TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Multidisciplinar

Por:   •  6/12/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO ADMINISTRAÇÃO

Aline de Cassia Bezerra Nicochelli Barbosa

Deferson Cruz Lima

Fernanda de Figueiredo Madeira

Gabriele Pinheiro da Silva

Larissa da Silva Farias

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO

São Paulo - SP

2021


UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO ADMINISTRAÇÃO

Aline de Cassia Bezerra Nicochelli Barbosa

Deferson Cruz Lima

Fernanda de Figueiredo Madeira

Gabriele Pinheiro da Silva

Larissa da Silva Farias

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO

Trabalho apresentado ao Curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto multidisciplinar - ambiente competitivo - 2021, sob a orientação dos Professores Tutores Elcio, Gabrielle, Marcio, Pedro.

São Paulo – SP

2021


RESUMO

O presente trabalho tem como foco o estudo e análise do ambiente competitivo de uma organização fictícia que foi adaptada para uma situação real. Foram analisadas 4 tipos de cenários dessa empresa do ramo alimentício, Face Pizza, que utiliza de vários recursos com situações estratégicas para se manter competitiva em um mercado dinâmico e competitivo.

Palavras-chave: empresa, mercado, competitivo, estratégias.

 

        

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

ANÁLISE DO CENÁRIO 1.......................................................................................................6

ANÁLISE DO CENÁRIO 2.......................................................................................................7

ANÁLISE DO CENÁRIO 3.......................................................................................................8

ANÁLISE DO CENÁRIO 4.......................................................................................................9

ANÁLISE DE SWOOT............................................................................................................10

CONCLUSÃO        .....11

REFERÊNCIAS        

12

INTRODUÇÃO

Com tantas mudanças no mercado, concorrência e desenvolvimento do marketing, torna-se importante cada vez mais ter algum diferencial devido a grande concorrência. A organização fictícia que nos foi apresentada, no estudo de caso como uma pizzaria de bairro, Face Pizza, nos mostra a história de uma empresa para se manter no mercado de trabalho.

Segundo as 5 forças de Porter, quando algum pilar da uma empresa modificar, a empresa precisa reavaliar seu posicionamento estratégico diante do mercado. Foram nos apresentados cenários com dificuldades, oportunidades e evolução. O cenários foram analisados e observamos situações estratégicas para a empresa na relação com o mercado compreendendo a dinâmica competitiva.

A empresa Face Pizza nos trouxe a análise dos seus cenários, iniciando com   a   ideia   do   Sr.   George de   se   tornar empreendedor, abrindo seu próprio negócio. Após um tempo surgiram concorrentes, com preços competitivos e variedades de sabores. Sua clientela começou a diminuir e assim se inicia a preocupação em diminuir custos para melhorar sua margem mantendo a qualidade. Então, ele começou   a   negociar   com   seus fornecedores para redução de custo nos ingredientes das pizzas, reformulando sua pizzaria, treinando seus funcionários para reduzir custos com o desperdício e aperfeiçoamento de atendimento. Por fim, com um planejamento estratégico, investiu em fazer pizzas de massa fina e crocante e ambiente agradável, se sobressaindo aos concorrentes.

Análise do Cenário 1

Nos foi apresentado um cenário inicial com a idéia do Sr George de se tornar um empreendedor pois fazia pizzas caseiras sempre elogiadas por todos que frequentavam sua casa, com uma fama reconhecida até por seus vizinhos. Isso foi despertando o interesse em abrir o próprio negócio. Inicialmente não havia concorrentes na região, a pizzaria mais próxima ficava cerca de 20km. Como havia pouca concorrência, a pizzaria tinha sua principal preocupação oferecer pizzas com a mesma qualidade da pizza feita em casa. O Sr. George já tinha seu valor fixo pois sua fama era que não havia pizza igual no bairro.

O que a empresa significa para o cliente?

Antes de empreender e abrir a pizzaria, Sr. George já era muito elogiado por suas deliciosas pizzas caseiras. Após abrir a Pizzaria, se tornou um estabelecimento único, com qualidade e bom produto.

O que a empresa oferecia como atrativo principal?

Deliciosas pizzas caseiras, reconhecida por todos que frequentavam sua casa.

Qual a vantagem competitiva?

A vantagem era não haver concorrentes no mesmo bairro pois assim o Sr. George   colocava   preços   fixos sem preocupações pois era reconhecido pela qualidade do produto.

Análise do Cenário 2

Começaram a aparecer os concorrentes. A primeira concorrente busca no preço seu diferencial, oferecendo pizzas mais baratas. A segunda um cardápio bem variado com pizzas salgadas e doces com um valor intermediário. O senhor Jorge vê sua clientela diminuir e busca como estratégia reposicionar seu preço. Mesmo com essa estratégia não conseguiu resgatar seus clientes e seus concorrentes continuavam a crescer. O Sr. George não conseguiria acompanhar seu concorrente de valor mais baixo sem ficar no vermelho pois sua despesa era maior que a receita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (158.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com