TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Pessoal

Por:   •  22/11/2017  •  Artigo  •  7.128 Palavras (29 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 29

JOGO ABERTO: Avaliação da transparência nos portais eletrônicos dos clubes de futebol no Brasil

Fair Play: Transparency assessment in homepages of football clubs in Brazil

Rodrigo Dornelas Scofield[1]

Wendel Alex Castro Silva[2]

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar o nível de transparência nos sítios eletrônicos dos clubes de futebol do Brasil. A pesquisa foi realizada seguindo uma abordagem qualitativa. Para a coleta e registro dos dados, foi utilizado um protocolo de observação construído sobre a base dos três atributos de transparência: a publicidade, a utilidade e a compreensibilidade. Para análise dos dados foi aplicada a técnica semelhante à análise de conteúdo popularizada por Bardin (1977). Os resultados apontam que muito embora as práticas de governança não sejam algo ainda tão difundido nos clubes de futebol brasileiro, pode-se atribuir um nível adequado de transparência aos sítios eletrônicos. Todavia, após as observações realizadas nos sítios eletrônicos, nos documentos e nos conteúdos analisados, percebe-se, também, uma forte tendência dos clubes em atenderem apenas aos quesitos da Lei 13.155/15.

Palavras-chaves: Governança Corporativa. Transparência. Futebol. Profut. Sócio Torcedor.

Abstract

The objective of this study is to investigate the level of transparency in football clubs (soccer clubs) websites from Brazil. The survey was conducted following a qualitative approach. To collect and record the data, an observation protocol built on attributes of transparency: advertising, usefulness and comprehensiveness, was used to collect and record the information received.  Data analysis was applied to a technique similar to content analysis popularized by Bardin (1977). The results show that, although governance practices is not something still so widespread in Brazilian football clubs, an adequate level of transparency is attributed to the homepages. However, following the observations made in the websites, the documents and the contents analyzed, show a strong trend of clubs, to only meet what law 13.155/15 requires of them.

Key words: Corporate governance. Transparency. Football. Profut. Socio-supporter.

  1. Introdução

No propósito de fortalecer o futebol nacional, em 4 de agosto de 2015, foi sancionada a Lei Federal nº 13.155, que estabeleceu os princípios e práticas de responsabilidade fiscal e financeira e de gestão transparente e democrática para entidades desportivas profissionais de futebol. A referida lei também criou o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro – PROFUT. Com tal dispositivo legal em vigência, os clubes brasileiros de futebol que aderiram ao programa terão a opção de parcelar os débitos junto à Secretaria da Receita Federal, na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e no Banco Central do Brasil, e alguns débitos previstos no Ministério do Trabalho e Emprego.

Dessa forma, espera-se que os clubes possam se organizar econômica e financeiramente com a adoção de boas práticas administrativas. Para Resende e Dalmácio (2015, p. 106), “os clubes brasileiros deveriam ser gerenciados como empresas e seus torcedores deveriam ser tratados como clientes”. Esses autores também acreditam “que as práticas de governança corporativa e seus fundamentos podem auxiliar o processo de quebra de assimetria informacional nas sociedades sem fins lucrativos (clubes de futebol)”. Entretanto, para os autores, a realidade é bem diferente. O futebol brasileiro é delineado por atos de corrupção, escândalos e má gestão.

Diante do cenário apresentado, verifica-se o surgimento de outros movimentos que buscam incentivar e cobrar a adoção de mecanismos de maior responsabilidade e transparência e também de fortalecimento econômico-financeiro. Dentre eles, destacam-se o Movimento Bom Senso Futebol Clube ‒ Bom Senso FC (www.bomsensofc.org.br) e o Movimento por um Futebol Melhor – MFM (www.futebolmelhor.com.br).

O “Bom Senso FC” nasceu da iniciativa de diversos jogadores profissionais preocupados com o atual estado do futebol brasileiro. Uma das principais propostas do movimento é o Fair Play Financeiro, que consiste em um sistema de controle das finanças que obriga os clubes a gastarem apenas o que arrecadam.

O “Movimento por um Futebol Melhor” surge da iniciativa de unir os principais agentes envolvidos.  Para o MFM, o movimento incide na união de torcedores, clubes e grandes empresas que acreditam que o futebol brasileiro tem um grande potencial de desenvolvimento. Uma das principais ações é o fomento à adoção do programa Sócio Torcedor como estratégia de inovação para incremento das receitas dos clubes. Conforme Cardoso e Silveira (2014), o Programa Sócio Torcedor, além de inovador, possui um grande potencial de aumento das receitas.

Partindo do pressuposto teórico da governança corporativa ‒ que tem na transparência um dos seus princípios de maior importância ‒, e da necessidade imposta pela Lei 13.155/2015, com o objetivo de compreender como os gestores do futebol brasileiro estão se organizando no processo de adoção ao Profut, este trabalho busca responder à seguinte questão: Qual o nível de transparência que pode ser atribuído aos sítios eletrônicos dos clubes brasileiros de futebol após a adesão ao Profut?

O objetivo geral consiste em investigar o nível de transparência nos sítios eletrônicos dos clubes de futebol participantes da série A do campeonato brasileiro de 2016 que aderiram ao Profut em 2015 e participam do MFM.

Como desdobramentos do objetivo principal, temos, de forma mais específica, os seguintes objetivos:

  1. Avaliar nos portais eletrônicos a publicidade das informações a partir da divulgação e da facilidade de acesso aos conteúdos;
  2. Avaliar nos portais eletrônicos a utilidade das informações divulgadas para tomada de decisões a partir da relevância e da confiabilidade;
  3. Avaliar nos portais eletrônicos a compreensibilidade das informações divulgadas a partir da linguagem e da apresentação dos relatórios disponibilizados.

Após apresentados os objetivos, cabe, neste momento, esclarecer aos leitores que não há interesse neste estudo em estabelecer um ranking de transparência. Este estudo limitar-se-á a investigar, sem generalizações, os principais aspectos de transparência aplicados aos conteúdos evidenciados exclusivamente nos sítios eletrônicos oficiais dos clubes.

O artigo está dividido em cinco seções, iniciando pela introdução. Em seguida, apresentam-se o referencial teórico e os procedimentos metodológicos utilizados. Os resultados da pesquisa empírica aparecem na quarta seção, e a última contempla as considerações finais do estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.4 Kb)   pdf (385.9 Kb)   docx (58.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com