TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Ecommerce no Brasil

Por:   •  12/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE CEUMA[pic 1]

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇAO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GUSTAVO DE ARAUJO SOUSA

E-COMMERCE NO BRASIL

São Luís - MA

2019

UNIVERSIDADE CEUMA[pic 2]

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇAO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GUSTAVO DE ARAUJO SOUSA

E-COMMERCE NO BRASIL

 

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Administração da Universidade Ceuma como requisito de nota parcial.

Orientadora: Fabiana Fournier.

São Luís - MA

2019

SUMÁRIO[pic 3]

1.PROBLEMA          3

2.HIPOTESES          3

3.OBJETIVOS          3

3.1.Objetivo Geral          3

3.2.Objetivos Específicos          3

4.JUSTIFICATIVA          4

5.REFERENCIAL TEÓRICO          4

6.METODOLOGIA          5

7.CRONOGRAMA          6

REFERÊNCIAS          7

1.PROBLEMA

E-commerce ou comercio eletrônico, tem se tornado um diferencial no mercado para alavancar o percentual de vendas das empesas da atualidade. Contudo, empresas até então enfrentam a dificuldade de aceitação da população, visto que muitos consumidores, tem receio de realizar compras em sites da internet, ou até então preferem o contato físico com o produto ou o auxílio de um vendedor especializado.

A logística de transporte deixa a desejar, quando se trata de e-commerce, tendo em vista vários relatos de consumidores que tiveram seus produtos extraviados, danificados ou até mesmo receberam o produto divergente do que foi comprado.

2.HIPOTESES

Através das tecnologias da atualidade, empresas tem a oportunidade de investimento de qualidade na logística de transporte do e-commerce. Um acompanhamento em tempo real do transporte do produto, a elaboração de um site com uma navegação mais ágil e fácil, proporcionaria ao consumidor mais confiança em utilizar essa ferramenta.

3.OBJETIVOS

 3.1.Objetivo Geral

Este projeto tem como objetivo comparar dados de uma empresa varejista de móveis anônima que apresenta um notório crescimento nas vendas pelo site comparado as vendas das lojas físicas.

3.2.Objetivos Específicos

Estabelecer o perfil dos consumidores que realizaram compras no site desta empresa.

Levantar as razões da escolha pelos quais os consumidores escolheram comprar no site da empresa.

Mensurar o grau de satisfação dos consumidores em relação a experiência que obtiveram durante o tramite de sua compra.

Delinear as dificuldades enfrentadas durante sua compra.

Verificar se os consumidores voltariam a realizar compras no site desta empresa.

4.JUSTIFICATIVA

A disseminação dos dispositivos moveis inteligentes e o maior acesso à internet são fatores que proporcionaram o crescimento do e-commerce no Brasil. Quando se fala de e-commerce, tem-se a cabeça imagens de tecnologia, atualidade. Uma ferramenta que proporciona comodidade ao consumidor, nos dias atuais muitos consumidores evitam de sair do conforto de sua residência, para ir até uma loja física comprar determinado produto, além de que, ter uma loja completa na palma da mão, ou um filtro para localizar apenas o necessário, é muito mais prático. Almejando maiores lucros, rapidamente muitas empresas do comercio aderiram a essa modalidade de venda.

O número de pessoas que tem acesso internet é o fator principal para o crescimento do e-commerce, além de compor o nível em que a população brasileira está inserida na internet. Segundo o site e-commerce Brasil (2018), o comercio eletrônico terminou o ano de 2017 com um crescimento de 12% em relação a 2016, e um faturamento de R$ 47,7 bilhões, isso representa um aumento de 7,5% em relação a 2016. Segundo Limeira, (2003, p. 40) “na atualidade o comercio eletrônico na rede mundial de computadores vem apresentando taxas elevadas de crescimento”.

Desse modo se faz importante o presente projeto, pois visa apresentar dados que demonstram o crescimento do e-commerce no Brasil, visando maior investimento das empresas nesta modalidade de venda.

5.REFERENCIAL TEÓRICO

E-commerce, é a capacidade de comprar ou vender produtos e serviços utilizando a internet, cabível a todos os tipos de negociações ou transações que implique a transferência de informação através da internet. Engloba diferentes tipos de negócios, desde de sites de varejo designado aos consumidores, passando por comercio de bens e serviços entre organizações, até mesmo sites de leilões. E-commerce é um dos mais importantes fenômenos da internet em total crescimento na atualidade. Essa ferramenta permite aos consumidores realizar transações de bens e serviços eletronicamente (GALINARI, 2015).

Dentre os tipos de e-commerce temos o B2C (Business to Consumer) que acontece quando a transação e realizada entre uma empresa e o consumidor final, dispomos como exemplo de B2C milhares de sites na internet, como Americanas, Extra e Ponto Frio. B2B (Business to Busines) que acontece quando uma empresa realiza uma transação com outra empresa, no momento em que um consumidor realiza uma compra com uma empresa na internet, essa empresa adquire eletronicamente o frete, pois ela precisa realizar a entrega do produto, isso caracteriza um B2B. C2C (Consumer to Consumer) é quando o próprio consumidor anuncia a venda de um produto e realiza uma transação para outro consumidor, OLX e Mercado Livre são portais que possibilitam esse tipo de transação. C2A (Consumer to Administration) acontece quando um consumidor realiza uma transação com uma administração pública, quando um consumidor necessita de registrar um boletim de ocorrência, ele tem como opção realizar o processo online, através da delegacia virtual, isso caracteriza um serviço da administração pública para o consumidor, feito de forma eletrônica, configura-se um e-commerce do tipo C2A (SILVEIRA; OLIVEIRA; ALMÉRI, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com