 No século XXI , começou a exigir novas formas organizacionais, devido a grandes transformações no decorrer do tempo, tendo como desafio o desenvolvimento de estratégias competitivas e cooperativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com