TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Livro A Arte da Guerra

Por:   •  21/10/2019  •  Resenha  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 4

Sun Tzu foi um general, estrategista e filósofo chinês que viveu de 544 a 496 antes de cristo. No comando do exercito real de Wu, ficou conhecido por vencer inúmeras batalhas, derrotando exércitos inimigos e capturando seus comandantes, utilizando diversos ensinamentos do campo de batalha, onde mais tarde foram compilados em um livro, A arte da guerra, no qual ensina as diversas estratégias de combate e táticas de guerra. Alem da utilização no combate com o inimigo, esses ensinamentos podem ser aplicados a diversas áreas da vida, que tem como base o planejamento e liderança.

        O livro está dividido em treze capítulos onde cada um mostra os diferentes tipos de estratégias e situações de combate. Ao longo de cada capitulo, Sun Tzu leva o leitor a conhecer os diversos elementos necessários para uma estratégia vitoriosa de guerra. Segundo o autor, os conflitos devem ser analisados de forma racional, uma vez que, para ele, trata-se de uma característica inerente a espécie humana. Os ensinamentos contidos no livro geralmente são interpretados como um guia para a luta, demonstrando de forma clara os pontos que levam de fato um combate a ser vitorioso, simultaneamente, A Arte da Guerra também atenta para erros cometidos por alguns administradores, indicando formas de corrigir e evitar equívocos.

        O primeiro capítulo do livro começa abordando a importância de avaliar e planejar uma situação para que assim o líder possa prever o resultado do fato a qual ele planeja realizar. Para isso é necessário levar em conta e fazer a analise de cinco fatores constantes que definem a posição competitiva, são elas: em primeiro o moral, devendo haver harmonia entre o povo e seus lideres, em segundo o clima, que diz respeito às condições climáticas, em terceiro o terreno, que pode ser de fácil acesso como bem dificultoso, em quarto a liderança, que e influenciado pela qualidade do general e em quinto método e disciplina, que são as formas de organização da tropa e o respeito entre as hierarquias. Diante desses fatores e possível notar a importância da analise de cada um para que assim o líder tenha consciência das medidas que ele ira adotar em um desafio. Segundo TZU (2016, p14) “Esses cinco princípios devem estar sempre presentes na mente dos líderes: aqueles que os conhecem serão vitoriosos; os que os ignoram, definharão. ”

Seguindo a obra, no segundo capitulo o autor expressa que para se ter sucesso em uma disputa é necessário terminar o conflito de forma rápida, evitando o desgaste da tropa e dos equipamentos, além disso a força de um exército está não em seu tamanho e sim em sua união. Até esse ponto da leitura e possível notar que para se obter sucesso, seja em um conflito de guerra, ou no trabalho, é necessário que o líder tenha técnicas e uma visão crítica para encontrar a melhor forma de superar o problema enfrentado.

Em uma escala musical existem apenas cinco notas, entretanto suas combinações são inimagináveis. Não existem mais do que cinco cores primarias, mas nunca vimos todas as misturas. Também não existem mais do que cinco sabores, mas as combinações dão origem aos mais variados sabores do que se pode degustar. Um líder é como algum desses exemplos, onde, para se tornar um bom líder ele deve desenvolver algumas atribuições necessárias para saber lidar com as pessoas e as adversidades que podem ser enfrentadas enquanto estiver comandando. O autor John C Maxwell, em seu livro As 21 Irrefutáveis Leis da liderança, aponta que uma pessoa deve aprender e desenvolver vinte e uma leis para se tornar um líder eficaz para que seja capaz de trazer bons resultados. O militar no seu período de formação desenvolve diversos atributos da área efetiva, da resistência física a esforços intensos e prolongados e de habilidades técnico-profissionais. Aprende também a lidar com as pessoas e diversas táticas que devem ser passadas aos seus subordinados. Esses atributos são desenvolvidos dia após dia através de práticas e exercícios de liderança ao qual são submetidos para que assim se tornem um líder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com