TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Multidisciplinar Ambiente Empresarial

Por:   •  19/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  2.555 Palavras (11 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO

Josielen Cristine Gonçalves Hoppe, 26474743

Letícia Sousa Borges, 26147645

Marcelo Otílio Pereira, 27391949

Marcielle Ferreira Lopes, 25783815

Maurílio do Nascimento Silva, 26846012

 Victor Hugo dos Reis Silva, 26168341

Zenilda Carvalho Aleluia Moreira, 27181138

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL

SÃO PAULO - SP

2022

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO

Josielen Cristine Gonçalves Hoppe, 26474743

Letícia Sousa Borges, 26147645

Marcelo Otílio Pereira, 27391949

Marcielle Ferreira Lopes, 25783815

Maurílio do Nascimento Silva, 26846012

 Vitor Hugo dos Reis Silva, 26168341

Zenilda Carvalho Aleluia Moreira, 27181138

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL

Trabalho de Projeto, apresentado ao curso de Administração de Empresas, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto multidisciplinar – Ambiente Empresarial – 2022, sob a orientação dos Professores tutores Ednar Rafaela Mieko Shimohigashi e Márcio Francisco.

SÃO PAULO – SP

2022

RESUMO

O presente trabalho discorre sobre a felicidade, a felicidade no ambiente de trabalho e a Felicidade Interna Bruta (FIB) individual. Para tanto, apresenta uma revisão bibliográfica sobre os temas citados. Apresenta ainda as planilhas de cálculo da Felicidade Interna Bruta (FIB) individual de cada um dos autores do presente texto e os gráficos gerados no processo. O presente texto apresenta ainda uma breve reflexão sobre os resultados individuais de cada membro do grupo. Traz também reflexões particulares dos autores acerca do tema em análise.

Palavras chave: 1. Felicidade. 2. Felicidade no trabalho.  3. Bem estar subjetivo.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        FELICIDADE        6

2.1.        FELICIDADE NO MERCADO DE TRABALHO        7

3.        FIB - INDIVIDUAL        8

4.        CONCLUSÃO        24

REFERÊNCIAS        25


  1. INTRODUÇÃO

A administração, enquanto ciência e prática, é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos (materiais, humanos, financeiros...) para atingir os objetivos organizacionais. Nesse sentido, Chiavenato (2009) afirma que administrar é “fazer com que os trabalhos sejam realizados da forma mais eficaz possível, fazendo uso de recursos e competências possíveis a fim de alcançar os objetivos da empresa ou organização.

O administrador possui, segundo Ferreira (2006), importância vital na gestão utilizada para alcançar os objetivos traçados dentro das organizações atuais. Fato é que no ambiente empresarial o administrador precisa do apoio e do suporte de pessoas por ele liderados. Liderar e motivar pessoas é um grande desafio para administradores atuais. Hoje, é cada vez mais importante conhecer as pessoas e entender aquilo que as motiva.

Nesse sentido, o presente texto objetiva apresentar uma discussão acerca dos temas felicidade, felicidade no trabalho e felicidade interna bruta individual. Para isso, será apresentada uma breve revisão bibliográfica sobre os temas em estudo. Cabe mencionar ainda que para o desenvolvimento deste artigo, utilizou-se como metodologia de pesquisa a planilha para o cálculo da felicidade interna brut individual, que foi preenchida por todos os autores deste estudo. A partir dela, foi possível desenvolver a nuvem de palavras e dela ilustrar a importância que os membros desse estudo dão à determinadas palavas e situações que julgam remeter ao tema felicidade.

  1. FELICIDADE

A Declaração de Independência dos EUA afirma que “todo homem tem o direito inalienável à vida, à liberdade e à busca da felicidade”. Esse é um exemplo que corrobora o argumento de que a felicidade é, para a sociedade atual, um valor inegociável, indiscutível e precioso.

A felicidade pode ser definida, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2004), como “1. qualidade ou estado de feliz, estado de uma consciência plenamente satisfeita, satisfação, contentamento, bem-estar; 2. boa fortuna, sorte; 3. bom êxito, acerto, sucesso”. No presente estudo, todas as definições apresentadas no verbete serão consideradas, mas a primeira será mais explorada.

O estudo da felicidade tem sido tratado no meio científico como o estudo do bem estar subjetivo. Nesse sentido, segundo Scorsolini-Comin e Santos (2010), a felicidade pode ser definida como a predominância da frequência de ocorrência de experiências emocionais positivas sobre as negativas.  

Feraz (2007) diz ainda que:

         “ diversos estados e experiências podem produzir felicidade. Alguns exemplos são: o amor, a alegria, a saúde, a saciedade, o prazer sexual, o contentamento, a segurança e a serenidade. Emoções como tristeza, medo, raiva e nojo, além de estados afetivos como ansiedade, angústia, dor e sofrimento, costumam diminuir a felicidade”.

Terra (2018) apresenta ainda mais duas definições relevantes. Inicialmente diz que a felicidade é um estado mental e, assim, manifesta-se conforme percebemos o mundo que nos rodeia e nós mesmos. A autora ainda afirma ser a felicidade uma “experiência de alegria, contentamento, ou bem-estar positivo, combinado a uma sensação de que a vida é boa, significativa e valiosa”. Para essa mesma autora, a felicidade também é “o reflexo espontâneo de sentimentos agradáveis e desagradáveis sobre a experiência imediata da pessoa”.

  1. FELICIDADE NO MERCADO DE TRABALHO

A felicidade e os meios e métodos para alcançá-la se tornam, hoje, tão importantes que existem pesquisas e trabalhos que estudam a felicidade no mercado de trabalho e as formas de alcançá-la. O conceito de felicidade é amplo e engloba a satisfação no trabalho (Fischer, 2010).

 A felicidade no trabalho torna-se estratégica para o futuro das organizações, tendo em vista que ela é um fator crítico de sucesso organizacional, sendo positiva para o indivíduo e também para a organização (Dutra, 2018). Além disso, a felicidade no trabalho pode constituir, segundo Rego (2006), uma vantagem competitiva para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (936.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com