TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Marketing FGV

Por:   •  12/11/2019  •  Resenha  •  2.928 Palavras (12 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 12

Marketing

Introdução ao Marketing

O processo de planejar e executar a concepção, o estabelecimento de preços, a promoção e a distribuição de ideias, produtos e serviços, a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. \ A tradução livre de Markiting pode ser “estudo de mercado”

Marketing não é sinônimo de vendas.

Os clientes buscam três coisas especificamente

  • Menor preço;
  • Qualidade efetiva ;
  • Bom atendimento,

Marketing segundo Kotler

Atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca, sendo a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. O marketing se baseia fortemente na adaptação e coordenação dos seguintes itens: Produtos ou serviços, preços, promoção e lugar. O papel do do profissional de marketing é portanto, perceber o que influencia o consumidor antes que o seu concorrente o faça.

Formado por um conjunto de estratégias, técnicas e práticas cujo objetivo principal é o de agregar valor a um produto ou serviço, o marketing atribui maior importância a um publico selecionado,aquele que é formado pelo alvo das suas ações: os consumidores.

Os meios de comunicação têm por finalidade a aproximação entre o produto/serviço e o cliente. Quanto mais rápida é feita essa aproximação, mais eficiente se torna o marketing. O grande diferencial que atribui qualidade ao resultado do marketing é o tempo que o consumidor leva para ter acesso à mídia e, consequentemente, mais rápidos devem ser os resultados das vendas.

Escopo do Marketing

É o conjunto de áreas diversas que possibilita ao marketing a idealização, adequação, produção, distribuição e efetivação da venda de um produto ou serviço.

        Produto, preço, praça e promoção; Comportamento do consumidor; compras; administração de vendas; gerência do produto e etc.

Composto de marketing ou marketing mix

Também conhecido como quatro Os é o grupo de variáveis controláveis a partir das quais o marketing pode tomar decisões com o objetivo de atingir o mercado

                Produto: É um bem produzido que pode ser oferecido a um mercado para ser apreciado ou consumido, de forma a satisfazer um desejo, uma necessidade ou uma demanda.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Os três pilares para vencer a dificuldade de vender serviços

Confiança/ Credibilidade/ qualidade

MARKETING NAS EMPRESAS

Cada empresa se estrutura sobre os alicerces de politicas e crenças que vão moldando a sua imagem no mercado.

O tecnologista de marketing, ou chief marketing technologist CMT, tem sido muito procurado por empresas que querem aumentar a sua vantagem competitiva sobre as concorrentes.

        O papel do marketing nas empresas

Atividade principal é manter a competitividade e longevidade das organizações, mantendo a visibilidade da empresa no mercado. Sendo o Marketing uma janela para mudanças, antecipando necessidades e mostrando caminhos a serem trilhados pela empresa para conseguir essa transformação.

        A imagem de uma empresa

É a soma das crenças,atitudes e impressões que uma pessoa ou grupo tem de um objeto, uma pessoa, lugar, uma marca, um produto ou uma empresa. É a forma como a empresa é percebida pelos seus clientes, fornecedores e todos os grupos interessados na marca.

        Evolução das ações de marketing nas empresas

        Orientação para a produção: inicialmente as empresas tinham sua atenção voltada         para a produção em larga escala, nessa época acreditava que o consumidor procurava produtos fáceis de serem encontrados e com baixo custo.

        Orientação para o produto: a qualidade e o desempenho acima da média são um grande diferencial na decisão de compra do consumidor.

        Orientação para vendas: As vendas se tornaram o foco dos esforços das empresas para escoar grande quantidade de produtos, sendo a preocupação principal como diminuir os estoques.

        Orientação para o cliente: O cliente passa a ser o foco de todas as inciativas da empresa, responsabilidade que se estende ao marketing cuja missão fundamental é a de desenvolver ferramentas que encante seu cliente.

        Orientação holística de marketing: tudo que compõe o escopo de marketing é igualmente importante.

AMBIENTES DE MARKETING

A empresa esta inserida em ambientes que também estão em constante transformação, apresentando mudanças que afetam as suas praticas. Desse modo é necessário antevir as mudanças e trabalhar com elas a favor da empresa.

        Microambiente – formado pela empresa propriamente dita, os seus fornecedores, intermediários, clientes, concorrentes e o publico em geral.

        Macroambiente -  Formado pelo ambiente demográfico, econômico, natural, tecnológico, politico e cultural.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

A sociedade atual é por excelência consumista, por outro lado, o cliente não é fiel, compara preços, benefícios e qualidade.

        Observação do cliente

        Quem é o cliente, quais as melhores formas de comunicação com esse cliente, quais estratégias favorecem o marketing de relacionamento, o que deve ser feito para fidelizar esse cliente?

        Comportamento do consumidor

Existe um padrão de consumo, ou seja um comportamento anterior à compra, durante e após a sua efetivação. “O comportamento do consumidor consiste no conjunto de atividades mentais que ocorrem no momento de percepção, seleção, compra e uso dos produtos e serviços.” Sendo influenciada pro quatro fatores: culturais, sociais, pessoais e psicológicos.

PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA

Uma necessidade é  start para um cliente perceba que precisa comprar, o marketing deve interferir nesse momento, fazendo com que o consumidor deseje o produto ou serviço, mantendo o relacionamento.

Piramide de Maslow

[pic 4]

Estágios da decisão de compra

Obedece a uma sequencia sendo ela:

  1. Reconhecimento da necessidade: que acontece com base em todas as características individuais que já discutimos, dessa forma busca pela solução dessa necessidade.

Estímulos internos correspondem a necessidades fisiológicas do individuo.

  1. Buscas de informações: decisão da compra pela busca de informação acerca do produto que se pretende adquirir.
  2. Avaliação de alternativas: Uma vez munido de informações, ele vai avaliar a compra que melhor satisfaça as suas necessidades.
  3. Compra: Depois das etapas anteriores o consumidor decidira pela compra do que melhor impressionou, após a decisão um esforço de atendimento deve ser realizado para garantir valor agregado naquele produto ou serviço.
  4. Pós compra: o trabalho do fabricante não encerra, sendo esse momento em que vamos receber o retorno de todo esforço, sendo sempre importante melhor a opinião do consumidor em cima da aquisição já realizada.

Segmentação

Segmentar é fracionar. Em marketing, a segmentação significa o fracionamento do mercado em grupos de indivíduos com características, necessidades e modos de atuação semelhantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (254 Kb)   docx (128 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com