TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento O Surgimento dos Estados Nacionais Modernos e o Desenvolvimento

Por:   •  15/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

1 - "O surgimento dos Estados nacionais modernos e o desenvolvimento das sociedades industrializadas produziam assim, as sociedades disciplinárias". Segundo a autora, que tipo de ordem se instaura?

Uma nova ordem de poder, que relaciona poder e vida, expressa numa biopolítica da população.

2- Como a economia capitalista dentro das escolas?

        Dentro da escola, tratava-se de planejar intervenções que ajudassem a levar a bom termo a governamentalidade (Foucault 1979) das crianças, as quais pelo discurso pedagógico moderno, passavam a ser crianças -de- escola (Narodowsky 1994), em vez de apenas diferenciadas do indivíduos adultos.

3 - O que a autora está chamando de racionalidade e o que esta racionalidade tem a ver com o planejamento?  

        O que a autora está chamando de racionalidade é a organização racional. O planejamento configura-se como uma questão de métodos: sistemático, intencional e técnico.

4 - O que baliza as teorias críticas de currículo que Corazza destaca?

        É a discussão sobre saberes selecionados para ser oportunizados para que os estudantes aprendam, bem como as regras e os procedimentos pelos quais tais saberes são promovidos, e outros não (Cherryholmes 1993).

5 - Comente sobre o que você estudou.

        Com base na história genealógica da escolarização, a problemática do planejamento não é, em si mesma, a questão.  Problemática maior é, justamente, o aparecimento da escola de massa. A fim de exercer um novo poder disciplinar, a escola de massa apresentou como uma das instituições privilegiadas, ao lado da prisão, do manicômio, do quartel, da família conjugal burguesa. O movimento do planejamento é duplo: contribuir na administração das ações de indivíduos e populações e lucrar com isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com