TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento de Marketing e a Análise SWOT

Por:   •  15/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

O marketing não se preocupa apenas com o produto, mas também, com a entrega ao consumidor final, o impacto no ambiente e na sociedade. O marketing interliga todos os departamentos de uma empresa, desde a compra da matéria prima, o desenvolvimento, a venda, a satisfação e o pós-vendas.

Podemos incluir junto a função de marketing a realização de uma análise completa da situação da empresa através da elaboração da Matriz SWOT, essa deve ser a principal etapa no processo de planejamento de marketing. Visando adquirir uma estratégia que conheça as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, tendo assim, um embasamento eficaz para enfrentar a concorrência.

Essa análise corresponde à identificação por parte da organização e de forma integrada dos principais aspectos que caracterizam a sua posição estratégica num determinado momento, tanto interna como externamente. (SILVEIRA, 2001, p. 209)

Assim, ao olhar para dentro e fora da empresa, e para o que é positivo e negativo, é possível obter um panorama completo dos fatores que podem determinar o sucesso, ou a possibilidade de fracasso, do seu projeto.

Sendo assim o princípio da análise SWOT é auxiliar nas tomadas de decisões. A diferença é que essa análise é feita com a óptica de um ambiente de negócios e existe um método por trás que ajuda a organizar as informações que  permite a construção de um planejamento estratégico muito mais assertivo, e uma tomada de decisões mais segura

No ambiente interno é possível ter o controle de tudo que o envolve, como a capacidade intelectual, tecnologia utilizada, ações de comunicação e marketing, cultura organizacional, gestão de projetos e entre outros. Já no ambiente externo entram questões que fogem do controle direto da organização, podendo ser relacionadas à política, crises econômicas, desastres ambientais, taxa de juros, inflação, concorrência, mudanças na legislação e entre outras.

Para que seja colocada em pratica a análise swot, a ideia é criar pesquisas que se concentrem na obtenção de feedback dos clientes, relacionado com a tomada de decisões que farão parte do seu plano de marketing. Desta forma, não só deixará as pesquisas anteriores para outros tipos de decisões; mas também colocando seus clientes no processo de tomada de decisões da empresa, com um estilo de marketing colaborativo.

A pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de campo, descritiva e qualitativa. Pesquisa de campo por procurar o aprofundamento de uma realidade específica; descritiva por descrever as características do arquivo com suas particularidades e; do tipo qualitativa por objetivar a identificação e compreensão das necessidades do campo de pesquisa estudado. (GIL, 2008)

A SWOT é um dos métodos mais fáceis de aplicar dentro do planejamento estratégico e visa traçar cenários possíveis antes de tirar qualquer projeto do papel. Dessa forma, pode-se evitar riscos e orientar decisões assertivas, contribuindo para os melhores resultados das campanhas.

  A análise começa pelos fatores internos, depois, faz-se um levantamento das condições do mercado, realiza-se as pesquisas, e é imprescindível identificar se a empresa possui mais força do que fraquezas, e se o mercado tem mais oportunidades do que ameaças além de enfatizar o ciclo da melhoria contínua, minimizando possíveis riscos.

Conforme destacam Feil e Heinrichs (2012), a Matriz SWOT permite a organização a perceber os fatores críticos de sucesso, auxiliando no reconhecimento dos pontos fracos e fortes nos seus bens e/ou serviços, sendo capaz de adaptar seus produtos e/ou serviços, desenvolver inovações, além de promover o reconhecimento da marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (430.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com