TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Pessoal

Por:   •  9/12/2019  •  Monografia  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

No texto “Da discussão à visibilidade” – terceiro capítulo do livro Comunicação e Democracia: Problemas & perspectiva – Wilson Gomes discorre sobre a noção de esfera pública direcionando-se para a ideia de esfera pública midiática relacionada com a deliberação pública. Para isso, Gomes utiliza as obras do filósofo e sociólogo Jürgen Habermas como fio condutor de sua narrativa, descrevendo e comentando conceitos utilizados por Habermas em Direito e Democracia e Mudança Estrutural da Esfera Pública.

Já de início, o autor admite que, hoje, não existe um espaço de visibilidade e de debate que se iguale aos meios de comunicação de massa em níveis de importância e de disseminação e, por esse motivo, numa democracia as práticas políticas estão diretamente relacionadas a eles. Essa centralidade dos meios de comunicação na política contemporânea se comprova pelo entusiasmo com que os personagens políticos dedicam à gestão de sua imagem nos meios e, em um círculo vicioso, pela atenção dada pelo público.

Trazendo as noções de esfera pública descritas por Habermas em Direto e Democracia e Mudança Estrutural, Wilson Gomes destaca que elas convergem tratando-se de seus fundamentos: discursividade e discutibilidade, a publicidade como visibilidade e a publicidade como qualidade das razões, sendo que a discutibilidade e visibilidade são dados por ele como os princípios que geralmente são ligados às questões que envolvem a noção de esfera pública, existindo, entretanto, uma tensão entre elas que se resolve pela exclusão ou pela subordinação. Daqui em diante, essa tensão pode ser considerado o norte do texto de Gomes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (23.3 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com