TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico: Uma Análise Comparativa Entre O Serviço De Desembaraço Aduaneiro

Por:   •  5/7/2023  •  Artigo  •  5.224 Palavras (21 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 21

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O SERVIÇO DE DESEMBARAÇO ADUANEIRO DE EXPORTAÇÃO REALIZADO PELA PRÓPRIA EMPRESA EM PARANAGUÁ/PR E O SERVIÇO TERCEIRIZADO REALIZADO EM SANTOS/SP.

                                                        Daniel Pinheiro Corrêa [1]

Eliana Granadier [2]

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo expor as principais diferenças entre o serviço de desembaraço aduaneiro de exportação efetuado pelo próprio exportador na cidade de Paranaguá/PR e o mesmo serviço realizado na cidade de Santos/SP, visualizando a identificação dos principais pontos que oneram e atrasam as operações de desembaraço aduaneiro de exportação dentro da empresa objeto desta pesquisa, e de alguma maneira contribuir com a melhoria dos serviços realizados dentro da área de desembaraço aduaneiro de exportação. Este setor é o principal ponto estratégico para a diferenciação entre os concorrentes. Nesse sentido, visando a redução de custos e melhoria continua na qualidade dos serviços realizados, busca-se encontrar a melhor forma para realizar o desembaraço aduaneiro, bem como, ter maior agilidade nas informações e decisões estratégicas.

Palavras-chave: desembaraço aduaneiro de exportação, exportador, ponto estratégico, informações, decisões estratégicas.

1 INTRODUÇÃO

        

        A empresa objeto desta pesquisa está atualmente em todo o território nacional, pois trata-se de uma multinacional estrangeira no ramo de agronegócios focada na produção, fabricação e comercialização de commodities. O setor de desembaraço aduaneiro de exportação na atualidade existe apenas na filial situada na cidade de Paranaguá/PR, sendo que a companhia possui filiais distribuídas em todos os principais portos do Brasil.

O presente trabalho tem como objetivo comprovar que o serviço de desembaraço aduaneiro de exportação realizado internamente possui qualidades competitivas mais vantajosas e atrativas que o serviço contratado realizado por terceiros. Ainda nesse sentido, busca-se também verificar a possibilidade de aplicar o planejamento estratégico na área do desembaraço aduaneiro, de forma que os processos que hoje existem, possam ser otimizados.

Efetuando um comparativo entre os serviços de despacho aduaneiro de exportação realizados internamente na filial situada no porto de Paranaguá/PR, e os serviços prestados por terceiros no porto de Santos/SP, pode-se visualizar os gargalos que impedem o desenvolvimento continuo do setor de exportação, auxiliando na tomada de decisões e no aperfeiçoamento das atividades e processos de trabalho.


2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Christensen e Rocha (1995) afirmam que as origens do termo estratégia encontram-se na teoria militar, de onde foi adotado, significando a utilização do combate para atingir a finalidade da guerra. No contexto organizacional, estratégia refere-se a forma da empresa trabalhar da melhor maneira possível, de forma que consiga prever riscos, analisar as possíveis oportunidades no mercado, como também saber identificar as ameaças e fraquezas dos seus concorrentes. No geral, trata-se da empresa não sem pega de surpresa, principalmente no ambiente de hoje, visto que o mercado sofre constantes mudanças.

Segundo Silva (2001), o planejamento é um dos principais fundamentos da administração, pois planejar pode ser definido como criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo, criando também ações que ajudem a concluir os objetivos estipulados.

Maximiano (1995) acredita que o planejamento envolve dois fatores principais, tempo e incerteza, assim as organizações devem definir seus objetivos e os meios para conseguir atingi-los, tomando decisões na atualidade que implicarão no futuro da organização, na materialização destes objetivos e no tempo em que serão atingidos.

O planejamento estratégico é uma das principais ferramentas da administração, pois o mesmo possui vários recursos para se aplicar no dia a dia da empresa.

Planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”. O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios. (KOTLER, 1992, p.63).

Nesse sentido, nota-se que o planejamento estratégico, é uma forma de organizar as ideias e estratégias para definir as ações que serão tomadas para alcançar os objetivos estipulados pela empresa, podendo assim, envolver toda a empresa no processo. Trata-se também de uma oportunidade da empresa se auto analisar, verificando em detalhes o mercado em que está atuando, bem como seus concorrentes.

Segundo Mintzberg (2004), o que torna o planejamento diferente dos outros processos administrativos é que através do planejamento estratégico ocorre a formalização dos planos, de maneira que possa ser criando um sistema para toda tomada de decisão, outro ponto importante destacado pelo autor, é que o planejamento estratégico deve ser visto como um meio de facilitar as ações estipuladas e não como um controle.

Conforme Matos (1999, p.30), o planejamento estratégico apresenta cinco características fundamentais:

  1. O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável. Ou seja, sujeito à incerteza a respeito dos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza tem suas decisões baseadas em julgamentos e não em dados concretos. Reflete uma orientação externa que focaliza as respostas adequadas às forças e pressões que estão situadas do lado de fora da organização. (MATOS, 1999, p.30).

 

  1. O planejamento estratégico é orientado para o futuro. Seu horizonte de tempo é o longo prazo. Durante o curso do planejamento, a consideração dos problemas atuais é dada em função dos obstáculos e barreiras que eles possam provocar para um almejado lugar no futuro. (MATOS, 1999, p.30).

  1. O planejamento estratégico é compreensivo. Ele envolve a organização como uma totalidade, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeitos sinergéticos de todas as capacidades e potencialidades da organização. A resposta estratégica da organização envolve um comportamento global, compreensivo e sistêmico. A participação das pessoas é fundamental nesse aspecto, pois o planejamento estratégico não deve ficar apenas no papel, mas na cabeça e no coração de todos os envolvidos. São eles que o realizam e o fazem acontecer. (MATOS, 1999, p.30).

  1. O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso. Devido à diversidade dos interesses e necessidades dos parceiros envolvidos, o planejamento deve oferecer um meio de atender a todos na direção futura que melhor convenha para que a organização possa alcançar seus objetivos. Para isso, é preciso aceitação ampla e irrestrita para que o planejamento estratégico possa ser realizado através dessas pessoas em todos os níveis da organização. (MATOS, 1999, p.30).
  1. O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional. Por estar orientado para a adaptação da organização ao contexto ambiental, o planejamento constitui uma tentativa constante de aprender a ajustar-se a um ambiente complexo, competitivo e suscetível a mudanças. (MATOS, 1999, p.30).

Nos dias atuais as mudanças no mundo empresarial ocorrem com muita rapidez, e o foco principal das organizações é satisfazer as necessidades não só de seus clientes externos, mas também de seus colaboradores, também chamados de clientes internos, para isso é necessário que haja um planejamento a longo prazo para definir onde a organização quer chegar, atingir seu objetivo, permanecer ativa, como e quando será feito esse planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (155.4 Kb)   docx (419.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com