TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Marketing

Por:   •  19/9/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo: capitulo 1

Os desafios da contemporaneidade, principalmente no que tange a primeira década do século XXI, onde pode-se observar um ambiente econômico cada vez mais inconstante e que requer diversas alternativas para a sobrevivência das empresas. Houveram diversas mudanças no padrão de consumo, surgindo novos paradigmas na busca pelos clientes, cada vez mais exigentes, o que requer um trabalho que agregue e alinhe os diversos setores das empresas. O papel do marketing é preponderante, tendo em vista que, se faz necessário detectar quais as necessidades e preferências dos clientes, e qual a melhor maneira de abordá-los, tendo uma importância vital para captação do lucro através da demando por bens e serviços. Uma boa campanha de marketing, dentro do planejamento estratégico de uma empresa é que define boa aceitação do produto, e através da lucratividade gerada pela venda do produto ou serviço, criando assim novos postos de trabalho, e podem reinvestir o financeiro em novas campanhas através da introdução de produtos inovadores e com boa aceitação do público, solidificando ainda mais a empresa no mercado.

As definições de marketing são muito amplas: ofertar ao cliente aquilo que se deseja através de um processo social, por meio da criação da oferta e da livre troca de produtos; a arte de vender produtos, do ponto de vista gerencial; suprir as necessidades gerando lucros, enfim muitas são as definições. Pode-se citar através da revolução industrial, que a demanda por bens e serviços aumentaram consideravelmente, uma linha de produção de determinado produto ofertava ao cliente um único modelo, à exemplo do Ford –T, com o passar do tempo, a globalização, sejam eles nos costumes ou na economia, e o advento de novas ferramentas tecnológicas como a TV que trouxe consigo uma nova maneira de difundir produtos de acordo com as preferências individuais dos clientes, com isso o marketing ganhou bastante  relevância dentro uma empresa, sendo responsável por captar quais as necessidades e como eles poderiam ser atendidas, para ofertar o melhor produto, gerando a satisfação do cliente, ampliando a margem de lucro das empresas.  

Os profissionais responsáveis pelo marketing de uma organização devem contar um amplo conhecimento e ser envolver em diversos setores que envolvem um produto e sua concepção ao mercado, são diversos tipos de produtos ofertados. Dentre as categorias abordadas os bens tangíveis são os que necessitam de um maior esforço nas campanhas de marketing, sejam eles alimentos, ou eletrodomésticos, carros, informática, são produtos que movimentam e sustentam a economia. Os serviços também apresentam –se com grande destaque no pilar da economia contemporânea, tais como cabeleireiro, programadores, consultores, locadoras de veículos, esteticistas, manutenção e reparo. Além da combinação de bens e serviços à exemplo de uma rede de Fast Food que oferta refeições, ou uma padaria que pode ofertar os produtos para entrega e consumo no próprio local.

Os profissionais do marketing também são responsáveis pela promoção de eventos, sejam eles artísticos, feiras, comemorações, eventos esportivos, através destes eventos muitas marcas de grandes patrocinadores são divulgadas, gerando uma grade influência no consumo através dos participantes e espectadores. Atletas, artistas, músicos buscam utilizar sua imagem para ofertar produtos e serviços e faz uso do marketing para tal, o marketing pessoal tem se tornado uma ferramenta cada vez mais utilizada, principalmente com a expansão das redes sociais.  Também pode-se citar serviços diferenciais que podem ser ofertadas aos clientes, proporcionando experiências reais, como o acesso a parques temáticos, treinamentos, acesso direto ao artista preferido, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com