TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador

Por:   •  20/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Sequencial

Gestão de Recursos Humanos

Aline Cristina Ferreira Silva

Stefanie Aline Viana da Costa

Talita Lana do Carmo

Viviane Lúcia Da Silva

6 (Seis Sigmas)

São Paulo, 2018

6   Sigma

Os seis sigmas é um programa criado pela Motorola na década de 80, por um engenheiro chamado Bill Smith para detectar e eliminar qualquer tipo de erro encontrado em uma alguma conformidade de algum produto ou serviço prestado. Foi uma estratégia feita para melhorar ou promover mudanças nas organizações para a melhoria na satisfação dos clientes. E prioridade que obtenha os resultados de forma planejada e clara, e ter obtenção de aumento de lucro. Hoje em dia o método Seis Sigma é visto como uma pratica de melhoria de lucro de qualquer empresa, aumentar a participação de mercado e reduzir custos.

O Seis Sigma foi definido por Mikel Harry e Richard Schroeder como “uma estratégia inovadora (breakthrough Stratigu) para a melhoria da qualidade, redução de custos e melhoria da satisfação dos clientes). Outra conceituação apresentada por eles para o Seis Sigma diz “Um processo de negócio que permite que as empresas melhorem drasticamente suas atividades de forma a reduzir desperdícios ao mesmo tempo em que aumenta a satisfação dos clientes.”                

Objetivos do Programa (Seis Sigma)

  • Reduzir o desperdício;
  • Reduzir o número de defeitos, falhas e erros;
  • Reduzir a variabilidade dos processos;
  • Melhorar os produtos;
  • Diminuir o tempo de ciclo;
  • Otimizar os estoques;
  • Obter custos mais baixos;
  • Melhorar a quantidade;
  • Satisfazer os clientes;
  • Aumentar a lucratividade;

       

Na última década o Seis Sigma se tornou uma estratégia para a gestão da qualidade e melhoria continua. Esse termo traz benefícios significativos em termos de redução e desperdícios.

      A empresa que utilizar essa metodologia, a perspectiva é que alcance quase todos os elementos da Gestão pela qualidade total. Utilizar os seis sigmas é como reparar todos os erros que possam haver, pois 1 Sigma mostra que o processo pode haver mais defeitos do que bons resultados. Então atingir os 6 sigmas é como chegar o mais próximo da perfeição.

Para implantar os seis sigmas a empresa pode utilizar quatro abordagens:

*Métrica: Medir o desempenho e a variabilidade dos processos.

*Metodologia: associar um rigoroso enfoque estatístico a um arsenal de ferramentas para caracterizar as fontes da variabilidade e demonstrar como esse conhecimento pode ser utilizado para controlar e aperfeiçoar os resultados dos processos.

*Filosofia Operacional: Traduzir os objetivos globais da organização em metas de qualidade.

*Cultura: Estimular o trabalho em equipe, para que sejam atingidos os mais altos níveis de produtividade e eficácia.

  Uma implementação bem-sucedida dos seis sigmas associa conhecimentos estatísticos e técnicos a gestão de processos. Um dos pontos mais importantes para a implementação é a capacitação de especialistas.

Método DMAIC

    Essas técnicas surgiram muito antes da criação do programa Seis Sigma. Os Seis sigmas são técnicas que se encaixam perfeitamente em uma ou mais fases do método DMAIC.

D – Define (definir): Definir o escopo do projeto

*A equipe tem que definir o que é o projeto e o que se pretende como o resultado. Saber qual é o problema e como o cliente é afetado por ele. Definir com exatidão o escopo do projeto deixando bem claro o benefício que esperam.

M – Measure (Medir): Determinar indicadores apropriados para medir o projeto.

*Todos tem que estar cientes da importância da medição pois ela é o caminho para o sucesso. Os indicadores é que vão permitir mensurar qual é a real situação do problema antes e depois do projeto terminar. Os indicadores demonstram as melhorias implementadas nos processos.

A – Analyze (analisar): Determinar as causas de cada problema definido;

*Confirmar a validade de todos os indicadores levantados na fase anterior e usar esses dados para ratificar a fonte de atrasos, desperdícios e falta de qualidade. Nesta fase, também são verificados os padrões que serão seguidos na fase seguinte(melhoria). 

I – Improve (Melhorar): Propor, avaliar e implementar soluções para cada problema prioritário;

*Fazer as mudanças necessárias no processo, de maneira que este atenda aos objetivos previstos na primeira fase. Ao invés de modificar todas as atividades do processo-alvo, fazer o teste em um processo-piloto, no qual as oportunidades de melhoria poderão ser bem acompanhadas, evitando que haja qualquer desperdício se as propostas de mudança não atingirem seus objetivos.

C – Control (Controlar): Garantir a perpetuação das Mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com