TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Ensino Médio

Por:   •  14/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        PROJETO DE VIDA: QUAL SEU OBJETIVO?        4

2        INFOGRÁFICO        6

CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERÊNCIAS        8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem apresentar uma proposta de Projeto de Vida visando a orientação dos educandos a respeito de sua formação pessoal, onde eles colocarão suas metas e objetivos no papel para dar início a transformação de sua realidade. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (2018):

“Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.” (p. 9)

O Projeto de Vida incorpora as necessidades, os desejos, sonhos e assume papel fundamental para que o aluno desenvolva independência e, nesse momento, a escola será peça principal na orientação necessária, dando a direção e levando os alunos a refletirem sobre seus valores pessoais e suas escolhas. A Lei Federal 13.415, de 2017, prevê que:

“Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.” (BRASIL, 2017a, Art. 3., § 7º).

  1. PROJETO DE VIDA: QUAL SEU OBJETIVO?

Estabelecido pela Lei nº 13.415/2017, é um componente do Novo Ensino Médio, que estabelece as diretrizes em seu artigo 3º parágrafo 7º, que diz:

“Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.” (BRASIL, 2017a, Art. 3., § 7º).

Por meio de práticas e reflexões, pretende-se auxiliar o aluno a ser protagonista de sua vida e a ter autonomia em suas escolhas. O projeto de vida visa trabalhar o autoconhecimento e o desenvolvimento de suas habilidades pessoais e profissionais, permitindo ao educando refletir sua identidade e seu papel na sociedade. Segundo a Base Nacional Comum Curricular “(...)quanto mais o acesso e a permanência na escola tenham cenários desafiadores, tanto mais se fará necessário o convencimento da importância de que o projeto de vida se conecte e se integre aos itinerários formativos a serem escolhidos pelos estudantes.”

O interessante é contar com a participação do aluno desde o início da organização a fim de levá-lo a identificar seus interesses, conhecê-los e analisar os caminhos que podem seguir: esse não é um processo fácil, os jovens estão passando por várias mudanças em suas vidas e cada dia mais dúvidas surgem. Antes de mais nada, o aluno necessita saber quem ele realmente é e quais suas metas pessoais e profissionais. Entender suas responsabilidades e como eles podem transformar seus objetivos em realidade e no que a escola pode contribuir através de experiências que favoreçam sua integração na sociedade, mostrando a importância dos estudos para suas vidas. Nessa caminhada a interação do professor com os alunos torna-se essencial: o desenvolvimento do educando depende em partes da motivação, da atenção e da empatia que o professor tem para com ele, quando oferece o conteúdo de uma maneira que seja capaz de despertar o interesse desse aluno que, a partir do momento que se sente capacitado e motivado em sala para expor suas ideias, pois sabe que será acolhido e respeitado. Todos merecem uma escola que acolhe as diversidades e promove o respeito as pessoas e seus direitos. Com o Projeto de Vida, pretendemos que os alunos permaneçam na escola; e nesse momento, a motivação se torna essencial pois todo aluno possui conhecimentos, competências e habilidades que só precisam ser trabalhados da forma correta; outro ponto a destacar é que muitos tem que conciliar estudos com o trabalho e, em algum momento, se veem na posição de escolher em qual permanecerão; acabam por abandonar a escola pois precisam trabalhar. A partir de agora, o aluno será estimulado a continuar os estudos e descobrirá que com planejamento será possível trabalhar e estudar.

        Toda essa implementação do Projeto de Vida demanda planejamento pois é uma tarefa complexa e, neste aspecto, a formação docente se torna de grande importância, além da infraestrutura e outros aspectos que irão surgindo ao longo do caminho.

        Contamos com o auxílio das metodologias ativas nesse processo, o desenvolvimento do projeto ficará mais fácil.

Metodologias ativas são práticas em que o aluno se torna um agente ativo em sala de aula, um protagonista sendo o principal responsável pela sua aprendizagem, o que o torna mais comprometido, desenvolve sua autonomia e participa de forma independente e, também, tem maior facilidade ao trabalhar em equipe. Nesse contexto, será incluída a tecnologia educacional: a linguagem digital torna os alunos mais participativos e confiantes; permite que o aluno crie condições de se adaptar ao mundo que está em constante mudança e oportuniza maior capacidade de interação nas aulas, motivando a aprendizagem e, alguns impactos positivos em relação ao uso das tecnologias digitais nas aulas são: aprendizagem personalizada com facilidade no acompanhamento mais individual do aluno, o aprendizado torna-se mais dinâmico e auxilia os professores no planejamento das aulas que ficam mais práticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (289.9 Kb)   docx (151.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com