TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico, Micro e Pequena Empresa

Por:   •  6/3/2019  •  Tese  •  2.493 Palavras (10 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 10

Resumo

Palavras-chave:Planejamento estratégico, micro e pequena empresa.

1 INTRODUÇÃO

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão, onde aponta as medidas que a empresa deve tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades de um mercado cada vez mais competitivo.

Sendo assim, mensura a importância de implantar nas micro e pequenas empresas o planejamento estratégico, onde inicialmente é necessário avaliar e reconhecer cada ambiente interno e externo, consumidores e fornecedores, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, que visam avaliar através da limitação do capital financeiro. O método e os tipos de controle necessário para planejar se torna um processo contínuo, devido as condições externas mutáveis.

Toda empresa ou organização conta com três níveis de administração, decisão e operação, o planejamento é um processo desenvolvido com o objetivo de alcançar uma determinada situação almejada, ou seja, é a preparação para o alcance dessa "situação", que ocorre através de um planejamento bem feito, otimizando os recursos da organização e tornando-os mais eficiente e eficaz em sua aplicabilidade. Os principais fundamentos de um bom planejamento, são: a definição dos objetivos e a concepção de planos que integram e coordenam as atividades da organização de forma a atingir esses objetivos. Esses aspectos definem os três níveis de planejamento empresarial, podendo ser, estratégico, tático ou operacional.

O planejamento estratégico desenvolvido pelo mais alto escalão da organização tendo como premissas a missão e a visão de forma estratégica. É o mais amplo dos três itens que compõe o planejamento abrange toda a organização, é como um processo gerencial que possibilita estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da mesma com seu ambiente, é um processo permanente e contínuo. Suas características básicas são: globalidade e longo prazo.

Visto que, antes de organizar a empresa devem ser elaborados planos e metas claras e objetivas, estabelecendo propósitos e direções para as atividades, isso fará com que a empresa não feche as portas, nos primeiros anos de vida, não eliminando os riscos, porem o planejamento estratégico viabiliza a organização a identificar e lidar com problemas possíveis existentes, antes de causar sérios danos e assim aproveitar as oportunidades.

Com base nos dados do SEBRAE (2014), as pequenas e micros empresas vêm adquirindo uma importância crescente no país, conhecida como MPE (Micro e pequenas empresas), elas geram 27% do PIB (Produto Interno Bruto),corresponde a 67% dos empregos diretos e respondem por 2% de ponto de exportações, onde uns dos principais fatores para que não sobrevivam com a falta do planejamento, com isso, não conseguem se manter no mercado por mais de meia década. Mediante o presente trabalho tendo como foco esclarecer os principais passos estratégicos para sobrevivência das MPE.

Tendo como objeto de estudo o Planejamento Estratégico na gestão empresarial de pequenas e micro empresas, onde definiu o seguinte problema de pesquisa: Até que ponto o planejamento estratégico beneficia o crescimento de uma micro e pequena empresa?

O objetivo desse estudo tem fundamento em analisar a importância da implementação do planejamento estratégico dentro das empresas de pequeno porte, determinando métodos e controles necessários para o tipo de administração que a empresa deve adotar, para que não chegue a mortalidade nos primeiros anos de vida, sendo ela micro ou pequena empresa.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Conceito e Características de Planejamento Estratégico

Segundo Wright et al (2007, p. 43), no planejamento estratégico devem ser tanto de cunho, humano, organizacional e físico. Desempenhando um envolvimento continuo a longo prazo. Ainda assim não podemos descartar que mesmo com planejamento desenvolvido e formal, as incertezas e riscos são imprevisíveis.

Ainda para os autores, (2007, p. 37), mesmo com planejamento estratégico implantado, é de suma importância a modificação e atualização do mesmo, a medida em que as condições organizacionais e ambientais evoluam, auxiliando na tomada de decisões.

Segundo Salim et al (2005, p. 3), a chave para um bom plano de negócios e identificar as melhores oportunidades e saber aproveitá-las, no atual mercado muitas empresas ainda funcionam por bastante tempo, mesmo sem um planejamento estratégico, isso se torna arriscado e limitado sem um plano de negócios.

Segundo Lucena (1995, p. 174), um dos problemas críticos do planejamento estratégico é a sua operacionalização do plano de ação.

Ainda segundo a autora, (1995, p. 174), para se evitar a inviabilidade dos projetos e manter a credibilidade e funcionalidade do planejamento estratégico, será necessário estar atento aos fatores e variáveis que poderão comprometer o atingimento dos objetivos definidos, daí o planejamento não pode ser algo estático e intocável, mas tão dinâmico quanto a própria natureza das organizações.

Para Oliveira (2006, p. 35), as medidas a serem tomadas por meio do planejamento estratégico, tem como objetivo, suprir as novas necessidades e fatores do futuro, sem arremeteras dificuldades do passado.

Ainda para o autor, (2006, p. 48), o planejamento deve ser desenvolvido pelo grau administrativo da empresa, havendo assim, uma harmonia entre o ambiente organizacional e os objetivos a serem alcançados.

Segundo Chiavenato, (2000, p. 180 ), o planejamento estratégico, é a maneira que a empresa busca para alcançar os objetivos desejados, fazendo uma estratégia, planejando a longo prazo.

Ainda para o autor, (2000, p. 180-182), a elaboração do planejamento estratégico consiste em quatro fases:

  • Formulação dos Objetivos Organizacionais: A empresa escolhe os objetivos a longo prazo e define a ordem de importância.
  • Análise Interna das Forças e Limitações da Empresa: É uma análise organizacional das condições internas, observando os pontos fortes e fracos de cada recurso, envolvendo o que a empresa dispõe para suas operações atuais e futuras. Análise da estrutura organizacional da empresa, seus aspectos positivos e negativos, distribuindo seus objetivos organizacionais em objetivos de departamentalização e a avaliação de desempenho da empresa em quesito de sua complexidade.
  • Análise Externa do Ambiente: Analisar as condições externas que rodeiam a empresa, envolve o mercado abrangido, tendências atuais e futuras, oportunidades e perspectivas. A concorrência e competição, empresas que atuam no mercado disputando os mesmos clientes.
  • Formulação das Alternativas Estratégicas: Ação futura que a organização pode adotar para atingir seus objetivos, formulando alternativas que possam adotar para alcançar os objetivos.

Ainda para Chiavenato, (2000, p. 182), todos os elementos citados que estruturam o planejamento estratégico, se bem formulados de acordo, a organização está preparada para chegar no futuro, se propondo a fazê-lo a partir do presente.

2.1.1 Tipos de Planejamentos

        Segundo Sobral e Peci (2008, p. 134-135), os planos são: estratégico, tático ou operacional. O plano estratégico, é a organização como um todo, as decisões são feitas a longo prazo, com objetivos gerais, sendo ele o topo da pirâmide, e os planos são poucos específicos. O plano tático traduz os objetivos gerais em específicos , as orientações são feitas em médio prazo definindo os principais ações a empreender para cada área gerencial e por fim os planos operacionais, são os processos específicos a curto prazo, contribuem para sustentar os planos estratégicos e táticos e são constantemente adaptados diante dos desafios e oportunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com