TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Marketing

Por:   •  30/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 7

ADMINISTRAÇÃO DAS INFORMAÇÕES - Como os profissionais de marketing procuram entender o mercado e os consumidores. Um SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) consiste em pessoas, equipamentos e procedimentos para a coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias, precisas e atualizadas para os responsáveis pela tomada de decisões de marketing

AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO - O SIM atende administradores de marketing, de outros departamentos, fornecedores, revendedores, empresas de serviços de marketing. Equilibrar as informações que os usuários gostariam de ter com o que eles realmente necessitam e o que é viável oferecer. O valor da informação está ligado à sua utilização.

GERAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

DADOS INTERNOS: banco de dados. Ex: dados sobre vendas,estoque.

INTELIGÊNCIA DE MARKETING: coleta e análise sistemáticas de informações publicamente disponíveis sobre concorrentes e desenvolvimentos no mercado. Ex: monitorar vendas.

PESQUISA DE MARKETING: elaboração, coleta, análise e registros sistemáticos de dados. Ex: entender a satisfação do cliente.

PESQUISA DE MARKETING

1.DEFINIÇÃO DO PROBLEMA E DOS OBJETIVOS DA PESQUISA: Adm>qual informação é necessária; Pesquisador>como obtê-la.

•Pesquisa exploratória: coletar informações, definir o problema e a sugerir hipóteses.

•Pesquisa descritiva: descrever fatores.

•Pesquisa causal: testar hipóteses de causa e efeito.

2. DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE PESQUISA: quais informações e como coletá-las

Ex: características demográficas.

DADOS SECUNDÁRIOS X DADOS PRIMÁRIOS

COLETA DE DADOS PRIMÁRIOS: relevantes, precisos, atuais e imparciais

Exs:

Abordagens: Pesquisa exploratória.pesquisa descritiva. pesquisa causal

Métodos de contato: flexibilidade, quantidade de dados, controle da amostra, grupo foco Plano de amostragem: Quem deve ser entrevistado?Quantas pessoas devem ser entrevistadas?Como devem ser escolhidas?

Instrumentos de pesquisa: perguntas fechadas X abertas

3. IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE PESQUISA - Coletar, processar e analisar as informações 4. INTERPRETAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS - Descobertas importantes e úteis para a tomada de decisão

ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES - Ir além das médias e desvios-padrão das informações e responder a questões sobre mercados, atividades de marketing e resultados. GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM):gerenciamento de informações detalhadas sobre clientes.

DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES - Informações rotineiras e específicas.

PESQUISA DE MARKETING EM PEQUENAS EMPRESAS - Também precisam de informações: setores, concorrentes, clientes, mudanças nas necessidades e desejos dos consumidores.

PESQUISA DE MARKETING INTERNACIONAL - Igual a uma pesquisa nacional, mas com problemas mais diversos (mercados heterogêneos: desenvolvimento econômico, cultura).

POLÍTICA PÚBLICA E ÉTICA NA PESQUISA - Invasão de privacidade, Má utilização dos resultados da pesquisa.

MODELO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - As empresas procuram saber o que, onde, quanto, quando e POR QUE os consumidores compram.

CARACTERÍSTICAS QUE AFETAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - Fatores que influenciam o comportamento do consumidor.

 FATORES CULTURAIS

1. Cultura: valores, percepções, desejos e comportamentos da família e outras instituições.

2. Subcultura: grupos de pessoas que compartilham os mesmos sistemas de valor com base

em situações e experiências de vida em comum.

3. Classe social: divisões de uma sociedade relativamente permanentes e ordenadas cujos

membros compartilham valores, interesses e comportamentos similares.

FATORES SOCIAIS

1. Grupos: conjunto de pessoas que exercem influência direta sobre uma pessoa.

2. Família: uma das organizações de consumo mais importantes da sociedade.

3. Papéis e status: um papel consiste nas atividades que se espera que uma pessoa desempenhe de acordo com as outras ao seu redor. Cada papel carrega um status que reflete a estima que a sociedade lhe dispensa.

FATORES PESSOAIS

1. Idade e estágio no ciclo de vida: os gostos por bens e serviços são geralmente relacionados à idade. (Tradicionais: solteiros, casais com filhos/Alternativos: casais que não são casados, pessoas que se casam mais tarde, casais homossexuais, pais solteiros/estágios de vida: jovens – até 18; começando a vida – 18 a 35; construtores – 35 a 50; acumuladores – 50 a 60; preservadores – mais de 60)

2. Ocupação: afeta os bens e serviços que ela adquire

3. Situação financeira: fatores como renda, poupança e taxas de juros.

4. Estilo de vida: padrão de ação e interação com o mundo. (ATIVIDADES: trabalho, hobbies, compromissos sociais; INTERESSES: comida, moda, lazer; OPINIÕES: questões sociais; empresas)

5. Personalidade e autoimagem: PERSONALIDADE é o conjunto de características psicológicas que levam a reações relativamente coerentes e contínuas em relação ao ambiente (Personalidade da marca: 1.sinceridade, 2.empolgação, 3.competência, 4.sofisticação, 5.rusticidade). A AUTOIMAGEM é que as posses das pessoas contribuem para sua identidade e a refletem.

FATORES PSICOLÓGICOS

1. Motivação: um motivo é uma necessidade forte para fazer com que a pessoa busque satisfazê-la.(pesquisa motivacional: encontrar motivações escondidas).

2. Percepção: processo pelo qual uma pessoa seleciona, organiza e interpreta as informações para formar uma visão significativa do mundo.

3. Aprendizagem: mudanças no comportamento de uma pessoa surgidas graças à experiência.

4. Crenças e atitudes: pensamento descritivo que uma pessoa tem em relação a algo /compreende as avaliações, os sentimentos e as tendências relativamente coerentes de  uma pessoa quanto a um objeto ou uma ideia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com