TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Rascunho Na Administração

Por:   •  8/10/2021  •  Exam  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 2

rascunho

   Em relação à constituição de parcerias público-privado, terceiro setor e entidades, é o meio de solução para o equilíbrio de ambos lados, de empresas e governo que tiveram por muito tempo desequilíbrios sociais.

  Essa relação deve-se à forma que o setor privado desde seu início no capitalismo que visava a lucratividade dos meios de produção em corporações sem prover o desenvolvimento social dos cidadãos e ambiental. No Brasil rural na década de 30 foi o tempo em que a maioria dos agricultores e pessoas da zona rural emigraram e se concentravam em cidades e  após esse evento, as cidades cresceram de forma desordenada  provocando desequilíbrios ambientais e desigualdades sociais.

  Durante a chegada do marco do liberalismo econômico no Brasil nos anos 90, da autorregulação e que traria benefícios as pessoas contanto que eles se empenhassem ao sistema. No entanto, o capitalismo com um poder centrado voltado para geração de receitas que seriam pagas ao governo, e com isso, caberia ao governo assegurar à integridade mínima da pessoa humana, pois houveram diversas crises que não sustentava a tese que o neoliberalismo seria a chave para o ordenamento econômico. Em consequência desses problemas causados pelo liberalismo, um exemplo que se pode ser dado pela centralização dos mercados e retração econômica é a crise mundial dos anos 1920. Nessa época os grandes capitalistas eram vistos como vilões das desigualdades pelas populações.

  Hodiernamente, no Brasil, uma parcela do setor privado (o empresário) tem se conscientizado que responsabilidade social e socioambientais são necessários, pois os recursos naturais são escassos, logo, o modelo de negócio aplicado como sustentabilidade e responsabilidade social tem como objetivo o equilíbrio econômico e a qualidade de vida das pessoas, sem isso, seria difícil competir no mundo empresarial na qual a competitividade é muito exigida por consumidores que prezam pela situação socioambiental e por condutas éticas das empresas, pois as pessoas estão mais conectadas via internet, essa tecnologia impõe uma fiscalização e cobrança com mais responsabilidade na utilização dos recursos naturais e diminuição de impactos no meio ambiente. Mais ainda, um fator que vale ser destacado são as criações de certificados, como: ISSO 14.000/93; AA1.000/96; AS 8.000/97, entre outros, esses certificados são concedidos as empresas que tiverem atuações mais incisivas e boas práticas éticas. E, além da interlocução com a comunidade regional, o poder público deve interagir juntos ao setor privado para que se possa ser garantido um benefício social e ambiental duradouro.

Rodney.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (23.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com