TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador I

Por:   •  3/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.023 Palavras (13 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO- UNISA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS- EAD

PROJETO INTEGRADOR I
RESSOMA CONTÁBIL LTDA

Professor: Alexandre Fernando
Professor Tutor: Marcus Vinicius

São Paulo- SP
Novembro/2018


Larissa de Souza Cruz RA: 3432327

PROJETO INTEGRADOR I
PROJETO INTEGRADOR EM GESTÃO

Projeto Integrador I apresentado à disciplina de
Gestão de Recursos Humanos da Universidade
de Santo Amaro – UNISA – Sob a orientação do
Professor Alexandre Fernando

Dedicatória

Ao responsável da Ressoma Contábil Ltda, que me forneceu gentilmente informações e estudos da sua empresa.

Agradecimento

Primeiramente à Deus por todo discernimento que me deu para buscar todo conteúdo de desenvolvimento do trabalho.

Resumo

O trabalho ressalta a grande importância de planejamento, organização e controle de empresas diante de sua competitividade no mercado de trabalho.

  O Planejamento tem sido um fator chave para o sucesso empresarial, fazendo com que as empresas alcance com sucesso os seus determinados objetivos.

Baseado nisto realizei um estudo, no qual procurados correlacionar, e eliminar, as disciplinas especificas cursadas.

Utilizei das seguintes ferramentas para o estudo: pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo com informações obtidas por meio de entrevistas.

Com este projeto é possível concluir que conhecimentos adquiridos nas disciplinas cursadas são de imensa importância, contribuindo para o seguimento da organização, assim como a prática nos mostra erros e acertos destes conhecimentos aplicados.

Sumário

1. Introdução ............................................................................................................. 5
2. Histórico da Empresa............................................................................................. 5
3. Estrutura/Modelo Organizacional ......................................................................... 5
3.1 Fundamentos da Administração........................................................................... 6
3.2 Estrutura Contábil e de Custos............................................................................. 6
3.3 Planejamento Estratégico..................................................................................... 7
3.4 Estrutura Financeira............................................................................................. 7
3.5 Conduta Ética....................................................................................................... 8
3.6 Gestão de Pessoas................................................................................................ 9
4. Cronograma de Atividades................................................................................... 10
5. Conclusão............................................................................................................. 11
6. Referencias .......................................................................................................... 12

1. Introdução

Este trabalho mostra uma visão de modo  geral da empresa Ressoma Contábil Ltda. Sua estrutura organizacional: história da  empresa, produtos e serviços oferecidos, área de atuação e análise de seus fatores internos e externos.

2. 2. Histórico da empresa

A Ressoma Contábil pertence a um grupo que atua no mercado de contabilidade há 40 anos com objetivo de atender os profissionais empreendedores, que buscam atendimento diferenciado.

A empresa tem como objetivo oferecer variedades de serviços, onde trabalha com atendimento contábil no ramo de drogarias, farmácias, laboratórios, postos de medicamentos e a posterior todos os ramos.

A Ressoma Contábil acredita em fórmulas de união, ou seja, somas, somando técnicas, clientes, trabalhos e profissionais qualificados. Tudo em prol de um bem-estar único, obtendo um diferencial positivo para a empresa, superando as expectativas de seus colaboradores.

Focando em qualidade e excelência no atendimento. Suprindo as necessidades, proporcionando soluções e encantando seus clientes.

3. Estrutura/Modelo organizacional

Teoria

Modelo organizacional corresponde a uma determinada estrutura organizacional já consolidada. Esse modelo define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas; cada empresa adota o melhor modelo para a sua organização segundo suas estratégias. A estrutura da organização influencia diretamente o desempenho, a gestão e os resultados da empresa, e o modelo deve ser escolhido de forma a garantir a melhor eficiência possível da empresa.

 ´´ A estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando, ou seja uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem se subordina a quem.´´ Chiavenato, p.85

Fatores que determinam um modelo organizacional:

- especialização de trabalho
- departamentalização
- cadeia de comando
- amplitude de controle
- centralização e descentralização
- formalização

Pratica

A Ressoma Contábil é uma empresa de pequeno porte, então a mesma tem um publico muito seleto. O modelo organizacional deve ser bem planejado, sendo assim simples para se obter um bom grau de controle com autoridade centralizada.

3.1 Fundamentos da Administração

Teoria

Na Administração científica, a partir das recomendações de Taylor, uma série de técnicas se tornou universal, como a descrição de cargos, o planejamento de fluxos de trabalho, o controle sistemático de estoques. Atribuindo ênfase aos aspectos técnicos do trabalho.

Na Teoria Clássica Administrativa, Henry Fayol, engenheiro francês definiu atividade gerencial em termos das funções de planejamento, organização, comando, coordenação e controle e enunciou princípios para orientar a estruturação organizacional, como a amplitude de comando.

Na administração, como resultado se passa a considerar a empresa como um sistema aberto. O ambiente em que a empresa está inserida, provoca respostas dos sistemas organizacionais. É entendida como a capacidade de atender quantitativa e qualitativamente à determinada necessidade do ambiente.

Pratica

É através do seguimento dos fundamentos da administração que a Ressoma contábil se integra, a empresa possui todo conceito de planejamento, organização e controle. Fazendo com que os serviços sejam de excelente qualificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com