TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Indispensabilidade da Disciplina Metodologia da Pesquisa Científica

Por:   •  9/6/2022  •  Resenha  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 3

A Indispensabilidade da Disciplina Metodologia da Pesquisa Científica

A princípio o Artigo trata-se da aversão dos alunos e até mesmo docentes na importância e necessidade da Metodologia da Pesquisa Científica, tanto no campo profissional, quanto na vida acadêmica, dessa maneira foi elaborado um questionário, tendo como resultado a magnitude do método e pesquisa com sua extensão a vida profissional, porém o ensinamento obtido deve ser colocado em prática, para consequentemente conseguir bons resultados.

O principal foco é destacar o valor que pode ser agregado ao aluno em decorrência do estudo da Metodologia da Pesquisa Científica, dessa forma oferecendo um trabalho eficaz e realizado de maneira mais segura, com clareza, objetividade e eficiência. Além disso o Artigo tem no total 13 páginas, também é dividido em quatro capítulos, duas seções e uma subseção, ainda conta com as referências e a amostra do apêndice A – Questionário, o mesmo foi desenvolvido pelas profissionais Ìris

Caldas Laranjeiras, Kátia Silene Lopes de Souza Albuquerque e Maria das Graças Moreno Soledade Fontes.

Na introdução é relatado a dificuldade das pessoas envolvidas com a matéria, em análise do tema foi colocado como interrogação, de que maneira poderia melhorar o desempenho dos estudantes e mostrar os benefícios que pode ser conquistados com método e pesquisa, desse modo foi aplicado o questionário para então comprovar que deve ser dado a devida importância ao assunto abordado.

Entretanto é preciso tirar a concepção negativa dos alunos em relação ao estudo da Metodologia de Pesquisa Científica. Sabendo que o avanço do conhecimento cientifico é essencial, então a responsabilidade do ensino da matéria é atribuída as instituições de ensino superior, mantendo dessa forma a disciplina ativa, os conteúdos tratados tem como objetivo, contribuir de forma segura o desenvolvimento do aluno na escrita técnico-cientifica e outros, mas para isso é preciso fazer com que o aluno tenha interesse pela matéria.

A estratégia pedagógica usada é que a partir do momento que o aluno perceba que copiar não lhe traz nada positivo, ele passará a buscar aprimoramento na pesquisa e no método. A pesquisa é uma técnica que motiva o aparecimento do saber, questionar, argumentar de forma natural. O uso do método favorece para o desenvolvimento daquilo que se almeja alcançar. Para que aconteça o desfecho dessa estratégia é necessário o reconhecimento que a matéria Metodologia da Pesquisa é o meio contribuinte.

Outro ponto importante é o mercado profissional, que está cada vez mais exigente e consequentemente busca por profissionais que estão aptos a soluções dos conflitos gerados, trazendo assim um motivo a mais pelo qual o ensino da Metodologia da Pesquisa se torna relevante, já que a mesma contribui para um melhor aperfeiçoamento profissional. O resultado do questionário reforça que o aluno deve aprender a disciplina e explorar seus benefícios, pois será crucial para se destacar. Chegando a conclusão que a Metodologia da Pesquisa Científica tem que ser introduzida de uma forma a qual seja inteiramente aproveitada, com a colaboração dos alunos para a desconstrução do olhar de matéria cansativa e desnecessária. Por isso o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com