TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio de Artigos para Retórica e Semiótica

Por:   •  25/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.005 Palavras (21 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

CENTRO DE CIÊNCIAS EM GESTÃO E TECNOLOGIA

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

NOME DO ALUNO

Péricles Camillo Barra Nova de Melo

PORTFÓLIO INDIVIDUAL

SOROCABA

2019

PORTFÓLIO INDIVIDUAL

ATIVIDADE 1: Escolher um tema relacionado à área de Administração para o desenvolvimento de um artigo científico

TEMA: Discriminação dentro das empresas brasileiras.

JUSTIFICATIVA: Esse tema foi escolhido por fazer parte de um grande problema que sempre existiu em nossa sociedade e está cada vez mais sendo colocado em evidência, tornando-o um debate muito atual e necessário devido ao enorme impacto que ele causa aos indivíduos envolvidos e a empresa por detrás deles.


Atividade 2: Pesquisar três artigos sobre o tema selecionado nas revistas científicas eletrônicas (Portal Periódicos CAPES, Scielo, Google Acadêmico ou sites das próprias revistas). Apresentar as três referências selecionadas no formato ABNT.

Como fazer a pesquisa:

  1. Digitar na barra de pesquisa: “Scielo Ensino de _______ nos anos iniciais do Ensino fundamental 2018”. Usar o ano para ter acesso aos artigos mais recentes.

Ao encontrar o artigo, acessar, se estiver no site da revista a aba lateral “How to cite this article” ou “Como citar este artigo”. Escolher a opção ABNT e copiar abaixo. Fazer a tradução para o português nas informações eletrônicas  se necessário: “Disponível em: <   >. Acesso em:  08 out. 2018”.

  1. Entrar no site do Google Acadêmico e digitar na barra de pesquisa:  “Ensino de ________ nos anos iniciais do Ensino Fundamental 2018”.

Como apresentar a referência no formato ABNT de artigos disponíveis eletronicamente (NBR 6023:2018):

[pic 1]

Artigos selecionados:

  1. MAIOR, JORGE L. S. O direito do trabalho e as diversas formas de discriminação. Revista Síntese Trabalhista, 2001. Disponível em <http://www.jorgesoutomaior.com/uploads/5/3/9/1/53916439/o_direito_do_trabalho_e_as_diversas_formas_de_discrimina%C3%87%C3%83o.pdf> Acesso em: 09 jun. de 2019.

  1. GROSSI, MIRIAN P; SCHENDEILWEIN, IZABELA; MASSA, JIMENA M. Discriminação tem gênero no Brasil.  GV Executivo, 2013. Disponível em <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvexecutivo/article/viewFile/20625/19360> Acesso em: 09 jun. de 2019.

  1. IRIGARAY, H. A. R; SARAIVA, L. A. S; CARRIERI, A. P. Humor e Discriminação por Orientação Sexual no Ambiente Organizacional. ANPAD, 2010. Disponível em <https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/790/787> Acesso em: 09 jun. de 2019.

Atividade 3: Fazer um fichamento de cada um dos artigos científicos selecionados com foco no tema escolhido.  O fichamento deve ser apresentado na seguinte ordem:

  1. Referência do documento (ABNT)
  2. Fichamento na forma de parágrafo. Não há limitação de parágrafos. Pode incluir imagens de atividades que considere que possa enriquecer o desenvolvimento do tema para o leitor.
  3. Palavras-chave: veja nos artigos pesquisados como os autores escolhem as palavras-chave representativas do texto publicado. Abaixo a definição de “palavra-chave” de acordo com a NBR 6028. O uso no plural é “Palavras-chave”.

[pic 2]

[pic 3]

Usar para a leitura analítica dos artigos a proposta de análise temática apresentada por Severino (2007):

Análise temática: ouvir o autor do texto sobre o conteúdo da mensagem

  1. Do que fala o texto? Tema ou assunto.
  2. Apreensão da problemática que “provocou” o autor: problematização
  1. Como o assunto está problematizado?
  2. Qual dificuldade deve ser resolvida?
  3. Qual o problema a ser solucionado?
  1. Ideia central, proposição fundamental ou tese
  1. O que o autor fala sobre o tema, ou seja, como responde à dificuldade, ao problema levantado?
  2. Que posição o autor assume, que ideia defende, o que quer demonstrar? Normalmente a tese deveria ter formulação expressa na Introdução da unidade.
  1. Argumentação
  1. Como o autor demonstra sua tese, como comprova sua produção básica?
  2. Qual foi o seu raciocínio, a sua argumentação?

    A análise temática serve de base para o resumo ou síntese de um texto.

    Quando se pede o resumo de um texto, o que tem em vista é a síntese das ideias do raciocínio e não a mera redução dos parágrafos.

    O resumo pode ser escrito com outras palavras, desde que as ideias sejam as mesmas do texto.

    A análise temática fornece condições técnicas para se construir um roteiro de leitura (resumo orientador, organograma lógico) para seminários e estudo dirigido.

Referência

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007. p. 53-66.

Artigo 1: Referência do Artigo (ABNT). Não esquecer as informações eletrônicas: “Disponível em: < >. Acesso em: 06 out. 2018” (Exemplo)

  1. Fichamento no formato de parágrafo.

MAIOR, JORGE L. S. O direito do trabalho e as diversas formas de discriminação. Revista Síntese Trabalhista, 2001. Disponível em <http://www.jorgesoutomaior.com/uploads/5/3/9/1/53916439/o_direito_do_trabalho_e_as_diversas_formas_de_discrimina%C3%87%C3%83o.pdf> Acesso em: 09 jun. de 2019.

I- Introdução.

a) Igualdade formal e igualdade concreta.

Sob um ponto de vista estritamente jurídico, vem da Revolução Francesa o legado de que todos são iguais perante a lei. É preciso, portanto, que o direito ofereça instrumentos eficazes para que a igualdade não seja uma mera declaração, pois uma sociedade verdadeiramente democrática é aquela que fornece verdadeiras oportunidades iguais para o desenvolvimento da pessoa humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (276.6 Kb)   docx (186.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com