TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEGREDO DE LUÍSA: Resumo do Primeiro Capítulo da Obra

Por:   •  19/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO ANA NERY[pic 1]

CURSO ESTETICA

JANIS ALVES FERNANDES

O SEGREDO DE LUÍSA: resumo do primeiro capítulo da obra

São Luís

2021[pic 2]

 JANIS ALVES FERNANDES        [pic 3]

O SEGREDO DE LUÍSA: resumo do primeiro capítulo da obra

Trata-se do resumo do livro o segredo de Luísa referente primeiro capítulo apresentado para constituir nota parcial da disciplina Administração em Estética, turma TES1V19CE do Curso de Estética da Instituição de Ensino Ana Neri.

Orientador: Prof. Larissa Araújo

São Luís

2021

A MOTIVAÇÃO E O PERFIL DO EMPREENDEDOR

DOLABELA, F. C. C. O Segredo de Luísa: Uma idéia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. São Paulo: Cultura, 1999.

A obra O segredo de Luísa de Fernando Dolabela possui como tema central a abordagem da necessidade de empreender e como é construído um empreendedor com potencial de sucesso, o livro aproveita para abordar, de forma didática, os principais conceitos teóricos, em verdade, o autor faz uma crítica a metodologia clássica que não é condizente com o cenário atual, fazendo uma preparação aversa à essa realidade, uma vez que ela é inexistente.

O primeiro capítulo se inicia com a possibilidade de Luíza, protagonista da obra, foi indicada para receber o título de Melhor Empreendedor Global do Estado de Minas Gerais e o autor retrata os sentimentos de seus pais diante da iminência do recebimento do prêmio, as possíveis consequências da concretização daquela conquista, sem deixar de fazer uma breve passagem pelo histórico familiar da protagonista.

Ato continuo, o autor conceitua dentro da doutrina clássica o que é o empreendedor e como ele é definido, inicialmente usa o conceito de Schumpeter (1934) que atrelava diretamente as diretrizes do mundo econômico e captação de oportunidade, porém delineia que a definição mais utilitária para ele é de Filion (1991) que parte de um pressuposto muito mais humanista e de crenças individuais.

O autor ressalta que com na maioria das vezes o empreendedor é atrelado ao universo das empresas, a doutrina majoritária utilizou desse parâmetro para conceituar. Diante desse cenário, o autor criou seu próprio conceito, levando em consideração outros paradigmas que ele entende necessário. “O conceito que proponho é: “O empreendedor é alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade” (p. 26).

Partindo dessa ótica o autor começa a presentar dados com base em pesquisas mundiais que alimentam que definem o empreendedor como produto do meio que vive, inclusive passível de variação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com