TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador

Por:   •  6/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

PARTE A - INTRODUÇÃO

            Este projeto visa realizar uma análise entre os velhos e novos modelos de negócios na economia globalizada relacionada à gestão da sustentabilidade.  Será abordado o conceito “sustentável” no sentido mais amplo da palavra, a qual, do latim sustentare, significa sustentar, cuidar. Ou seja, será analisado sucinta de organizações modernas e tradicionais, com forte competição de mercado, trazendo seu diferencial de gestão.

         A referência serão os filmes propostos, casos de sucesso da área administrativa, artigos, documentos e eventos históricos.

         De acordo com Coral (2012) o modelo de sustentabilidade, se baseia nos fatores econômicos, sociais e ambientais. Com isso, é possível enxergar padrões que em conjunto auxiliam na aplicação deste conceito nas empresas, que buscam estratégias que aumentem seu valor agregado e sua consolidação no mercado.

PARTE B - DESENVOLVIMENTO

           De acordo com pesquisas, as empresas têm vantagens competitivas ao aderir às práticas sustentáveis e responsabilidade social, como ampliação dos gastos com eficiência nos custos, ampliação de recursos estratégicos e melhorias de processos, com a redução do desperdício, incentivos fiscais, etc (RICART et.al, 2005)

        Rever hábitos, estilo de vida e atitudes são essenciais não só a cada indivíduo, mas também para empresas, que devem se adequar a realidade e verificar alternativas que objetivem melhorar o ambiente em que estão inseridas. Um exemplo disso são os “marmiteiros de Harvard”, que pode ser considerado como um empreendimento arcaico, já que todo sistema de entrega de certa de 200.000 refeições mensais ocorre sem a necessidade de computadores e com falhas próximas a zero, porém sustentável econômico e ambientalmente. Também pode ser um exemplo a contratação de idosos por empresas que, em contra partida, recebem incentivos fiscais e, colaboram com o giro da economia.

            Empresas que aderem às práticas de sustentabilidade têm muito mais chance de alcançar um futuro com êxito, pois uma empresa que não pensa em sustentabilidade deixa de ser competitiva e inovadora (RICO, 2004).

PARTE C - CONCLUSÃO

         O séc. XX e XXI foi e é de intensa transformação social, política e tecnológica, essas extremamente mais rápidas que todos os séculos anteriores juntos. Essas transformações e avanços da sociedade estão modificando o modo de consumo, de gestão, do conviver e até mesmo o pensar das pessoas.

         As instituições compreendem cada vez mais a importância da soma do preservar com o crescer, a aplicação da sustentabilidade no negócio agrega valor ao produto e a empresa. O mais importante, é que o consumidor entende e quer isso, quer fazer parte. 

         A competição de mercado e a liberdade de escolha criam uma direção, um alvo de excelência que o bom gestor sabe que tem que alcançar se quiser o sucesso de sua organização. É imprescindível a adoção do tema tratado para a sobrevivência, saúde e ascensão de um negócio tradicional ou moderno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com