TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Empreendedorismo

Por:   •  21/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.105 Palavras (9 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 9

Projeto de Empreendedorismo: Frandy – Amigos da Sustentabilidade

Aluízio Antônio da Silva Júnior

Bruno Guerreiro Ricardo Alexandre da Silva Gomes

Professor Orientador Igor Nobre Barreto; Professor Me. Renato José

RESUMO

Toneladas de alimentos são descartadas irregularmente no lixo somente aqui no Brasil, o que resulta em um problema financeiro para o país, mediante o custo para tratamento de solos com contaminação desses alimentos e também problema para a saúde, devido o aumento de lixo e contaminação das águas. Com isso, obteve-se a ideia da criação do Projeto Frandy, visando conscientizar a população para evitar tais danos ao meio ambiente e as pessoas. Onde esses alimentos que seriam descartados, serão utilizados para comercialização, com aproveitamento de 100% das frutas e hortaliças (incluindo cascas dos mesmos) para fazer sucos, sobremesas e doces, e ainda com a renda gerada desses alimentos, contratar jovens de áreas periféricas e carentes que buscam seu primeiro emprego no mercado de trabalho. Com essas ideias e planejamento acredita-se que este projeto além de conscientizar sobre os descartes, trará oportunidades para muitos jovens, devido pesquisas realizadas somente em mercados e feiras de São Paulo são descartados um total de 36 mil toneladas de alimentos por dia, ou seja, dá para ser feito parceria com esses estabelecimentos e assim adquirir os produtos que seriam descartados e gerar receitas, empregos e a conscientização ao não desperdício. Por fim, estima-se que a lucratividade será satisfatória, através das parcerias que fornecerão os produtos por um custo baixo e assim podendo vender por um preço acessível para quem for consumir visando à chamativa do produto e o tornando competitivo no mercado. Com os lucros, um projeto composto incialmente por um grupo de pessoas e suas parcerias, poderá se tornar uma macro empresa e assim expandir as vendas e contratar muitos jovens para iniciar sua carreira profissional.

Palavras-chave: Conscientização. Descarte. Renda. Emprego.

INTRODUÇÃO

O desperdício de alimentos é uma realidade muito triste, de acordo com o Instituto Akatu (2018) a cada ano, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados e isso representa mais de 30% de toda a população global de comida para o consumo humano. Visando estes dados e informações e pensando na gestão sustentável para todos, este projeto tem o intuito para conscientizar e assim gerar empregos e lucros para todos e ainda, melhorar o meio ambiente e qualidade de vida, evitando esses descartes que contaminam o solo, rios. Mostrando os impactos que estes descartes causam para o meio ambiente e para população, para assim conscientizar estabelecimentos e auxiliar eles para que através de parcerias eles possam gerar lucros e mostrar que não precisam desperdiçar estes alimentos. Este grupo já possui receitas para diversas opções de variedades de produtos para agradar o máximo de pessoas possíveis e conforme parceria irá disponibilizar panfletos nestes estabelecimentos e redes sociais para divulgações, também chat para sugestões a gosto do cliente, mantendo conforto e preferência para seus consumidores.

OBJETIVOS

Objetivo geral

Conscientizar estabelecimentos e a população para não desperdiçar alimentos, mostrar que invés de descartá-los podem gerar lucros e servir de consumo para a população através de nossas especialidades.

Objetivos específicos

Conforme lucros e parcerias, gerar oportunidade profissional, oferecendo vagas de empregos para jovens de áreas periféricas e carentes que nunca trabalharam e queiram começar sua carreira profissional, assim levando-os à experiência no currículo e até crescimento para os mesmos dentro desta empresa.

METODOLOGIA

Pesquisas de campo, para obtenção de índice de desperdícios de alimentos em Supermercados, Hipermercados, Hortifruti e feiras livres na região de são Paulo, com maior foco em frutas e hortaliças, por meio de sites confiáveis como IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Fundação Seade, Fundação de Economia e Estatística) Ministério da cidadania, Site sustentáveis e FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Consultoria dos benefícios de alimentos orgânicos e consumo de cascas de frutas e hortaliças para o ser humano. Por meio de atendimento online de nutricionista e sites confiáveis como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Uol saúde e bem estar, viva mais alimentação saudável, Unimed Guarulhos consultoria online/ nutrição, Organis – Consumo de produtos orgânicos no Brasil.

Planejamento de logística para produção e entregas dos produtos e facilidade de compra de matéria prima, insumos e baseamento em traçar pontos estratégicos com índice de maior fluxo e circulação de pessoas nas redondezas da região escolhida. Com isso a Frandy se orientou em buscar estudos de índices e estimativas de localidades de maior concentração de empresas e comércios que costumam atrair maiores grupos de pessoas, usando como orientador mapeamento eletrônico como o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Revista Mundo Logística, ABRALOG (Associação Brasileira de Logística) e IBGE (Instituto brasileiro de Geografia e estatística).

Mapeamento geográfico com intuito de verificar quais regiões periféricas e áreas carentes de São Paulo vem sofrendo com o alto índice de desemprego nos dias atuais, para possibilitar uma redução dessa problematização com o andamento do projeto. Para isso, a Frandy utilizou pesquisas com base no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e Governo do estado de São Paulo.

Para chegar a um produto final teste a Frandy produziu algumas receitas com utilização de frutas e verduras sem descartar nada, dentre as receitas foram feitos geleias, beijinho, brigadeiro, sucos e cupcake; Foram utilizados abóbora, banana, laranja, maracujá e melancia algumas destas com alimentos orgânicos e outros não. Após o término das receitas foi constatado que a casca não interferia diretamente com o sabor final do alimento e que apenas o alimento orgânico trazia um aroma e sabor melhor do que o não orgânico. Para criar as receitas a Frandy sano duvidas com uma cozinheira profissional e utilizou de meios digitais como Youtube e Canal de receitas “Tudo Gostoso”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (311.4 Kb)   docx (163.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com