TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador

Por:   •  3/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

A classificação de cada tipo de pesquisa é um ponto importante a ser definido para iniciar um trabalho. Dentre os vários tipos de pesquisa existe os três seguintes grupos: pesquisa exploratória, a descritiva e a explicativa com base em objetivos gerais. A aproximação do pesquisador com a problemática a ser estudada é a definição da pesquisa exploratória. Enquanto que na pesquisa descritiva o objetivo é apenas registrar o fato. Fechando o grupo, temos a pesquisa explicativa que é uma explanação do “porquê das coisas e suas causas”.

Quando a pesquisa é baseada em procedimentos técnicos, os tipos mais utilizados classificam-se em: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa experimental. Apesar de existirem outros tipos dentro dessa classificação, como por exemplo a pesquisa ex-post fator, o levantamento e o estudo de caso, não são tão relevantes quanto as citadas neste parágrafo. Iremos discorrer mais detalhadamente sobre cada tipo a seguir.

A pesquisa bibliográfica é a mais utilizada entre os três tipos, pois o material usado na sua produção já é disponibilizado pronto. Encontramos o material para essa pesquisa em livros e artigos científicos. Devido ao fato do material já estar elaborado, é fácil dizer que praticamente todas as pesquisas fazem uso de fonte bibliográfica em sua composição.

Na pesquisa documental existem dois tipos de documentos, os de primeira mão que são aqueles que não receberam um tratamento aprofundado em sua estrutura. E o segundo tipo que são os de segunda mão, nesse caso os documentos recebem um tratamento analítico. A grande semelhança com a pesquisa bibliográfica pode ser diferenciada apenas em sua natureza de fontes de pesquisa, na bibliográfica usamos livros, dicionários, revistas, monografias entre outras fontes. E na descritiva são utilizados cartas, diários, fotografias e relatórios de pesquisa como fontes documentais.

Por último temos a pesquisa experimental, sua definição é exatamente o que diz o seu título é um experimento. As entidades físicas fazem uso desse objeto de estudo, mas também podem ser usadas pelas ciências sociais. Com isso finalizamos os principais e mais usados tipos de pesquisa.

Após conhecer os diversos formatos de pesquisa é chegado o momento de passar para o papel o nosso trabalho. Partindo deste princípio surge a necessidade de conhecer a produção científico-acadêmico. Essa produção também é chamada de trabalho científico, visto que o seu resultado deriva do tipo de pesquisa realizada.

Fazendo um breve resumo sobre cada tipo de produção científico-acadêmico, apresentamos o fichamento que é a transcrição de trechos relevantes do texto. Em seguida exibimos o resumo, é uma redução das ideias primárias do texto. O conceito da resenha é o mesmo do resumo com o detalhe que no resumo o aluno precisa ser impessoal enquanto que na resenha há a necessidade do acréscimo de uma crítica pessoal do aluno ao texto produzido. E por fim, tempos o esquema que é uma demonstração visual do trabalho. Neste parágrafo dispomos as produções que abrange preliminarmente os trabalhos científico-acadêmicos.

De cunho mais complexos temos os artigos científicos, a monografia e o trabalho de conclusão de curso ou TCC. No artigo científico a ideia é apresentada e discutida com métodos e técnicas. A monografia e o TCC é definida nas palavras de Severino “trabalho que reduz sua abordagem em um único assunto”.

Como conhecimento teórico adquirido temos embasamento para a produção da resenha descritiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (29.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com