TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento da Ação Empresarial

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Atps Processos Administrativos

Etapa 1:Planejamento da Ação Empresarial.

Professor Especialista: André Touguinha Assumpção

Nome: Cintiane Vianna da Costa,                             Ra: 3775765434.

Gabriela Fernandes Garcia,                                             4222801767.

Nathalia Azevedo Raiter,                                                4240820557.

Roselaine Fonseca.                                                          4236691037

Rio Grande, 27 de março de 2013.

Planejamento

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um futuro, identificar as metas e os objetivos que a empresa deseja alcançar. É onde estudamos os problemas, para corrigi-los e melhorar os pontos fortes na a empresa.

Sem Planejamento é impossível atingir objetivos ou fazer um projeto que envolva muitos passos, com o planejamento, é possível ter maior garantia para que o trabalho tenha sucesso. O planejamento divide-se em três níveis: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.

-Planejamento Estratégico

O Planejamento é realizado no nível institucional da empresa. É o mais amplo, projetado em longo prazo, tendo suas consequências estendida há vários anos pra frente. Abrange todos os recursos e áreas de atividade, preocupa-se em atingir os objetivos do nível organizacional e exige a participação integrada dos demais níveis da empresa Corresponde ao plano maior em que todos os demais estão subordinados. Fixa a natureza de uma empresa: missão, estratégias e objetivos, sua responsabilidade é a direção geral.

O planejamento estratégico envolve algumas etapas importantes: determinação dos objetivos empresariais, análise ambiental, análise interna da organização e seus recursos, a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas, estratégia escolhida por meio dos planos táticos e operacionais, acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados.

-Planejamento Tático

O planejamento no nível intermediário da empresa, representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais preocupam-se com a execução das tarefas e das operações. O planejamento tático está relacionado em como atingir as ideias que surgiram no planejamento estratégico.

As principais características do planejamento tático são: processo permanente e contínuo, é sempre voltado para o futuro, se preocupa com a racionalidade de decisão, , é sistêmico, interativo, uma técnica de alocação de recursos, uma técnica cíclica, função administrativa que interage com os demais,  uma técnica de coordenação, uma técnica de mudança e de inovação.

-Planejamento Operacional

É o planejamento que abrange cada atividade específica, curto prazo, envolve atividade isoladamente e se preocupa com em atingir metas específicas. Visa a realização do plano estratégico e tático, sua responsabilidade são os chefes de departamento.

Envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado. Preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e está voltado para otimização e maximização de resultados.

Seu problema básico é a eficiência. O planejamento operacional se baseia em uma infinidade de planos operacionais que se manifestam nas diversas áreas da empresa, no nível operacional. Embora heterogêneos e diversificados, os planos operacionais podem estar relacionados com métodos, dinheiro, tempo ou comportamentos.

Organizar

Refere-se à distribuição e arrumação dos recursos trazidos de fora da organização para dentro É dizer quem vai fazer o que e em que ordem. Montar equipes, destinar orçamentos, estabelecer prioridades. Deixar claro para todos o que cada um faz, quanto tempo tem para isso, como vai ser o controle e a cobrança, que recompensas estão no horizonte. É transformar o planejamento em ações objetivas e ordenadas.


Controlar

É assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente definidos. A essência do controle reside em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados. O controle consiste fundamentalmente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (43.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com