TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador

Por:   •  19/10/2023  •  Projeto de pesquisa  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Projeto Integrador 1 – Etapa 1

Aluno: Ariane Neris Silva de Jesus

Pesquisa conceitual

Atividade

  1. Pesquise qual o papel e principais atribuições de cada subárea de RH citadas abaixo:

  • Recrutamento e Seleção
  • Saúde e Segurança de Trabalho
  • Treinamento e Desenvolvimento
  • Departamento Pessoal
  • Clima e Cultura Organizacional
  • Cargos e Salários
  • Diversidade e Inclusão
  • Comunicação Interna/Endomarketing

Orientações

Quando desenvolvemos um texto, estamos mostrando nossa voz, nossa autoria. É a nossa identidade que deve fazer parte dessa escrita. Por isso, ao desenvolver as atividades, pense nisso! Apresente suas ideias, seu ponto de vista, a sua voz. Queremos a sua reflexão em cada tema proposto. E sempre que apresentar a escrita de algum autor ou autora, mencione seu nome e a referência do texto.

Recrutamento e seleção

O processo de Recrutamento e Seleção de pessoas está presente em diferentes formas na sociedade desde os primórdios do capitalismo.

É uma avaliação que acontece através de entrevistas testes e competências.

Tem como objetivo atrair e contratar a pessoa certa para cada vaga.

Saúde e segurança do trabalho

São normas e procedimentos obrigatórios á empresas e funcionários para prevenir acidentes e doenças ocupacionais e proteger os colaboradores.

Essa subárea seleciona métodos para investigação de acidentes, analisa e determina causas de acidentes, elabora relatórios de acidentes de trabalho e propõe e verifica recomendações técnicas.

Treinamento e Desenvolvimento

É responsável por ajudar os funcionários a aprimorarem suas habilidades e competências com o intuito de desenvolverem melhor as tarefas e crescerem dentro da empresa.

Envolve identificar as necessidades de aprendizado de cada um, criar programas de capacitação, ministrar treinamentos e promover o crescimento profissional dos colaboradores.

Departamento Pessoal

É responsável pela gestão dos colaboradores em uma organização desde a contratação até questões relacionadas a salários, benefícios e leis trabalhistas.

É fundamental para manter o equilíbrio entre as necessidades da empresa e seus colaboradores.

Clima e Cultura Organizacional

Clima organizacional refere-se ao ambiente emocional em uma organização, influenciando o moral e o engajamento dos funcionários, podendo mudar rapidamente e é medido por meio de pesquisas.

A cultura organizacional são os valores e normas duradouros que moldam o comportamento e a identidade da organização ao longo do tempo. É mais resistente a mudanças e avaliado por meio de observações.

Cargos e Salários

É a parte do RH que fica responsável por definir os cargos para a contratação, também define os salários para que fique de acordo com os valores do mercado.

Diversidade e Inclusão

Enquanto a diversidade reforça a necessidade de aceitação do que é diferente, heterogêneo e diverso, a inclusão intensifica o reconhecimento do outro em convivência com essas diferenças, independentemente das crenças, culturas e costumes.

A diversidade e inclusão não são apenas questões morais, mais também estratégicas, impulsionando inovação, desempenho e a reputação das organizações.

Comunicação Interna/Endomarketing

É uma estratégia que visa melhorar o envolvimento dos funcionários, a cultura organizacional e, consequentemente, o desempenho e a reputação da empresa.

Diferente do marketing tradicional, cuja estratégia é atrair clientes, o endomarketing conquista o público interno.

Referências:  

Recrutamento e seleção

https://www.gupy.io/blog/recrutamento-e-selecao#:~:text=Recrutamento%20e%20Sele%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20uma,de%20compet%C3%AAncias%20e%20fit%20cultural.

Saúde e segurança de trabalho

treinamento e desenvolvimento

https://www.twygoead.com/site/blog/o-que-e-treinamento-e-desenvolvimento/#:~:text=O%20treinamento%20e%20desenvolvimento%20faz,dificilmente%20seria%20poss%C3%ADvel%20sem%20T%26D.

Departamento pessoal

https://www.gupy.io/blog/departamento-pessoal

clima e cultura organizacional

.

Cargos e salários

https://sociisrh.com.br/gestao-de-cargos-e-salarios/#:~:text=A%20gest%C3%A3o%20de%20cargos%20e%20sal%C3%A1rios%20%C3%A9%20justamente%20a%20parte,valores%20compat%C3%ADveis%20com%20o%20mercado.

Diversidade e inclusão

https://intelligenzait.com/diversidade-e-inclusao/#:~:text=Enquanto%20a%20diversidade%20refor%C3%A7a%20a,das%20cren%C3%A7as%2C%20culturas%20e%20costumes.

Comunicação Interna/Endomarketing

https://www.fsb.com.br/noticias/comunicacao-interna/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20Endomarketing%3F,endomarketing%20conquista%20o%20p%C3%BAblico%20interno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (205.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com