TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MODELO PROJETO DE PESQUISA ATIVIDADE METODOLOGIA

Por:   •  19/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAEMA – UNIFAEMA

ANA REGINA VIANA MARTINS

EDUARDO SANTOS

EVA MICHIKO

EVELYN COSTA

KARINA

MARCELA BEATRIZ

TAISLA SOUSA

CONSUMO DE ÁLCOOL NA GESTAÇÃO E CONSEQUÊNCIAS PARA O BEBÊ

ARIQUEMES

2022


ANA REGINA VIANA MARTINS

 EDUARDO SANTOS

 EVA MICHIKO

 EVELYN COSTA

 KARINA

MARCELA BEATRIZ

TAISLA SOUSA

CONSUMO DE ÁLCOOL NA GESTAÇÃO E CONSEQUÊNCIAS PARA O BEBÊ

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário FAEMA – UNIFAEMA, como requisito parcial do componente curricular de Metodologia Científica e da Pesquisa.

Profa. Orientadora.: Ma. Jessica de Sousa Vale

ARIQUEMES

2022

  1. INTRODUÇÃO

O álcool é um depressor do sistema nervoso central (SNC), podendo causar perda de equilíbrio, baixo reflexo, problemas de atenção, perda de memória, sonolência e podendo levar a óbito, o álcool aumenta a frequência dos batimentos cardíacos e pressão arterial.

Na Inglaterra século XIII, e em plena revolução industrial médicos alertaram sobre o consumo do Gin na gravidez e que tais crianças nasciam fracas e desatentas, todavia a sociedade não se atentou a esses alertas (RODRIGUES, 2014)

O consumo de álcool por gestantes pode causar lesões para o feto, desde distúrbios para o desenvolvimento ou anomalias congênitas, até mesmo a sua forma mais grave que é a síndrome alcoólica fetal (SAF). Mesmo a ingesta de álcool em pequenas doses pode acarretar gestação de risco, vindo a causar prematuridade, baixo peso e asfixia neonatal (AMORIM, 2018)

(RECUADO) Pesquisas na América do Norte e Europa indicam que a frequência de uso de bebidas alcoólicas durante a gravidez varia entre 8,5% e 47,3%, sendo essas taxas muito dependentes do instrumento utilizado para identificação do consumo alcoólico e do período da gravidez que foi investigado. No Brasil, estudos realizados com diferentes metodologias estimam a frequência de consumo de álcool em torno de 10 a 40% das gestantes (BAPITISTA, 2017)

Nesse processo, a enfermagem tem como atuação, identificar a conduta terapêutica, criar um protocolo de atendimento para as gestantes que consomem álcool, além de alertar as mesmas quanto a necessidade de se abster de álcool, já que não há dose considerada segura durante a gestação (NETO; SANTOS; ESTEVES, 2021)

Visto que, ainda é bastante desconhecido pela população comum as consequências do consumo de álcool na gestação é importante que sejam realizados e apresentados estudos que mostrem o quão nocivo o ato pode ser.

(colocar uma coisa boa)

2 PROBLEMA

Sabe-se que o consumo de álcool e gravidez são extremamente prejudiciais para o feto, porém algumas pessoas não tem consciência dessa realidade.

Quais as consequências do consumo de álcool na gestação?


3 HIPÓTESE

Acredita-se que o consumo de ácool na gestação traz várias consequências cienfificamente comprovadas ao longo dos anos, tais como: um distúrbio que afeta o desenvolvimento do feto a Sindrome alcoolica fetal (SAF), que teve seu primeiro caso registrado em 1968 por um grupo de investigadores franceses que publicaram um estudo feito sobre filhos de pais alcoolicos, onde foi descrito caracteristicas fisicas de filhos de mães alcoolicas(LEMOINE,1968).

4 OBJETIVO

Iniciar sempre com um verbo e copiar a sua pergunta para este tópico, podendo acrescentar uma teoria ou o local da sua pesquisa. 

 


5 METODOLOGIA

A metodologia serve para padronizar a pesquisa científica. Aqui você descreve todos os procedimentos utilizados para alcançar o seu objetivo. Qual o tipo de pesquisa utilizado, como irá realizar a pesquisa, quais dados irá coletar, como vai analisar esses dados. Revisão de Literatura será o tipo de pesquisa do projeto. Devem ser apresentados: tempo de pesquisa, datas e fontes das referências, critérios de inclusão e exclusão.

6 REVISÃO DA LITERATURA

EXEMPLOS DE SUBTÍTULOS

6.1 ASPECTOS HISTÓRICOS DA...

6.2 A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL...

O referencial teórico é a base conceitual do seu trabalho. Nele você deve compilar todos (ou diversos) autores que trabalhem com os assuntos correspondentes à resolução da sua pergunta de pesquisa. Ele é construído a partir do seu título. 

 

 

CITAÇÕES 

Existem dois tipos de citações e algumas regras para estas. São as citações diretas e as citações indiretas. 

 

Citações Diretas 

As citações diretas são utilizadas quando você traz para o trabalho partes idênticas a outro trabalho. Este tipo de citação estabelece regras para que você informe o autor que escreveu aquela parte do seu trabalho sem que isso seja considerado plágio. 

As citações diretas podem ser feitas de duas formas. Quando houver menos de 3 linhas, deve-se colocar o pedaço entre aspas e citar o autor da seguinte forma: 

 

“Nononono nono no nonononono no nonono nonon nononono.”. (SOLETRA, 2007, p. 57). 

Ou 

 

De acordo com Soletra (2007, p.57) “Nononono nono no nonononono no nonono nonon nononono.”  

 

Quando as citações diretas ultrapassarem as 3 linhas, deve-se utilizar a seguinte formatação para colocá-la em seu trabalho: 

 

Para o Autor (2008, p. 10): 

Recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do corpo do texto (recomenda-se fonte 10), espaço simples e sem aspas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (165.4 Kb)   docx (93.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com