O Projeto Integrador
Por: cruzgustavoata • 17/9/2025 • Trabalho acadêmico • 2.632 Palavras (11 Páginas) • 13 Visualizações
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Dimas Eduardo Vitório
Willian Lopes da Cruz
Samuel Toffani dos Santos
Joice Cristina dos Santos Hansem Pereira
Leiza A.de Souza Nobre
Kenia Kathlyn Pedroso Novais
Éber Luiz Pereira dos Santos
Luis Gustavo Noce Cruz
Melhoria no Rendimento da Fermentação
(Contaminação do Processo Fermentativo)
Araçatuba-SP
Barbosa - SP
Penápolis -SP
Sud Mennucci - SP
2025
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Melhoria no Rendimento da Fermentação
(Contaminação do Processo Fermentativo)
Relatório Técnico-Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador III para o curso de Processos Gerenciais, Bacharel em Administração, Engenharia de Produção da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).
Araçatuba-SP
Barbosa - SP
Penápoli - SP
Sud Mennucci - SP
2025
VITÓRIO, Dimas Eduardo; NOBRE, Leiza A. de Souza; NOVAIS, Kenia Kathlin Pedroso; CRUZ, Willian Lopes da; SANTOS, Samuel Toffani dos; PEREIRA, Joice Cristina dos Santos Hansem; CRUZ, Luis Gustavo Noce; SANTOS, Éber Luiz Pereira dos. Título do trabalho: Melhoria no Rendimento da Fermentação (Contaminação do Processo Fermentativo). Relatório Técnico-Científico. Projeto Integrador III – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Isabela Mallis Martinho de Araujo. Polos: Barbosa, Sud Mennucci, Penápolis, 2025.
RESUMO
O objetivo desse projeto é analisar e propor melhorias no processo de fermentação de uma empresa do ramo sucroalcooleiro, que consiste na fase mais importante de produção do álcool e a levedura mais usada no Brasil para esse processo é a Saccharomyces cerevisiae, quando é realizada a fermentação do açúcar com o objetivo de conseguir a energia química necessária para a formação do etanol, que é um subproduto desse processo químico. Dessa forma, o objetivo é indicar possíveis propostas para a melhoria desse processo, principalmente no pH e a temperatura, para que dificultem ou impeçam o crescimento de bactérias.
PALAVRAS-CHAVE: Usina; Álcool; Contaminação; Fermentação; Melhoria, Rendimento.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
FIGURA 1– LEVEDURAS SACCHAROMYCES CEREVISIAE 14
FIGURA 2– LEVEDURAS CONTAMINADAS POR BACTERIAS 14
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 DESENVOLVIMENTO 7
2.1 Objetivos 7
2.2 Justificativa e delimitação do problema 7
2.3 Fundamentação teórica 8
2.4 Metodologia 8
2.5 Resultados preliminares: solução inicial 11
REFERÊNCIAS 13
ANEXOS 14
1 INTRODUÇÃO
O termo "usina de álcool" refere-se ao setor sucroalcooleiro, sendo responsável pela produção de açúcar, álcool e outros derivados da cana-de-açúcar, como o etanol. Este setor é fundamental na agroindústria brasileira, contribuindo para a produção de biocombustíveis e outros produtos. No Brasil, as primeiras experiências datadas do uso de etanol ou álcool combustível são de 1925, com a criação dos primeiros veículos movidos a essa tecnologia. Mas o etanol se destacou mesmo no Brasil na década de 1970, com o lançamento do Programa Nacional do Álcool (Proálcool). O etanol também teve um novo impulso na década de 2000, com a popularização dos motores flex-fuel, hoje o Brasil é classificado como a primeira economia sustentável com base em biocombustíveis do mundo, além de ser um líder da indústria de biocombustíveis, um modelo para outros países; e seu etanol de cana de açúcar é considerado o combustível alternativo mais bem sucedido até o momento.
A fermentação alcoólica é um processo bioquímico, onde leveduras do gênero Saccharomyces Cerevisiae, convertem açúcares fermentescíveis como glicose, frutose e sacarose em etanol e gás carbônico (CO2), e subprodutos como glicerol, ácidos orgânicos, biomassa e óleo fúsel. A fermentação é uma etapa essencial na produção de etanol, sendo diretamente influenciada por fatores como a qualidade do substrato, o manejo do processo e o controle microbiológico. Esse processo é amplamente utilizado na produção de etanol combustível, bebidas alcoólicas e outros produtos industriais.
Um dos principais desafios enfrentados na fermentação é a contaminação por microrganismos indesejáveis, que podem reduzir a eficiência da fermentação e comprometer a produtividade. Esses contaminantes competem com a levedura pelo substrato (glicose e frutose), além de reduzirem o rendimento de fermentação também geram subprodutos indesejáveis ao processo, que, pela sua dimensão, não é conduzida em condições ideais de assepsia, o que facilita a contaminação através de bactérias do gênero Lactobacillus e Bacillus, que são predominantes em bacilos gram-positivos não esporulantes. Os gêneros
...