TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo marketing

Por:   •  29/11/2015  •  Resenha  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO P1 MARKETING

Comportamento do consumidor: Estudos de como os indivíduos selecionam, compram, usam e descartam bens e serviços para satisfazer suas necessidades e desejos. É influenciado por fatores CULTURAIS, SOCIAIS E PESSOAIS.

Fatores culturais: A cultura é o principal determinante do comportamento de uma pessoa. Cada cultura é composta de subculturas que fornecem identificação e socialização mais específicos de seus membros. Outro fator importante é a divisão da população em classes sociais, pois mostra as preferências por produtos e marcas em diversas áreas.

Fatores sociais: 

Grupos de referência- influenciam diretamente ou indiretamente nas atitudes dos consumidores

Grupos de afinidade: primários= família e amigos e secundários= grupos religiosos

Grupos aspiracionais: Os quais se espera pertencer

Grupos dissociativos: Cujos valores e comportamentos são rejeitados

Família: Mais importante organização de compra de produtos de consumo na sociedade. As mulheres e crianças tem ganhado cada vez mais espaço nas decisões de compra da família. A televisão é uma das grandes causadoras desse movimento.

De orientação: Pais e irmãos.

De procriação: Cônjuge e os filhos.

Papéis e Status: O papel de uma pessoa em seus respectivos grupos consiste nas atividades que se espera que essa pessoa desempenhe e, cada papel implica um status.

Fatores pessoais: Idade e estágio no ciclo de vida; ocupação e circunstâncias econômicas; personalidade e autoimagem (utilizam marcas que sejam coerentes com essas características); estilo de vida e valores são moldados por fatores como restrição orçamentária (produtos baratos- walmart) ou restrição de tempo ( produtos processados).

Fatores Psicológicos: Divididos em 5 fatores:

Motivação: Uma necessidade passa a ser um motivo quando alcança um nível de intensidade suficiente para levar a pessoa a agir. A motivação possui tanto um direcionamento- selecionamos um objetivo em detrimento de outro- quanto uma intensidade- perseguimos um objetivo com mais ou menos vigor. Teorias de Freud, Maslow e Herzberg.

Freud – As forças psicológicas que formam o comportamento do indivíduo são basicamente inconscientes e que ninguém chega a entender por completo as próprias motivações.

Maslow – As necessidades humanas são dispostas em uma hierarquia, da mais urgente para a menos urgente (fisiológicas,segurança,sociais,estima e autorealização)

Hezberg— Desenvolveu a teoria de dois fatores, que dinstigue os insatisfatores e os satisfatores.  Sua teoria possui duas implicações, primeira a de que os vendedores devem fazer o possível para evitar os insatisfatores,e segundo, que o fabricante deve identificar os principais satisfatores ou motivadores de compra no mercado e fornecê-los.

Percepção: As pessoas podem ter diferentes percepções do mesmo objeto por causa de 3 processos:

Atenção seletiva: Filtra os estímulos para as necessidades dos indivíduos.

Distorção seletiva: tendência que temos de transformar a informação em significados pessoais e interpretá-la de modo que ela se adapte a nossos prejulgamentos. Com frequência, os consumidores vão distorcer informações para que se ajustem a crenças e expectativas prévias sobre determinada marca e produto. Exemplo: teste cego

Retenção seletiva: Somos propensos a nos lembrar dos pontos positivos mencionados a respeito de um produto de que gostamos e a nos esquecer dos pontos positivos a respeito de produtos concorrentes.

Percepção subliminar: Profissionais do marketing acreditam que as empresas embutem mensagens subliminares em peças publicitárias e embalagens.

Aprendizagem: Mudanças no comportamento decorrentes da experiência

Emoções: A reação do consumidor não é totalmente racional; pode, em grande parte, ser emocional e invocar diferentes tipos de sentimento.

Memória: Longo prazo e curto prazo.

Papéis de compra:

Iniciador-  A pessoa que sugere ou tem a ideia de comprar um produto ou serviço.

Influenciador- pessoa cujo ponto de vista ou conselho tem influência sobre a decisão a tomar.

Decisor- A pessoa que decide o que deve ser comprado, onde, quanto, como será feita a atividade de compra.

Comprador- A pessoa que realiza o ato da compra.

Usuário- A pessoa que consome ou usa o produto.

Processo de decisão de compra: Composto por 5 estágios.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

Reconhecimento do problema:  comprador reconhece uma necessidade desencadeada por estímulos internos (fome, sede, sexo) e externos (propaganda) o que desencadeia ideias sobre a possibilidade de uma compra.

Busca de informações: Consumidores costumam buscar um quantidade limitada de infos antes das compras.  As principais fontes de infos: Pessoais (família); Comerciais (propaganda); Públicas (comunicação de massa e Experimentais (manuseio do produto). A partir deles, os consumidores fazem diversas dinâmicas de busca (conhecimento do produto e seus concorrentes)

Atenção Elevada X Busca Ativa

Avaliação das alternativas:

Não existe um processo único. Produtos são vistos como agrupamentos de atributos com capacidade variada de determinar satisfação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com