TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador

Por:   •  8/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO INTEGRADOR

Estruturação Financeira de Empresa Categorizada como MEI

Projeto Integrador do Curso de Graduação Tecnológica EaD em Gestão Financeira do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Professor Orientador:

São Paulo

2021

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................2

2. ASPECTOSINSTITUCIONAISDAEMPRESA……..…………………………....…….2

3. CONTEXTO DA SITUAÇÃO ANALISADA……………………………….……….…..4

4. SOLUÇÕES PROPOSTAS……………………………………………………….…….5

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS……………………………………………………….……5

6. REFERENCIAL…………………...…………………………………………….……….5

7. FORMATAÇÃO……………........……………………........………………..............…5

INTRODUÇÃO

Os números no Brasil mostram que muitas empresas não sobrevivem mais do que cinco anos. A taxa de mortalidade é maior no setor de microempreendedores individuais, segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

As finanças são um desafio para a maioria dos MEI. O gerenciamento das finanças pode não ser tão simples, pois envolve a necessidade de conhecer muito bem, o fluxo de caixa da empresa, desenvolver o hábito de anotar tudo que entra e que sai no dia a dia do negócio e, controlar todas as formas de pagamentos utilizadas. A falta de capital de giro é responsável por boa parte dos encerramentos de atividades das microempresas.

É preciso também, ter conhecimento de suas despesas e custos para definir adequadamente seus preços, observando os lucros e a concorrência.

O estudo apresentado tem por objetivo analisar e estruturar as finanças de uma empresa categorizada como MEI, analisando seu fluxo de caixa, determinando o capital de giro necessário para o negócio e, identificando seus custos e despesas.

Com esse estudo, espera-se permitir uma melhor gestão da empresa, contribuindo para sua sobrevivência, mas mais do que isso, contribuindo para seu crescimento.

1. ASPECTOS INSTITUCIONAIS DA EMPRESA

@ Distribuidora de Água é uma empresa privada, categorizada como MEI.

Compõe o quadro da empresa, seu proprietário e, atualmente, um colaborador encarregado de ajudar nas entregas e organizar o estoque.

Não há site disponível.

A empresa @ Distribuidora de Água comercializa água engarrafada em galões plásticos de 20L, além de acessórios para uso nos vasilhames, como bombas e suportes. Atua na zona sul da cidade de São Paulo, mais especificamente, no bairro Parque Santo Antônio e região.

O início das atividades da empresa ocorreu em junho de 2018, por iniciativa de seu proprietário, quando investiu um capital de R$ 700,00, adquirindo 30 galões de água de 20L e material para divulgação. A empresa foi estruturada na residência do proprietário, usando a garagem da residência como depósito. Começou com a divulgação porta a porta no bairro e realizando entregas utilizando o veículo particular do proprietário. Atualmente conta com aproximadamente 180 galões de 20L, acomodados sobre paletes de plástico para evitar o contato com o piso, e uma motocicleta utilizada para entregas. Futuramente, pretende adquirir outra motocicleta, oferecer novos produtos como gás de cozinha e, alugar um imóvel maior para a continuidade do negócio.

Missão: Proporcionar aos clientes um produto de qualidade, atendimento diferenciado e entrega rápida.

Visão: Ser a distribuidora referência em sua região, reconhecida por seu relacionamento com o cliente e, pela qualidade de seus produtos.

Valores: Comprometimento, honestidade e foco nas necessidades dos clientes.

Trabalha com dois fornecedores, Fonte Eliane para os galões e água e, para os acessórios, a empresa Splash Filtros.

Atende clientes pessoa física (principalmente) e pessoa jurídica (pequenos comércios) no bairro Parque Santo Antônio. Atua em um raio de até 5km, atendendo bairros vizinhos também.

Oferece aos clientes, como principal produto, água mineral engarrafada em galões de 20L. Comercializa também acessórios como, suportes para galão e, bomba para uso em galões que não serão utilizados em bebedouros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com