TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Orçamentário

Por:   •  13/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 3

3. Planejamento orçamentário e seus instrumentos.

3.1. O que é o planejamento orçamentário?

       Para se ter uma melhor compreensão começaremos com o significado do verbo planejar que é decretar previamente ações ou intenções futuras. É exatamente assim que tem que ocorrer com o planejamento orçamentário ele defini seus atos para poder cumprir seu papel, que é de monitorar as finanças, obter um valor estimado de gastos e receitas, melhorar imperfeições e garantir que as metas sejam alcançadas dentro do tempo limite.

        E para que seu papel seja cumprido a Constituição Federal estabeleceu três instrumentos de Planejamento: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

3.2.  Plano Plurianual (PPA).

       Este deve ser feito no primeiro ano de governo, deixando claro suas diretrizes, propósitos e finalidades de forma regionalizada para os gastos e investimentos. É este plano que orienta as ações dos gestores durante os quatro anos, e ele deixa ciente a população do que será feito para desenvolver o local. Para sua elaboração é necessário ter dados sobre a situação atual do local para definir as perspectivas.

        A Constituição Federal confirma:

        Art.165. § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

3.3. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

        Esta é uma lei anual, que deve estabelecer as metas e prioridades para o ano seguinte junto com os gastos que serão feitos. Ela também orienta na elaboração da LOA para que esteja de acordo com o PPA.

          A Constituição Federal confirma:

          Art.165. § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

3.4. A Lei Orçamentária Anual (LOA).

       Esta é elaborada anualmente e defini as prioridades e metas que serão alcançadas naquele ano. E também ela prevê o dinheiro que vai entrar e fixa a quantia que irá ser gasta, e caso seja preciso gastar mais que o estipulado é necessário que o Poder Executivo emita uma medida temporária para aguardar a aprovação do Congresso Nacional, mas isso ocorrerá se for uma situação muito grave.

Resumo

 Este artigo tem o objetivo de informar sobre o orçamento público e seus princípios que são de extrema importância e que são como regras no qual o Poder Legislativo deve fiscalizar o Poder Executivo. E isto tem uma grande relevância para sociedade já que através destes que o futuro dos municípios, cidades e estados são elaborados. Isso tudo se tornou possível com a elaboração das leis que são instrumentos que auxiliam o planejamento desse orçamento público para que tudo seja muito bem organizado, que iremos explicar mais adiante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com