TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Elaboração de Políticas Públicas no Estado Capitalista Moderno

Por:   •  8/4/2018  •  Resenha  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO

Disciplina Estado e Políticas Públicas

Respostas as questões referente ao prefácio do livro "O Processo de Elaboração de Políticas Públicas no Estado Capitalista Moderno"

1) Logo no início do texto (página 06) os autores se referem “aos condicionantes – de policy e de politics – do processo de elaboração de políticas públicas.”. De que maneira você entende essa frase? O que você entende por policy? O que você entende por “politics”?

Acredito que a frase sugere que o leitor venha a buscar uma melhor adequação na implementação de políticas públicas analisando os fatores referentes a "POLICY" e "POLITCS".As duas palavras querem dizer "política". "POLITICS" se refere à ciência que trata dos fenômenos relativos ao Estado. "POLICY", por outro lado, se refere à diretriz, aos princípios, à filosofia, à linha de ação, etc. implantada por qualquer tipo de organização, até mesmo o próprio governo.

2) Descreva, com suas palavras, a pergunta principal que moveu os autores a traduzir este livro para a língua portuguesa.

O que moveu os autores a traduzir o livro foi a necessidade de contribuir para gerar bases cognitivas para alavancar o processo em curso em nossa sociedade de construção de "estado necessário" assim como incorporar à atividade acadêmica de pesquisa e capacitação de recursos humanos o objetivo comum de confrontar um estado que possa alavancar o atendimento das demandas da maioria da população e projetar os países da América Latina numa rota que leve a estágios civilizatórios sempre superiores.

3) Você entendeu a ideia central expressa no penúltimo parágrafo da página 07, que fala sobre os custos de operação intrínsecos a qualquer tomada de decisão? Tente explicar essa ideia central com suas próprias palavras.

A ideia central que o parágrafo passa é que o estado não contempla os recursos (econômicos e políticos) como escassos, uma vez que, podem ser financiados com o aumento da divida imposta a população, no caso de recursos econômicos, e sufocar a oposição através de seu aparato repressivo.

4) Explique a maneira como você compreendeu a seguinte frase: “Democratização e redimensionamento do Estado, por sua vez, são tarefas interdependentes e complementares.” (Página 10).

Acredito que a frase destaca a necessidade de um estado menos intervencionista na economia, porém, atento a concentração de renda de modo que não venha a penalizar a população.

5) Porque a democracia é uma condição “apenas necessária” para construir um Estado que promova o bem-estar das maiorias?

Porque sem uma gestão pública que de fato venha a promover o bem estar da maioria, pode fazer com a sociedade questione a democracia como melhor meio para se chegar ao "estado necessário".

6) “Governar num ambiente de democracia e participação e, ao mesmo tempo, com enormes desigualdades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com